Ao final do procedimento cirúrgico para a retirada da Catarata, é implantada uma lente intraocular no paciente para que a visão volte a ser satisfatória, corrigindo erros refracionais ao mesmo tempo. Essas lentes não são como os óculos tradicionais, que podem ser colocados e retirados a qualquer momento. Por isso, a escolha precisa ser bem feita, pois a colocação dessas lentes é definitiva.
As lentes intraoculares Premium são lentes asféricas, tóricas e multifocais. Isto é, são lentes flexíveis, que serão implantadas por meio de uma incisão menor, entre 1.8 e 2.5mm, dispensando a necessidade de pontos, tornando a recuperação mais rápida. Atuam proporcionando melhor sensibilidade ao contraste e também melhor visão, garantindo mais qualidade de vida.
Lentes intraoculares multifocais são indicadas para pacientes que desejam corrigir a visão tanto para perto quanto para longe, já que são desenvolvidas para obter múltiplas imagens retinianas simultâneas, e não apenas para um foco, como uma lente monofocal. Desta forma, o paciente consegue independência dos óculos.
Lentes intraoculares tóricas permitem que pacientes com astigmatismo usem lentes intraoculares para corrigir a visão.
As lentes intraoculares multifocais tóricas possuem um diferencial: além de corrigirem a visão para perto e longe, dispensando o uso de óculos, e ela é destinada especialmente para o paciente com astigmatismo.
O astigmatismo é um dos erros refracionais que o paciente pode corrigir na Cirurgia de Catarata atualmente, graças às lentes tóricas. Antigamente, pacientes que tinham astigmatismo corneano significativo não podiam implantar lentes intraoculares multifocais. Lembrando que esse é um problema que afeta a visão do paciente para perto e longe ao mesmo tempo.
Baixe o infográfico tudo sobre a Catarata e conheça as lentes intraoculares para o tratamento.