Presbiopia – Erros Refrativos

A Presbiopia é a doença ocular conhecida como “Vista Cansada”, porque ela representa a perda da capacidade de focalizar as imagens de perto (40 centímetros).

É mais comum em pessoas que já tenham mais de 40 anos de idade, quando há alterações na consistência do cristalino e da capacidade muscular dos olhos.

Pacientes que apresentam diagnóstico de Presbiopia têm bastante dificuldade em executar tarefas diárias simples, como mexer no celular, ler jornal e até mesmo verificar a validade de um produto no supermercado.

O grau de evolução do grau corretivo da Presbiopia varia de acordo com cada pessoa e idade.

A qualidade de vida de um paciente com Presbiopia apresenta uma queda significativa, devido à baixa qualidade da visão, mas a visão pode ser corrigida.

Pode-se tratar a Presbiopia de duas maneiras:

  • Mono Visão: é uma técnica utilizada em alguns casos para restabelecer o ponto focal dos olhos. Neste procedimento, cada olho é reprogramado para enxergar a uma distância. Desta forma, o cérebro força apenas um olho de cada vez, reacomodando a visão geral. Tem bom índice de sucesso, mas nem todos os pacientes conseguem se adaptar a esta técnica;
  • Implante de lentes intra oculares: nos casos em que a queda da qualidade da visão é muito grande, o oftalmologista pode optar por fazer a troca do cristalino, já envelhecido e sem elasticidade, por uma lente artificial. Este procedimento recupera a visão do paciente.

olho-com-presbiopia

É importante ressaltar que o diagnóstico de Presbiopia só pode ser identificado por um médico oftalmologista, depois de se fazer uma rotina de exames refrativos. Se você está procurando por um médico oftalmologista especialista, ou uma clínica de olhos em Belo Horizonte, fale com o Atendimento do NEO e agende já uma consulta oftalmológica preventiva.


Você tem dúvidas sobre a Presbiopia? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo.