exames-de-catarata-em-bh

Exames de Catarata em BH

Agende aqui seus exames :

Fale Conosco pelo Whatsapp

 

Diagnóstico

O diagnóstico de Catarata só pode ser identificado por um médico oftalmologista especialista em cuidados nos olhos. Para chegar a este diagnóstico, o paciente deve passar por uma rotina de exames específicos.

É comum que se realize uma série de exames oftalmológicos antes que o médico consiga fazer um diagnóstico acurado e antes de procedimentos cirúrgicos. Mas é também importante ressaltar que estes exames só podem ser solicitados através de uma consulta com o seu oftalmologista em Belo Horizonte.

Atualmente, a Catarata já pode ser identificada por um exame de rotina chamado Biomicroscopia, conhecido também como Lâmpada de Fenda. O exame é útil para reconhecer a doença em seus estágios iniciais. Porém, para dar-se início ao tratamento, será necessário fazer um mapeamento completo da situação ocular do paciente, que também servirá de guia para procedimentos cirúrgicos futuros.

Veja abaixo qual é a rotina de exames preparatórios para a Cirurgia de Catarata a laser, que será utilizada para avaliar e definir a indicação e a programação para o melhor resultado cirúrgico são:

Mapeamento de retina: exame de análise clínica e detalhada da estrutura da retina;

Tonometria de Aplanação: é um exame que mede a pressão intra-ocular, fundamental também para o diagnóstico de Glaucoma;

OCT (Tomografia de Coerência Óptica) de Mácula: exame que faz análise minuciosa das estruturas de uma área específica da retina, chamada mácula. A mácula é a responsável pela distinção de detalhes, como leitura , cores , formas , nas imagens que são transmitidas ao nervo óptico;

Ultrassonografia ocular: exame oftalmológico utilizado para avaliar a anatomia do olho, especialmente quando o exame de fundo de olho é dificultado pela perda de transparência da córnea, do cristalino ou do vítreo;

Biometria por Interferometria Óptica com IOL Master: exame responsável por medir com precisão as estruturas dos olhos. É essencial para o médico identificar o melhor tipo de lente intraocular a ser aplicado, considerando as especificações dos olhos de cada paciente.

Topografia de córnea: exame que faz o estudo topográfico detalhado da superfície anterior do olho, permitindo a identificação de possíveis distorções da córnea, como aquelas que existem no Ceratocone e em cicatrizes corneanas, e a análise da regularidade e posição do Astigmatismo;

Tomografia de córnea com Pentacam®: O Pentacam® é um tomógrafo , que tem como principal função fazer o mapeamento completo da córnea, analisando sua curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e avaliação Paquimetrica.

Microscopia especular da córnea: exame que faz a análise da quantidade e morfologia das células do endotélio corneano, camada mais interna da córnea que ficará em contato direto com os instrumentos durante a cirurgia de catarata;

Paquimetria: mede a espessura do tecido corneano;

Teste de Sensibilidade ao Contraste: avaliação da sensibilidade ao contraste em diferentes frequências para avaliação funcional da visão .

Após a realização dos exames de vista, os resultados são confrontados entre si para para garantir o sucesso do procedimento. Somente com os resultados em mãos, o Médico Oftalmologista especializado em Catarata poderá definir a melhor estratégia de tratamento da doença, personalizando a Cirurgia de Catarata de acordo com as especificações dos olhos de cada paciente.

Nós do NEO Hospital de Olhos estamos ao seu lado neste momento, agende uma consulta com o oftalmologista em Belo Horizonte, e comece a tratar os problemas de visão de maneira adequada.

No Núcleo de Excelência em Oftalmologia você poderá realizar toda a rotina de Exames de Catarata em Belo Horizonte.

Agende já uma consulta preventiva com a equipe do nosso Hospital, especialistas em Catarata em Belo Horizonte, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata.

Se você quiser saber mais sobre a doença da Catarata, você pode baixar gratuitamente o nosso guia digital:

ebook-02-neo-email

Você tem dúvidas sobre os exames de Catarata em BH? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo.

71588

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support