Buraco macular é uma patologia que compromete a Mácula, parte central da retina (fundo de olho) região onde a visão possui maior definição. E nessa área que a visão de detalhes como leitura, visão de cores, ocorre. Portanto, a maioria dos pacientes portadores de Buraco Macular queixa de visão central distorcida ou mancha central e visão periférica sem anormalidades. Fixando com o olho comprometido para o rosto de uma pessoa e tampando o outro, normalmente os pacientes queixam que o nariz, boca e olhos estão distorcidos, enquanto o restante permanece inalterado.
Existem algumas teorias para o aparecimento do buraco macular, dentre elas, forças tradicionais exercidas pelo gel vítreo e também forças tangenciais sobre a superfície retiniana e a mais aceita, mas ainda controverso. Os fatores de risco mais comuns são: idade acima de 60 anos, sexo feminino e alta miopia. Comprometem os dois olhos em 20% dos casos.
É mandatória na avaliação pré-operatória em nosso centro oftalmológico em BH, além do mapeamento de retina e a retinografia colorida, a realização da tomografia de coerência óptica (OCT) para classificação do buraco e estudo detalhado. O tamanho do buraco macular é o único fator pré-operatório que tem sido relacionado como fator de prognóstico de fechamento cirúrgico; o tempo de existência do buraco não é um fator determinante se o tamanho for favorável.
Embora o tempo de duração tenha influência no potencial de recuperação visual, a avaliação do EPR e das camadas externas retinianas, na região subfoveal com OCT-SD e autofluorescência podem ser mais efetivos, neste sentido preditivo da acuidade visual nos buracos de longa duração. Portanto, os melhores resultados cirúrgicos, tanto relacionados com o fechamento do buraco quanto a recuperação da acuidade visual acontecem nos buracos maculares pequenos e recentes.
A cirurgia realizada e a vitrectomia posterior via pars plana associado à remoção da membrana mais interna da retina da região macular, chamada Membrana Limitante Interna e ao final do procedimento implante de uma bolha de gás na cavidade vítrea para fazer o efeito tampão e de tensão superficial sobre o buraco.
A cirurgia, tem duração de 1 a 2 horas, a anestesia é local associada a sedação e o paciente é liberado ao final do dia. O curativo no olho operado permanece nas primeiras 24 horas, sendo depois retirado e iniciado o uso de colírios. Para que a bolha de gás exerça seu efeito tampão, é necessário que o paciente permaneça na posição que chamamos de “face down”, ou seja, olhando para baixo 6 horas por dia durante 6 dias. A visão permanece bastante embaçada nas primeiras semanas, até pior que antes da cirurgia devido a bolha de gás intraocular.
Em toda cirurgia de vitrectomia, os pacientes vão desenvolver catarata, principalmente os pacientes que são submetidos a implante de gás intraocular. Portanto, hoje quase de rotina, os cirurgiões realizam a retirada do cristalino antes ou durante o procedimento da vitrectomia.
Para saber mais sobre preço da cirurgia de vitrectomia em BH, e sobre planos de saúde, fale com uma de nossas atendentes e tire todas as suas dúvidas.
Você tem dúvidas sobre a doença Buraco Macular? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo.
71588