Atualmente, só existe a opção de tratamento para o glaucoma, uma vez que não há cura para a doença e a visão perdida não pode ser recuperada. Por isso a IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E DO TRATAMENTO CORRETO. Entretanto, uma vez diagnosticado, o glaucoma pode ser controlado caso sua principal causa (a pressão intraocular) for tratada de forma precoce. Além disso, medicamentos e intervenção cirúrgica podem prevenir o aumento da perda de visão.
Os tratamentos do glaucoma em forma de colírios e/ou cirurgias atuam auxiliando na diminuição da pressão intraocular. No nosso centro oftalmológico em Belo Horizonte você tem todo o suporte de especialistas para o tratamento e cirurgia de Glaucoma.
TRATAMENTO CLÍNICO ( USO DE COLÍRIOS )
Existe uma vasta gama de colírios, utilizados tanto para diminuir o volume de líquido (humor aquoso) no olho, quanto para aumentar a sua drenagem para fora da cavidade interna dos olhos. E lembre-se: os colírios somente devem ser utilizados com prescrição médica.
Dentre os tipos de medicamentos existentes para o tratamento do glaucoma, tem-se:
– Alfa agonistas adrenérgicos: diminuem a produção de humor aquoso e aumenta a circulação no disco óptico;
– Beta bloqueadores: baixam a pressão intraocular por meio da diminuição da produção do humor aquoso;
– Inibidores da anidrase carbônica: reduzem a produção do líquido nos olhos;
– Mióticos ou agentes colinérgicos: ajudam a aumentar a drenagem do humor aquoso nos olhos;
– Análogos de prostaglandina: reduzem a pressão intraocular por aumentarem a drenagem;
– Combinações com colírios: ajudam a obter melhores resultados.
Tratamento do glaucoma por meio de procedimentos cirúrgicos em Belo Horizonte
O glaucoma também pode ser tratado por meio de procedimentos cirúrgicos. Existem diferentes tipos de cirurgia e cada uma delas se aplica para determinado tipo de glaucoma, e também varia de acordo com o estágio de evolução da doença. Por isso, o médico avalia caso a caso, na tentativa de buscar a melhor solução individualizada para o paciente.
A cirurgia à laser é indicada quando o tratamento com colírio não produz o efeito desejado ou na impossibilidade de manter o uso contínuo e correto do colírio . Existem também as opções de tratamento cirúrgico convencional para glaucoma ( TRABECULECTOMIA ), considerado mais invasivo, e os implantes de válvulas.
Tratamentos com Laser – SLT e ALT
Juntamente à medicação por colírios, o médico oftalmologista faz uso da aplicação de laser para aliviar a pressão intra-ocular.
O procedimento de aplicação de laser no Tratamento de Glaucoma é conhecido como Trabeculoplastia, e pode ser classificada de acordo com o laser a ser usado: não térmico (Seletiva) ou térmico (Argônio).
Laser Trabeculoplastia Seletiva (SLT)
A Trabeculoplastia Seletiva a Laser, também conhecida como SLT, é um tratamento rápido e eficaz no controle e redução da pressão intraocular associada ao glaucoma.
O SLT faz a drenagem do excesso do líquido aquoso no interior do globo ocular, causa da alta pressão. Utilizando-se de pulsos curtos de laser de baixa energia, o SLT direciona a melanina de células específicas do olho afetado, para desencadear a cicatrização natural e reconstrução dessas células, sem provocar qualquer dano colateral à estrutura subjacente.
Fundamentos do SLT
O processo do SLT deriva da fototermólise seletiva, que se baseia em três princípios:
- A absorção dos alvos intracelulares deve ser maior do que a dos tecidos circundantes;
- Um pulso curto de 3 nanosegundos é necessário para gerar e confinar calor nos alvos pigmentados, e o comprimento de onda deve combinar o comprimento de onda da absorção do alvo;
- A duração do pulso deve ser menor do que o tempo de queimadura térmica do alvo.
Quando todos estes parâmetros são alcançados, a especificidade do alvo é independente da focagem. Os parâmetros SLT típicos são:
Eficiência
A restauração natural das células da Malha Trabecular (TM) é ativada através de etapas, realizadas apenas por um laser SLT. As etapas são: 1) remoção das células danificadas através de macrófagos recrutados; 2) As células de malha trabecular se dividem para substituir as células perdidas; 3) Liberação de citocinas que regulam a estrutura dos feixes da malha trabecular; 4) A malha trabecular mais saudável e porosa restaura a saída de água.
Eficácia comprovada em 75% dos pacientes, com redução de até 25% na pressão intra-ocular.
Seletividade
O SLT atinge seletivamente apenas as células ricas em melanina da malha trabecular.
Seguro
A SLT não está associada a efeitos secundários sistêmicos.
Não Colateral
SLT é um tratamento a laser não térmico. O tratamento com laser não térmico faz apenas a ativação fotoquímica, sem danos permanentes à célula atingida ou às adjacentes.
Repetição
O SLT como tratamento para o glaucoma pode ser repetido, sem provocar danos ou complicações adicionais. Caso o SLT não consiga o controle esperado da pressão intraocular em sua primeira aplicação, ele pode ser repetido sem efeitos adversos.
Sensível
O SLT está estabelecido como terapia padrão para o tratamento do Glaucoma. Ele se apresenta também como uma ótima alternativa para pacientes que tenham dificuldade em manter a rotina de usar medicamentos diariamente, reduzindo o custo do uso desses medicamentos.
Eficaz
Os dados recolhidos ao longo de 10 anos, a partir de vários estudos clínicos, demonstram que o SLT é um tratamento eficaz e bem sucedido em 75% dos casos, conseguindo uma redução de 25% na pressão da PIO. O SLT é recomendado como abordagem de primeira linha ou adjacente à medicação como tratamento combinado.
Essa decisão é do seu médico e precisa ser avaliada de forma individualizada.
Trabeculoplastia com Laser de Argônio (ALT)
Diferente do SLT, a Trabeculoplastia com Laser de Argônio, ou ALT, é considerada um tratamento de segunda linha, por fazer uso de laser térmico.
O procedimento é totalmente similar ao do SLT, e executa a mesma função: drenar parte do líquido aquoso, visando reduzir a pressão intra ocular.
Entretanto, a técnica ALT usa um laser de argônio que é térmico e que provoca queimaduras de coagulação e cicatrização de tecidos. Por causa disso, a técnica só pode ser realizada uma única vez.
Qual técnica é melhor?
Em termos comparativos, a técnica SLT parece fornecer mais benefícios do que a técnica ALT:
- Eficaz como tratamento de primeira linha;
- Mais fácil de executar em focos não críticos;
- Eficaz mesmo em Malhas Trabeculares mais pigmentadas;
- Pode ser realizado na presença de sinéquias. (A íris adere à córnea ou à cápsula da lente cristalina).
A decisão de qual técnica será utilizada para o tratamento do Glaucoma deve ser definida pelo médico, depois de uma avaliação completa de cada caso e de cada paciente.
EXAME OCT
TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA ESPECTRAL 3D
Conheça o exame de imagem de altíssima resolução que revolucionou o diagnóstico e tratamento de várias patologias oculares, principalmente da retina e do glaucoma. Já estamos na 5° geração de equipamentos atualmente, onde conseguimos análises muito rápidas e com alto número de análises por pontos, com isso conseguimos avaliar com altíssima qualidade todas as camadas retinianas, o epitélio pigmentar da retina, a coróide, disco óptico (papila) e a interface entre o vítreo e a retina. Nossa resolução hoje aproxima se de 3 micra. A tecnologia atual é a espectral (3D) associado ao estudo da vascularização da retina (Angio – OCT). O exame do OCT em Belo Horizonte dura aproximadamente 15 minutos, sendo necessário a dilatação pupilar na grande maioria das vezes.
Atualmente exame fundamental (conhecido no meio médico como padrão ouro) no diagnóstico e acompanhamento das seguintes patologias:
– retinopatia diabética (edema macular diabético);
– DMRI (degeneração macular relacionada com a idade);
– Glaucoma;
– Obstruções Venosas;
– Tumores Intraoculares;
Importante também na avaliação da Córnea e do Segmento Anterior, ajudando nas avaliações das doenças da córnea e do seio camerular.
Para dúvidas sobre o preço do exame de OCT e sobre atendimentos por planos de saúde como Unimed, entre em contato com nossas atendentes e tire todas as suas dúvidas!
https://www.youtube.com/embed/SVDlsNL1cNg
Sempre lembrando que o Glaucoma é uma doença silenciosa, segunda maior causadora de cegueira irreversível em todo o mundo. Não descuide dos seus olhos.
Agende já uma consulta com os especialistas do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, e mantenha a sua rotina de acompanhamento da pressão intraocular.
Pergunte aos nossos especialistas se você é um candidato ao tratamento a laser para redução da pressão intra ocular.