LASIK (Laser-assisted In Situ Keratomileusis):
Inicialmente é confeccionado um FLAP (camada) com um outro tipo da laser (Femtosegundo) ou uma lâmina (microcerátomo) na região mais superficial da córnea. Após levantado esse FLAP, o Excimer laser é aplicado em uma região mais profunda da córnea (estroma) para o tratamento (ablação) do “grau” do olho em questão, e então, após limpeza e irrigação exaustiva dessa interface tratada, o FLAP é reposicionado, sem necessidade de suturas.
A anestesia é tópica (colírio) e o procedimento é rápido e indolor. Apresenta um tempo de recuperação curto e geralmente sem desconforto, com rápida recuperação visual. Colírios de antibiótico, antiinflamatório e lubrificantes são utilizados no período pós-operatório;
Observação: o flap confeccionado com o laser de femtosegundo proporciona uma cirurgia ainda mais precisa e com menor riscos de complicações, se comparado ao flap realizado com o uso da lâmina do microcerátomo.
PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):
Nesta técnica, o epitélio da córnea (camada mais superficial) é retirado com o uso de uma espátula de córnea e/ou esponja de merocel, permitindo a exposição da área a ser tratada com o Excimer laser. Após a realização do laser, é aplicado por um curto período (em média 40 segundos), um produto quimioterápico tópico chamado Mitomicina, para prevenção da cicatrização excessiva da interface tratada. É feita uma limpeza exaustiva com irrigação da área tratada e uma lente de contato terapêutica sem grau (gelatinosa) é posicionada para auxílio no conforto pós-operatório.
A anestesia é tópica (colírio) e o procedimento é rápido e indolor. O tempo de recuperação é um pouco mais extenso que o LASIK, podendo gerar algum desconforto como lacrimejamento, sensação de areia, fotofobia e dor leve nos primeiros dias, até a cicatrização do epitélio corneano. A lente de contato terapêutica é retirada em média com 5-7 dias de pós-operatório e a visão pode flutuar um pouco mais (1-2 meses), se comparada com o LASIK.
Porém as atividades diárias, geralmente, podem ser retornadas após os primeiros 7-14 dias; Colírios de antibiótico, antiinflamatório e lubrificantes são utilizados no período pós-operatório. Analgésicos orais podem ser necessários;