O Anel de Ferrara, também chamado de Anel Corneano ou Anel Intraestromal, é uma pequena estrutura artificial que será implantada cirurgicamente dentro da córnea.
O Anel de Ferrara é formado por duas estruturas em forma de meio círculo, feitas de acrílico biocompatível (polimetil metacrilato). O Anel Corneano é implantado no Estroma, a camada média da córnea, fora do eixo visual do paciente, com o objetivo de melhorar a curvatura corneana.
A função deste implante Intraestromal é reforçar a estrutura do tecido da córnea, deixando-o mais aplainado e mais estável. O Anel de Ferrara regulariza e controla possíveis deformações da córnea que são prejudiciais à visão do paciente.
O Anel de Ferrara é implantado através de uma micro incisão na córnea, e cada seguimento é aplicado de um lado da projeção pupilar.
A grande vantagem do Anel Corneano é que ele pode ser trocado ou removido, a qualquer momento, sem qualquer prejuízo ou dano à córnea.
Mas é importante dizer que o Anel de Ferrara é um procedimento que tem como o objetivo conter a progressão do Ceratocone, evitando ao máximo o Transplante de Córnea. Esta não é uma técnica de correção refrativa – ou seja, o paciente ainda precisará usar óculos ou lentes de contato para melhorar a acuidade visual.