Cirurgia de Catarata

Saiba mais

Entenda como funciona a Cirurgia de Catarata

A catarata é uma doença ocular caracterizada pela visão embaçada e, muitas vezes, pelo cansaço visual. Ela ocorre devido à opacificação do cristalino, a lente natural do olho, localizada atrás da pupila.

O cristalino, normalmente transparente, é responsável por filtrar e direcionar a luz e as imagens para a retina, onde serão processadas.

Há muito tempo, a cirurgia de catarata deixou de ser indicada apenas quando a doença está “madura”. Hoje, recomenda-se sua realização ainda nos estágios iniciais, garantindo melhor qualidade de vida e segurança visual.

Quais os sintomas da Catarata?

Os primeiros sintomas da Catarata podem ser bem leves em seus estágios iniciais, o que pode passar despercebido pelo paciente em um primeiro momento, contudo, é importante iniciar os exames da catarata em nosso centro oftalmológico em Belo Horizonte.

Com a progressão, os sintomas mais comuns da Catarata são imagens embaçadas ou borradas, ofuscamento de luzes à noite, e perda de sensibilidade para identificar cores. É possível que haja uma leve melhora na visão para perto – e isto ocorre porque o cristalino sofre um pequeno aumento, deixando o paciente míope

Qual o Tratamento Indicado?

O único tratamento para Catarata é a própria cirurgia. Estudos recentes apontam que, todo ano, são relatados cerca de 2 milhões de novos casos de Catarata no Brasil. Aproximadamente 400 mil procedimentos de Cirurgia da Catarata são realizados anualmente.

O procedimento é bastante seguro, com taxa de sucesso acima de 95%. Agende um horário no Hospital de Olhos em BH para receber o tratamento de catarata correto para seus olhos.

Cirurgia de Catarata Comum

Cirurgia de Catarata a Laser

Cirurgia de Catarata Premium

Como é a Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte?

A Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte consiste na troca do cristalino opacificado por uma lente intraocular nova, que tem as mesmas funções do cristalino. Com isso, a visão do paciente é recuperada, aumentando significativamente a qualidade de vida.

Cirurgia de Catarata Comum

Para o procedimento da Cirurgia de Catarata Comum, o cirurgião oftalmologista em Belo Horizonte faz uma incisão de mais ou menos 3 milímetros na córnea, de forma manual e usando um bisturi.

Através desta incisão, o oftalmologista Dr. Rodrigo Versiani insere um instrumento, que emite vibrações ultrassônicas. Essas vibrações têm a função de dissolver as partes do tecido do cristalino que estejam opacificadas. A seguir, é feita a sucção do que foi dissolvido, com o uso de um aparelho chamado Facoemulsificador.

Depois da sucção da Catarata, a lente intraocular é implantada no lugar do cristalino, restabelecendo a visão do paciente.

Cirurgia de Catarata a Laser

As Cirurgias de Catarata a Laser seguem os mesmos princípios da Cirurgia de Catarata Comum. A diferença é que todo o procedimento é feito com a utilização de raios de laser, sem a necessidade de bisturi. É um processo multi instrumental, que faz uso de maquinários da mais alta tecnologia para a reversão da Catarata nos olhos.

O processo da Cirurgia a Laser começa quando o paciente, ainda em fase pré-operatória, faz um mapeamento completo e detalhado do olho a ser operado, em um aparelho chamado Estação Verion. Este equipamento faz imagens em alta resolução do olho do paciente, como se estivesse tirando uma impressão digital deste olho. O Estudo detalhado faz uma análise completa, principalmente da córnea, identificando seus relevos e espessura em pontos diversos. Com as informações obtidas por este mapa, o oftalmologista especialista em Catarata consegue determinar o melhor ponto de incisão na córnea, como será feita a quebra e retirada do cristalino danificado e qual será o melhor tipo e posicionamento de lente intraocular a ser implantada.

Por isso mesmo, o procedimento é conhecido como Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada – porque o estudo é feito de acordo com as características dos olhos de cada paciente, e sob medida para as necessidades de cada caso. Quando o procedimento começa, é utilizado um equipamento chamado LenSx. Este aparelho será o responsável por fazer uma pequena incisão na cápsula do cristalino, através de raio laser. Depois é realizado a quebra do cristalino, as incisões e incisões relaxantes da córnea se forem necessário .

A facoemulsificação (sucção) é feita por outro equipamento, chamado Centurion, que aspira o cristalino dissolvido. O Centurion também será usado no implante da lente intraocular. A Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada em nosso centro oftalmológico dura, em média, de 15 a 20 minutos. O paciente deve ficar em repouso em uma sala de pós-operatório por algumas horas, até ser liberado para ir para casa. É importante dizer que, para garantir o sucesso do procedimento, o oftalmologista especialista em cirurgias nos olhos, deve tratar cada olho de forma individual, considerando o estágio em que a doença se apresenta, histórico do paciente e as características especiais de cada caso. O vídeo a seguir mostra claramente a comparação entre a cirurgia de catarata a laser com o LenSx e a cirurgia de catarata tradicional:

“LEMBRANDO QUE A CIRURGIA DE CATARATA É REALIZADA EM UM OLHO DE CADA VEZ, INDEPENDENTE DE QUAL TÉCNICA SERÁ EMPREGADA EM CADA CASO.”

Cirurgia de Catarata Personalizada Premium

A Cirurgia de Catarata Personalizada Premium reúne a mais alta tecnologia disponível no mercado oftalmológico atualmente. Nós, do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, disponibilizamos esta inovação para os nossos pacientes.

A Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte com implante de lente intraocular promove não apenas a recuperação da visão prejudicada pela Catarata, mas também a correção de quaisquer Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, ou Presbiopia) presentes.

Quer saber o Valor da Cirurgia de Catarata a Laser? Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe:

Conheça os tipos de lentes intraoculares premium disponíveis nos tratamentos oculares oferecidos pelo nosso Hospital de Olhos:

Conheça nossas lentes premium!

Lentes Intraoculares

As Lentes Intraoculares Premium são lentes multifocais de alta tecnologia, que foram desenvolvidas para corrigir Erros Refrativos, como Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia.

As Lentes Intraoculares Premium têm função dupla: servem como substitutas para o cristalino que foi prejudicado pela Catarata, recuperando a visão do paciente; e servem também como lentes corretivas para quaisquer Erros Refrativos presentes antes da Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada.

Lentes Intraoculares Esféricas

As Lentes Intraoculares Esféricas são lentes rígidas produzidas no Brasil.

Por serem rígidas, elas não podem ser dobradas, e o implante destas lentes deve ser feito através de uma incisão um pouco maior na córnea – cerca de 8 milímetros. Devido ao tamanho da incisão, a córnea deverá ser suturada com 4 a 5 pontos com isso aumenta do os riscos .

A recuperação do implante das Lentes Intraoculares Esféricas é mais lenta.

Lentes Intraoculares Asféricas

As Lentes Intraoculares Asféricas são lentes flexíveis de produção internacional.

Por serem flexíveis, o implante dessas lentes pode ser feito através de uma incisão bem menor (cerca de 3 milímetros), dispensando a necessidade de pontos. Esta característica deixa o processo de recuperação deste implante bem mais rápido.

As Lentes Intraoculares Asféricas proporcionam uma melhora significativa na sensibilidade aos contrastes de cores e aumento da acuidade visual, aumentando a qualidade de vida do paciente.

Lentes Intraoculares Monofocais

As Lentes Intraoculares Monofocais são lentes que têm como função melhorar a acuidade visual de apenas uma distância ( para longe), através do direcionamento dos raios de luz para um ponto de foco único.

Por causa disso, para quem apresenta mais de um Erro Refrativo antes do procedimento da Cirurgia de Catarata, o uso de óculos ou lentes d

e contato ainda será necessário. É importante ressaltar que o potencial de visão do paciente depois da Cirurgia de Catarata a Laser melhora bastante em comparação com a visão antes do procedimento. O paciente enxergará melhor, com ou sem óculos, desde que não existam outras anomalias oculares simultâneas.

Lente Intraocular Monofocal Tórica

As Lentes Intraoculares Monofocais Tóricas fazem a correção dos Erros Refrativos chamados de “esférico” (Miopia ou Hipermetropia), também corrigem graus de Astigmatismo.

As Lentes Intraoculares Monofocais Tóricas são geralmente indicadas para os pacientes que apresentem Astigmatismo na fase pré-operatória da cirurgia de catarata.

Estas lentes serão implantadas durante o procedimento, devolvendo a visão de qualidade para perto e para longe, que são afetadas pelo Astigmatismo reduzindo a necessidade de uso de óculos após a cirurgia.

Lentes Intraoculares Multifocais

As Lentes Intraoculares Multifocais, ao contrário do que acontece com as Lentes Monofocais, podem corrigir as visões para perto e para longe simultaneamente.

Estas lentes têm uma estrutura particular. Sua estrutura foi desenvolvida de tal forma que a lente apresenta 2 ou 3 pontos focais simultâneos: um que corrige a visão para perto, um que corrige a visão para longe e outro para visão intermediária (computador / tablet).

Ao formar imagens múltiplas na retina, o paciente consegue independência do uso de óculos de correção.

Lente Intraocular Multifocal Tórica

As Lentes Intraoculares Multifocais Tóricas fazem a correção dos Erros Refrativos chamados “esféricos” (Miopia ou Hipermetropia), além de fazerem a correção de qualquer grau de Astigmatismo.

A diferença da Lente Intraocular Multifocal Tórica para a Monofocal Tórica é que ela faz a correção simultânea das visões para longe e para perto, livrando o paciente da necessidade de uso de óculos de correção.

Assim como acontece com a Lente Monofocal Tórica, as Lentes Intraoculares Multifocais Tóricas são indicadas para os pacientes que apresentem Astigmatismo na fase pré-operatória da Cirurgia de Catarata.

Algumas Considerações Importantes sobre as Cirurgias de Catarata!

As Cirurgias de Catarata são procedimentos muito antigos. Alguns registros mais antigos datam do ano 600 a.C., quando as técnicas e instrumentos eram bastante rústicos, e com pouca taxa de sucesso.

A Oftalmologia Moderna atual tem o apoio dos avanços de estudos e tecnologias, que vêm sendo desenvolvidos para maximizar o sucesso dos procedimentos e minimizar qualquer desconforto para o paciente.

Mas é importante que o paciente tenha algumas informações em mente. Apenas o Oftalmologista especialista em Catarata poderá analisar e determinar qual a melhor técnica e o melhor tipo de lentes intraoculares a serem implantadas. Para isso, o Diretor Técnico Dr. Rodrigo Versiani levará em consideração as características de cada caso e de cada paciente, garantindo a personalização do procedimento.

O paciente que é candidato à Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte deve estar a par de todos os aspectos do procedimento, e deve falar com o Oftalmologista se tiver dúvidas. Mas lembre-se de sempre respeitar as orientações de seu médico.

Preencha o formulário abaixo e receba uma
ligação gratuita

Você pode escolher receber o contato por ligação ou whatsapp