A Miopia, junto com o Astigmatismo, a Hipermetropia e a Presbiopia, faz parte do conjunto de doenças oculares não graves, que são também conhecidas como Erros Refrativos.
O nome Miopia deriva de duas palavras gregas: myo, que significa fechar, e óps, que significa “olho”. E a doença ganhou este nome porque a pessoa que é míope tem dificuldades em enxergar de longe; e, para tentar melhorar a visão de longe , cerra as pálpebras.
A visão prejudicada por está doença nos olhos pode ser secundária a curvatura acentuada da córnea, ou comprimento axial do olho maior do que o normal. Por conta disso, os raios luminosos filtrados pela córnea acham seu ponto de foco antes de chegarem à retina, como acontece no processo refrativo normal.
Uma curiosidade: a Miopia é o Erro Refrativo mais comum deles, já que cerca de 25% da população mundial apresenta esta enfermidade.
Não enxergar bem, para perto ou para longe, pode representar uma queda na qualidade de vida. Mas fique tranquilo, porque a Miopia pode ser tratada e a sua visão pode ser corrigida.
O aparecimento de Miopia após 60 anos de idade pode ser sintoma de catarata.
É importante ressaltar que o diagnóstico de Miopia só pode ser identificado por um médico oftalmologista, depois de se fazer uma rotina de exames refrativos. Se você está procurando por um médico oftalmologista especialista, ou uma clínica de olhos em Belo Horizonte, fale com o Atendimento do NEO e agende já uma consulta oftalmológica preventiva.