O que é Ceratocone?

ceratocone

Você sente a sua vista embaçada? Percebe distorção nas imagens e cores? Isso pode ser Ceratocone. Saiba mais sobre a doença:

Se você começou a perceber a visão embaçada, distorcida e com alteração nas cores, uma das possibilidades é que você esteja sofrendo de Ceratocone, uma doença ocular progressiva que provoca alterações no formato e espessura da córnea.

Se você apresenta algum destes sintomas, é melhor procurar o oftalmologista em Belo Horizonte, porque somente um médico especializado pode determinar este diagnóstico, E fique tranquilo: o Ceratocone é tratável.

O que é Ceratocone?

Para que você entenda a doença, é preciso entender como funciona o olho humano e o processo da visão.

O olho é o órgão responsável pelo sentido primário da visão. Ele tem formato esférico, e sua estrutura é conhecida como globo ocular. A função do olho, e todas as suas partes, é captar a luz do ambiente exterior e levar até o nervo óptico, que envia um pulso elétrico para o cérebro e traduz as informações recebidas.

A córnea é a lente mais anterior do globo ocular, principal responsável pela refração (mudança de direção) dos raios de luz. Ela é transparente, possui aproximadamente 12 milímetros de diâmetro e 550 micra de espessura.

O Ceratocone aparece quando a córnea vai ficando mais fina e sem fibras de sustentação. Quando isto acontece, ela perde a regularidade adequada para executar a sua função, e fica com um formato pontudo e cônico. Quando a córnea fica cônica, semelhante a uma lente com superfície irregular e com uma região mais pontuda, há uma diminuição na qualidade da visão, já que ela não refrata os feixes de luz nem repassa as imagens para o cristalino de forma correta. O resultado disso é que a visão fica embaçada, sem definição, distorcida e com alteração das cores, em muitos casos, mesmo com o uso de óculos.

O CERATOCONE, EM TODOS OS SEUS ESTÁGIOS É SEMPRE INDOLOR.

Como saber se você tem Ceratocone?

Em seus estágios iniciais, o Ceratocone tem sintomas parecidos com os do Astigmatismo regular ou da Miopia . Por isso mesmo, não é possível fazer este diagnóstico sozinho. Apenas um médico oftalmologista poderá identificar a doença, depois de realizados exames oftalmológicos completos.

Não deixe de procurar o seu médico se você perceber que a sua visão está ficando embaçada.

Baixe o Guia digital gratuito sobre o Ceratocone, e veja quais cirurgias são realizadas no NEO.

Você tem dúvidas sobre os tratamentos de ceratocone? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atender você.