O Astigmatismo é uma alteração que acontece no processo da visão, e que prejudica a qualidade do que enxergamos. Essa distorção faz parte de um conjunto de doenças oculares não graves conhecidas como Erros Refrativos ou Vícios de Refração .
O processo da visão começa na córnea, lente transparente mais anterior dos olhos. Esta lente é responsável por filtrar e direcionar a luz que vem do ambiente exterior para a retina. Em um olho saudável, a córnea apresenta um formato arredondado, acompanhando a curvatura do globo ocular.
No olho astigmata, porém, a córnea é ovalada, o que faz com que os raios de luz cheguem até a retina em vários pontos simultâneos. Por isso, a visão do olho com Astigmatismo não vê nitidez de contraste entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas. O astigmata tende a confundir símbolos com formas parecidas, como o H, o M, o N, o 8 e o 0.
O Astigmatismo ainda tem sua causa desconhecida, mas, tal como acontece com os outros Erros Refrativos, pode estar associado a herança genética.
É também comum encontrar o Astigmatismo associado a outras anomalias visuais como a Miopia, a Hipermetropia ou a Presbiopia (vista cansada), provocando sintomas como fadiga ocular, dores de cabeça, ardor e vermelhidão dos olhos.

O Astigmatismo não é grave, e é possível fazer a correção e o tratamento da visão.
Se você leu este texto, e acha que pode ter Astigmatismo, é importante agendar uma consulta no Hospital de Olhos em Belo Horizonte, contamos com especialistas em Erros Refrativos. Fale já com o Atendimento do NEO e agende seus exames, cuide da saúde de seus olhos.