Juntamente à medicação por colírios, o médico oftalmologista faz uso da aplicação de laser para aliviar a pressão intra-ocular.
O procedimento de aplicação de laser no Tratamento de Glaucoma é conhecido como Trabeculoplastia, e pode ser classificada de acordo com o laser a ser usado: não térmico (Seletiva) ou térmico (Argônio).
Laser Trabeculoplastia Seletiva (SLT)
A Trabeculoplastia Seletiva a Laser, também conhecida como SLT, é um tratamento rápido e eficaz no controle e redução da pressão intraocular associada ao glaucoma.
O SLT faz a drenagem do excesso do líquido aquoso no interior do globo ocular, causa da alta pressão. Utilizando-se de pulsos curtos de laser de baixa energia, o SLT direciona a melanina de células específicas do olho afetado, para desencadear a cicatrização natural e reconstrução dessas células, sem provocar qualquer dano colateral à estrutura subjacente.
Fundamentos do SLT
O processo do SLT deriva da fototermólise seletiva, que se baseia em três princípios:
A absorção dos alvos intracelulares deve ser maior do que a dos tecidos circundantes;
Um pulso curto de 3 nanosegundos é necessário para gerar e confinar calor nos alvos pigmentados, e o comprimento de onda deve combinar o comprimento de onda da absorção do alvo;
A duração do pulso deve ser menor do que o tempo de queimadura térmica do alvo.
Quando todos estes parâmetros são alcançados, a especificidade do alvo é independente da focagem. Os parâmetros SLT típicos são:
Eficiência
A restauração natural das células da Malha Trabecular (TM) é ativada através de etapas, realizadas apenas por um laser SLT. As etapas são: 1) remoção das células danificadas através de macrófagos recrutados; 2) As células de malha trabecular se dividem para substituir as células perdidas; 3) Liberação de citocinas que regulam a estrutura dos feixes da malha trabecular; 4) A malha trabecular mais saudável e porosa restaura a saída de água.
Eficácia comprovada em 75% dos pacientes, com redução de até 25% na pressão intra-ocular.
Seletividade
O SLT atinge seletivamente apenas as células ricas em melanina da malha trabecular.
Seguro
A SLT não está associada a efeitos secundários sistêmicos.
Não Colateral
SLT é um tratamento a laser não térmico. O tratamento com laser não térmico faz apenas a ativação fotoquímica, sem danos permanentes à célula atingida ou às adjacentes.
Repetição
O SLT como tratamento para o glaucoma pode ser repetido, sem provocar danos ou complicações adicionais. Caso o SLT não consiga o controle esperado da pressão intraocular em sua primeira aplicação, ele pode ser repetido sem efeitos adversos.
Sensível
O SLT está estabelecido como terapia padrão para o tratamento do Glaucoma. Ele se apresenta também como uma ótima alternativa para pacientes que tenham dificuldade em manter a rotina de usar medicamentos diariamente, reduzindo o custo do uso desses medicamentos.
Eficaz
Os dados recolhidos ao longo de 10 anos, a partir de vários estudos clínicos, demonstram que o SLT é um tratamento eficaz e bem sucedido em 75% dos casos, conseguindo uma redução de 25% na pressão da PIO. O SLT é recomendado como abordagem de primeira linha ou adjacente à medicação como tratamento combinado.
Essa decisão é do seu médico e precisa ser avaliada de forma individualizada.