Tudo o que você precisa saber sobre o exame de paquimetria

Está com o pedido médico para realizar o exame de paquimetria, porém não tem nenhuma referência sobre como é a execução do procedimento e mais: quais doenças podem ser diagnosticadas? Apesar do nome pouco comum para pacientes, o exame de paquimetria é um exame de vista utilizado pelos médicos oftalmologistas para diagnosticar enfermidades importantes, todas relacionadas aos olhos.

Para realizar o exame de paquimetria em Belo Horizonte e começar a cuidar da sua saúde e da sua família agora, visite o Neo, o Núcleo de Excelência em Oftalmologia! Nós vamos compartilhar tudo o que você precisa saber. 

LIGAMOS PARA VOCÊ  – CLIQUE AQUI PARA AGENDAR SEU EXAME 

Por que realizar o exame?

A indicação médica é o pré-requisito para se submeter ao exame de paquimetria ocular. Nele, é extraído um dado muito importante: a espessura da córnea. Mas antes de seguir sobre esse tema, vamos falar a respeito das córneas?

Elas são transparentes, responsáveis pelo aspecto de brilho dos olhos e fazem a proteção da região. Porém, a função mais importante da córnea é formar as imagens que vemos, ao enviá-las para a retina e a perfeição desta transmissão acontece apenas se a curvatura da córnea estiver saudável.

No exame de paquimetria, portanto, sabe-se qual é o estado deste componente tão importante para a visão. Um resultado positivo, ou seja, que confirma a estrutura normal da córnea deve ficar entre 470 e 550 micrómetros. Abaixo desse nível, tem-se uma constituição fina – que pode indicar doenças como o ceratocone; Já acima de 550 micrómetros, a córnea é considerada espessa, um indicativo de enfermidades como esclerocórnea e megalocórnea, por exemplo.

Preciso ter receio para realizar o exame de paquimetria ocular?

Não há motivos para apreensão: o procedimento leva cerca de cinco minutos e é completamente indolor, inclusive é aplicado anestésico nos olhos para evitar desconfortos e permitir que o exame seja concluído com eficiência: basta fixar os olhos no ponto indicado pelo médico. A única recomendação é: caso use lentes de contato, deixe de utilizá-las cinco dias antes da realização da paquimetria ocular.

Tipos de Paquimetria

Existem duas maneiras de realizar o exame: a paquimetria óptica e a paquimetria ultrassônica. A primeira opção é utilizada desde 1949, entretanto, tem uma desvantagem considerável: dificultando a referência durante o exame e, consequentemente, a medição nas regiões paracentrais e periféricas dos olhos (além dessa área, a paquimetria mede também a espessura do centro da córnea).

Já na paquimetria ultrassônica, por sua vez, o paciente conta com o ponto fixo e a mensuração da espessura das áreas além das centrais é realizada. A captação dessas informações é feita pela emissão de pulsos de curta voltagem.

Diagnósticos importantes do exame de paquimetria

Ceratocone

Os principais aspectos que caracterizam o Ceratocone são: o afinamento da espessura da córnea e a alteração do seu formato, que passa a se assemelhar à forma geométrica do cone, prejudicando diretamente a qualidade da visão.

Glaucoma

A espessura da córnea, devido ao aumento da pressão intraocular, também sofre alteração nos casos diagnosticados com glaucoma. A enfermidade, na maioria das vezes, não apresenta sintomas e pode levar à perda da visão.

Está na hora de agendar seu exame!

Preocupado com o preço do exame de paquimetria? No Neo, o Núcleo de Excelência em Oftalmologia, oferecemos um preço justo e acessível para o paciente que opta pelo atendimento particular; quem tem plano de saúde, por sua vez, é só consultar a lista de operadoras com as quais temos convênio.

E além dessas condições especiais, a qualidade é outro pilar do nosso centro oftalmológico em Belo Horizonte.  Nosso Diretor Técnico, o oftalmologista Dr. Rodrigo Versiani, por exemplo, tem experiência prática e acadêmica para você confiar a saúde dos seus olhos no Neo. Veja:

  • Formado em Medicina na Universidade Estadual de Montes Claros;
  • Residente em oftalmologia pela Santa Casa de Belo Horizonte – MG;
  • Fellow em retina e vítreo na Santa Casa de Belo Horizonte – MG e Universidade Federal de Minas Gerais – Hospital São Geraldo;
  • Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo;
  • Membro da Academia Americana de Oftalmologia.

Agende agora seu exame de paquimetria: clique abaixo e envie-nos uma mensagem pelo WhatsApp!

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG