Como se livrar dos óculos de grau, porque o acessório, uma solução tão importante para ajudar a manter a visão ajustada, não é uma preferência nacional.

Há quem o utilize sempre, quem colecione vários modelos e aqueles que só esperam a oportunidade de deixá-los no passado.

A libertação dos óculos de grau é realizada pela cirurgia refrativa a laser, tema especial deste artigo.

Mas antes de abordá-lo, que tal entender um pouco melhor sobre um órgão tão importante e, ao mesmo tempo, tão subestimado: os olhos.

Em seguida, você será informado sobre as questões mais significativas sobre miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia e o melhor: como curar-se delas.

Curiosidades sobre os olhos humanos

Você pode entrar em contato com o Núcleo de Excelência em Oftalmologia e saber mais dos erros refrativos, basta enviar uma mensagem para nosso Whatsapp:

agendamento de consulta pelo whatsapp

O que é miopia?

Resumidamente, o diagnosticado com miopia, sem partilhar de outras enfermidades oculares, vê objetos próximos com nitidez completa, enquanto que os objetos distantes parecem embaçados.

A causa para o incômodo – uma deficiência capaz de atrapalhar, e muito, a vida –  pode ser um olho mais alongado que o necessário ou uma curvatura da córnea acima do normal. 

Contudo, se você é míope, não se sinta só: de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, de 30 a 40% da população ocidental também sofre com dificuldades de enxergar de longe e existem vários exames de miopia para identificar a enfermidade. Como se livrar dos óculos de grau para voltar a enxergar de longe? Com a cirurgia refrativa.  

Agora, chegou o momento de falar da hipermetropia, cujo sintoma principal é impedir a visualização de objetos próximos.

O que é hipermetropia?

Bom, acima nós já rompemos com o suspense: a doença se manifesta exatamente na dificuldade de enxergar de perto.

É difícil conviver com ela, afinal, afeta diretamente o trabalho em frente ao monitor, a leitura da lousa durante a aula e até a interação via smartphone.

Esse problema ocular também pode ser causado por alteração na curvatura da córnea ou um olho mais curto que o normal.

Por fim, você já pode parar de questionar “hipermetropia tem tratamento?”. Existem três formas de cuidar da doença: com uso de óculos, de lentes de contato e também com a cirurgia refrativa, que pode colocar ponto final no uso de como se livrar dos óculos, você enxergar com qualidade.

Para terminar, está na vez do astigmatismo.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a união das doenças que abordamos até agora: é a dificuldade, concomitante, de ver bem de longe e de perto.

Desta vez, a córnea possui curvaturas diferentes em meridianos ( raios ) com isso formando focos de imagens em diferentes pontos . 

tratamento para astigmatismo e outros detalhes dessa disfunção serão apresentados logo mais.

O que é presbiopia?

Menos conhecida, a presbiopia também gera problemas na visão, mas, normalmente, tem faixa etária certa.

Também conhecida como vista cansada, a doença começa a agir a partir dos 40 anos e, até os 60, pode atingir o cume de amadurecimento, causando dificuldade de enxergar letras pequenas, de ver com nitidez objetos a uma distância normal e necessidade de mais luz para visualizar imagens.

O motivo?

Os músculos ciliares, com o passar do tempo, deixam de funcionar tão bem e dificultam que o cristalino, lente natural do olho, focalize as imagens da melhor maneira.

Exames para diagnosticar miopia, astigmatismo e hipermetropia

Para o médico oftalmologista, os sintomas apontados pelo paciente contribuirão significativamente para definir o diagnóstico, mas, além disso, alguns exames permitirão confirmar a suspeita médica. Entre eles, destacam-se:

Tratamento dos Erros Refrativos

Depois de toda a nossa conversa, você já está preparado para conhecer mais um termo técnico e, para isso, nos antecipamos e respondemos sobre o que são erros refrativos nos olhos.

Resumidamente, ocorre quando os feixes de luz são desviados e chegam com falhas de focalização na retina, gerando: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Quer saber todos os detalhes sobre os erros refrativos? Clique abaixo e faça o download do infográfico que preparamos!

Como se livrar dos Óculos - Infográfico

Como se livrar dos Óculos de Grau

Para quem saber como se livrar dos óculos de grau, está na hora de saber como é possível enxergar bem e deixar o acessório no passado.

cirurgia refrativa pode ser realizada com duas técnicas, a LASIK E PRK. Ambas recorrem ao laser, suas diferenças estão na etapa anterior ao uso desse recurso.

Na LASIK, a córnea é submetida a um primeiro corte, superfino, conhecido como flap; já na PRK, o tecido corneano recebe uma primeira raspagem em sua superfície.

A boa notícia é: ambas as intervenções são rápidas, duram em média 15 minutos, são indolores e são consideradas extremamente seguras.

Cuidados pré-operatórios

Antes de realizar a cirurgia a laser para miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de uma consulta médica que esclareça todas as dúvidas dos pacientes, alguns exames para constatar a qualidade da córnea serão requeridos, entre eles: curva paquimétrica, topografia e tomografia da córnea e a pupilometria.

Pós-Operatório

Serão receitados colírios para complementar o período de recuperação que, vale a pena ressaltar, pode variar de paciente para paciente.

Hospital de Olhos em Belo Horizonte

No Núcleo de Excelência em Oftalmologia, o NEO, com três unidades em Minas Gerais, inclusive na capital, você encontra os mais bem preparados oftalmologistas de Belo Horizonte e ainda utiliza o seu convênio para ter um tratamento de qualidade!

Especialistas em Erros Refrativos

No NEO, você pode contar com especialista em miopia, astigmatismo e hipermetropia, adequando-se às suas particularidades.

Agende já a sua consulta, via WhatsApp: 55 31 3235-0003. 

agendamento de consulta pelo whatsapp