Retinopatia Serosa Central

retinopatia-serosa-central-neo-belo-horizonte

Você está com a visão distorcida ou percebe algumas manchas acinzentadas? A visão está embaçada? Se você está apresentando esses sinais, o melhor a fazer é ir até um oftalmologista em Belo Horizonte e investigar o que pode estar causando esses problemas. Eles costumam estar relacionados a uma patologia conhecida por Retinopatia Serosa Central.

Quer saber mais sobre a doença? Então, encontre mais informações sobre o assunto logo abaixo. Ter mais conhecimento sobre o que está acontecendo com você é essencial.

O que é Retinopatia Serosa Central?

A Retinopatia Serosa Central, em algumas vezes chamada apenas de Serosa Central, é uma doença idiopática, ou seja, de causa desconhecida e tem como principal característica um vazamento focal vascular que ocorre por meio do epitélio pigmentar da retina.

Ainda não se sabe, de maneira exata, a causa da patologia, mas o uso de medicamentos à base de corticosteróides e níveis elevados de estresse são algumas das principais causas apontadas pelos especialistas. Ela é mais comum em homens com idades entre 20 e 40 anos, mas também pode atingir mulheres e diversas idades.

Como é o mecanismo da doença?

A presença da doença está intimamente relacionada à presença de altas taxas de cortisol na corrente sanguínea. O cortisol é um hormônio que é produzido pelo nosso corpo quando estamos estressados, quando temos gastrite pela presença do H. pilory ou então pelo uso de medicamentos com corticosteróides.

O cortisol faz com que ocorra uma maior permeabilidade de líquidos nos vasos sanguíneos o que, por sua vez, causa um tipo de “vazamento” de um líquido dentro da mácula, uma região muito importante da retina que nos permite centralizar os objetos e também vê-los de maneira mais nítida e com riqueza de detalhes.

Esse acúmulo de líquido provoca a formação de bolhas que, por sua vez, acaba desenvolvendo o descolamento da retina. Isso ocorre justamente na região central e, por isso, o nome da patologia é Retinopatia Serosa Central.

Como o diagnóstico é feito?

Se você está com alguns dos sinais mencionados no início desse texto, deve ir a um oftalmologista de confiança. Ele fará um exame que faz o mapeamento da retina, um exame que consegue analisar, de forma detalhada, o fundo do olho e também todas as estruturas ali presentes. Para a confirmação do diagnóstico, muitos especialistas usam a tomografia de coerência óptica.

Há também um outro exame que é muito utilizado: angiofluoresceinografia. Por meio dele é possível identificar quais são os pontos de vazamento presentes no olho. É um exame de extrema importância, pois, por meio dele, muitos profissionais traçam a conduta de tratamento.

Lembrando que, cerca de 33 a 50% dos casos se não foram devidamente tratados, podem desenvolver outros problemas como a perda de fotorreceptores e, inclusive à deficiência visual de maneira permanente, você deve estar se perguntando, retinopatia serosa central onde operar?

Como o tratamento é realizado?

A Retinopatia Serosa Central pode ser tratada com o uso de alguns medicamentos que podem ser de uso oral ou tópico, terapia fotodinâmica, fotocoagulação a laser, injeções anti-VEGF e, mais atualmente, estão utilizando também o laser micropulsado sublimiar.

Laser Padrão Micropulsado

O Angio OCT, ou Angiofluoresceinografia, é um exame de grande importância realizado em nosso centro oftalmológico em Belo Horizonte. Sua importância é primordial no estudo das doenças que atingem a retina, coróide e nervo óptico. Doenças como Retinopatia Diabética, Retinopatia Serosa, Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI), entre outras, são diagnosticadas através deste equipamento.

O mais importante nesse momento é buscar por ajuda de um especialista em retinopatia serosa central em Belo Horizonte. Não deixe para depois, pois algo que pode ser simples de resolver hoje, pode se tornar bem mais complexo com o passar dos dias e deteriorar ainda mais a saúde dos seus olhos, conte com o Núcleo de Excelência em Oftalmologia.

Você tem dúvidas sobre a Retinopatia Serosa? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445

889