Os Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia) são pequenos erros do processo refrativo da visão, que provocam dificuldades ao enxergar.
Felizmente, os Erros Refrativos não são considerados graves e apresentam diversas maneiras de serem tratados. O tratamento pode ser feito de 3 maneiras, dependendo do caso e do grau de adaptação de cada paciente.
Tratamentos de Miopia e suas Correções
A Miopia é o erro de refração que provoca dificuldade para se enxergar de longe. O tratamento pode ser feito de forma cirúrgica ou não cirúrgica.
Tratamentos Não Cirúrgicos:
O tratamento dos Erros Refrativos em geral, visa corrigir a acuidade visual do paciente, recuperando a boa visão, pode-se fazer a correção ocular através do uso de óculos ou lentes de contato.
Os óculos de correção, ou óculos de grau, para pacientes com Miopia fazem a correção visual através de lentes divergentes, que são responsáveis por deslocar o ponto focal das imagens um pouco mais para trás, até que o ponto focal chegue na retina. O uso deve ser contínuo, para que o paciente enxergue bem a qualquer momento.
O mesmo se aplica às lentes de contato, que apresentam grau de correção negativo, fazendo as mesmas funções das lentes dos óculos.
A opção por óculos ou lentes de contato depende especialmente da adaptação do paciente a cada um deles.
Tratamentos Cirúrgicos:
Para os pacientes que apresentam Miopia , o médico oftalmologista em Belo Horizonte pode indicar a Cirurgia Refrativa, procedimento feito 100% a laser. A Cirurgia é indicada para os pacientes que apresentam alto grau de dependência de óculos ou lentes de contato para enxergar.
As Cirurgias Refrativas são procedimentos cirúrgicos não invasivos feitos totalmente a laser, apoiados por equipamentos de alta tecnologia, que garantem precisão e sucesso.
TÉCNICAS LASIK E PRK
As Cirurgias Refrativas podem ser realizadas com duas técnicas diferentes: a LASIK e a PRK.
Na técnica LASIK, o tecido da córnea recebe um primeiro corte, super fino, conhecido como flap. Após o levantamento do flap, aplica se o laser no estroma da córnea e ao final o flap é reposicionado. O procedimento tem como objetivo corrigir o ponto focal do paciente, recuperando a sua acuidade visual.
Já na técnica PRK, antes do flap, o tecido corneano recebe uma primeira raspagem em sua superfície. Somente depois dessa raspagem é que se aplica o laser de remodelagem de curvatura. O laser emite raios de luz ultravioleta, que fazem a readequação da curvatura da córnea. Assim como na técnica LASIK, o objetivo da PRK é recuperar a acuidade visual do paciente.
Os procedimentos das Cirurgias Refrativas são bastante rápidas – duram, em média, 15 minutos. As Cirurgias são não invasivas, indolores e consideradas extremamente seguras.
Tratamentos de Hipermetropia e suas Correções
A Hipermetropia, outro dos Erros Refrativos, é a responsável pela dificuldade em enxergar de perto. E, assim como acontece na Miopia, ela pode ser tratada de forma cirúrgica ou não cirúrgica.
Os tratamentos não cirúrgicos são o uso contínuo de óculos ou lentes de contato. A diferença é que as lentes de correção da Hipermetropia precisam ser lentes convergentes ou convexas, que direcionam o ponto focal das imagens para frente.
Os tratamentos cirúrgicos para a correção da Hipermetropia são os mesmos que os da Miopia: Cirurgia à Laser LASIK ou Cirurgia à Laser PRK. São procedimentos rápidos e não invasivos, que não precisam de internação.
Tratamento de Astigmatismo
O Astigmatismo, assim como acontece com a Miopia e com a Hipermetropia, pode ser tratado com uso de óculos de grau, lentes de contato ou Cirurgia Refrativa Personalizada 100% a Laser.
Porém, a decisão sobre o melhor tipo de tratamento para os casos de Astigmatismo depende de algumas considerações conjuntas entre oftalmologista e paciente, que devem envolver a saúde ocular, status refrativo e estilo de vida do paciente.
Geralmente, os óculos de correção são a opção mais simples.
O Astigmatismo Irregular pode ser fator de gatilho para o desenvolvimento do Ceratocone, e precisa de acompanhamento médico constante e pode ser contra indicação para o procedimento refrativo cirúrgico .
Nos casos do tratamento cirurgico do Astigmatismo, é comum que se faça a Cirurgia refrativa LASIK 100% a Laser, mas ela só é indicada para fazer a correção do Astigmatismo de até 4 graus e como parte de um procedimento combinado para tratar casos de miopia + astigmatismo.
Tratamento de Presbiopia
A Presbiopia, ou Vista Cansada, também apresenta formas cirúrgicas e não cirúrgicas para o seu tratamento.
Correção com óculos
Quando a Presbiopia prejudica somente a visão para perto, o oftalmologista especialista em erros da visão geralmente recomenda o usos de óculos com lentes monofocais para readequar a visão do paciente.
Mas quando a Presbiopia compromete a visão para perto e para longe, então geralmente recomenda-se o uso de óculos com lentes multifocais.
Monovisão / Visão Equilibrada
Este é um tratamento peculiar e que depende inteiramente da adaptação do paciente. É usado para os casos de visão prejudicada para perto e para longe.
Nestes casos, cada olho do paciente recebe uma lente monofocal – uma para perto e uma para longe. Isso faz com que o cérebro do paciente se adapte a forçar cada olho de uma vez, dependendo da distância. (lentes de contato).
Lentes Bifocais / Multifocais
As lentes de contato multifocais possuem função dupla. Elas são desenhadas para readequar o foco da visão para perto ou para longe, de forma simultânea , também chamadas de lentes progressivas .
Cirurgia a Laser Personalizada
As Cirurgias Refrativas 100% a Laser, que são usadas na correção de Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo, também podem ser usadas como parte do tratamento de Presbiopia.
E é só parte do tratamento porque, para pacientes acima dos 40 anos que já fizeram a correção da visão para longe, por exemplo, o uso de óculos de leitura ainda será necessário, mesmo após a cirurgia.
Para diminuir a necessidade de óculos para perto, o paciente é indicado para a Cirurgia a Laser que é chamada de “Monovisão”. Este procedimento faz com que o olho dominante seja totalmente corrigido na visão para longe, enquanto no outro olho é mantido um pequeno grau de Miopia, reforçando a visão para perto.
A diferença dos graus entre os olhos é automaticamente compensada pelo cérebro, que fará a adaptação da visão entre eles.
Como você pode ver, os Erros Refrativos não são graves e são facilmente tratados.
Procure os especialistas do Núcleo de Excelência em Oftalmologia, e veja com a nossa equipe qual forma de tratamento é a mais adequada para você.
Agende uma consulta com os oftalmologistas em Belo Horizonte e cuide da sua saúde ocular, receba um atendimento personalizado e profissional, baixe o Guia digital sobre Erros Refrativos.

