tratamento-de-ceratocone-em-belo-horizonte

Tratamento de Ceratocone em Belo Horizonte

O Ceratocone é uma doença progressiva que precisa ser tratada imediatamente após diagnóstico, visando parar a progressão da doença e evitando maiores danos à córnea, o Tratamento de Ceratocone em Belo Horizonte é recomendado para os primeiros sinais desta doença na córnea.

O Ceratocone pode ser contido e tratado de várias formas, todas elas têm como objetivo principal refrear a perda da curvatura corneana. Os tratamentos não têm finalidades refrativas, e a acuidade visual do paciente deve ser recuperada com o uso de óculos ou lentes de contato.

O Tratamento de Ceratocone em Belo Horizonte depende do estágio de evolução em que a doença se encontra, e cada estágio usa uma técnica diferente.

Estágios do Ceratocone

Estágio I – Óculos e Lentes de Contato Gelatinosa + Crosslinking de córnea, quando é detectada a progressão da doença;

Estágio II – Crosslinking da córnea, quando é detectada progressão ostensiva da doença;

Estágio III – Implante de Anel de Ferrara, indicado apenas para casos específicos + Crosslinking da córnea;

Estágio IV – Transplante de Córnea.

Óculos e Lentes de Contato

Em seus primeiros estágios, quando o Ceratocone ainda apresenta-se discreto, é feita apenas a contenção da perda de acuidade visual. Geralmente, é indicado o uso contínuo de óculos ou lentes de contato gelatinosas, para que o paciente mantenha sua rotina de atividades normalmente, essa indicação somente pode ser feita por um especialista no Tratamento de Ceratocone em Belo Horizonte

Crosslinking de Córnea

O Crosslinking é uma técnica para o fortalecimento de tecidos e juntas, através da criação de novas ligações entre as fibras do tecido. As ligações são criadas a partir da reação entre a luz ultravioleta, que é aplicada por um laser, e a riboflavina (vitamina B2), que é aplicada em forma de colírio.

Pode ser usado em quase todos os tecidos do corpo humano, mas quando falamos do olho, o crosslinking aumenta as fibras de colágeno, presentes no tecido corneano. As novas fibras se acoplam às fibras danificadas pelo Ceratocone, criando uma estrutura mais rígida.

O crosslinking de córnea consiste no endurecimento do tecido corneano. Por crosslinking, entende-se o processo de aumentar.

Estudos realizados indicam que o crosslinking é responsável pela estabilização da progressão do Ceratocone em 90% dos casos.

Anel de Ferrara

O Anel de Ferrara, também conhecido como Anel Corneano ou Anel Intraestromal, é uma pequena estrutura de acrílico biocompatível, em formato de meio-círculo, que é implantada na camada da córnea chamada de estroma.

O principal objetivo do Anel de Ferrara é fortalecer a estrutura da córnea, regularizando parcialmente as deformações provocadas pelo Ceratocone.

O procedimento é reversível e os implantes podem ser removidos ou trocados, de acordo com a necessidade, sem nenhum tipo de dano ao tecido da córnea, essa troca só poderá ser realizada com o especialista de Tratamento de Ceratocone em Belo Horizonte.

Vale lembrar que o procedimento não tem finalidade refrativa. Ou seja, mesmo após o implante do Anel, o uso contínuo de óculos ou lentes de contato será mandatório para a correção da acuidade visual.

Transplante de Córnea

O Transplante de Córnea é a última forma de tratar o Ceratocone, e também o método mais complexo. O Transplante é indicado nos casos em que as outras técnicas não estejam apresentando o resultado desejado, e a córnea já está com danos irreversíveis em sua estrutura.

O Ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil.

Indicações de Transplante de Córnea:

  • Ceratocone;
  • Astigmatismo Elevado e Irregular (Primário ou Secundário A Cirurgias Oculares, trauma, infecção);
  • Cicatriz de Córnea;
  • Distrofia de Córnea.
  • O procedimento é delicado e cirúrgico, e consiste na substituição da córnea danificada por uma córnea saudável.

Tipos de Transplante de Córnea:

Existem 2 tipos de transplantes de córnea, que poderão ser aplicados considerando-se cada caso.

Transplante Lamelar: neste procedimento, apenas algumas camadas do tecido corneano (chamadas de Lamelas), são substituídas, preservando-se assim o Endotélio, camada mais nobre. Sua maior vantagem é que apresenta menor risco de rejeição por parte do recebedor, além de permitir uma recuperação mais rápida da visão.

Transplante Penetrante: neste procedimento, a córnea é substituída integralmente (todas as camadas).

Entre em contato com os especialistas em córnea para realizar o Tratamento de Ceratocone em Belo Horizonte no Núcleo de Excelência em Oftalmologia, receba um atendimento personalizado e profissional.

Baixe o Livro Digital que o NEO preparou para você, saiba da cirurgia de ceratocone e demais tratamentos de olhos em BH:

Ebook de Ceratocone NEO

Você tem dúvidas sobre os Tratamentos de Ceratocone em Belo Horizonte? Acesse a área de atendimento do site.

520

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support