Exame OCT – o que é, e para que serve?

Preocupado com o preço da tomografia ocular? No Núcleo de Excelência em Oftalmologia, o exame OCT tem um preço justo e acessível. Além disso, o atendimento via plano de saúde é garantido com o nosso convênio com as principais operadoras do país. Entre em contato conosco já e agende seu exame: 

Na rotina do dia a dia, dar a devida atenção aos olhos, às vezes, torna-se uma preocupação secundária, mas é preciso alertar que o check-up ou exames de acompanhamento são a chave para a prevenção de condições irreversíveis para a sua saúde ocular, e muitas delas podem ser evitadas com o exame OCT.

O que você PRECISA saber sobre o exame OCT

Como o exame é realizado:

O exame OCT ou tomografia de coerência óptica é capaz de capturar imagens do fundo do olho (segmento posterior ocular). É nessa região onde torna-se possível diagnosticar doenças como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular, por exemplo, que abordaremos em seguida.

A tomografia ocular é um dos instrumentos de ponta da oftalmologia. A base de todo o procedimento é um foco de luz, cuja luminosidade atinge as camadas da retina e registra uma imagem seccional do olho, a partir da qual o médico oftalmologista em Belo Horizonte poderá realizar suas análises.

Mas fique tranquilo, o exame OCT é completamente indolor, não tem contato direito com o olho e é indicado para quem o uso do contraste endovenoso não é recomendado. Ademais, devido à dilatação da retina, para realizar a tomografia de coerência óptica, é recomendável a presença de um acompanhante.

O que o OCT pode diagnosticar?

Retinopatia Diabética

Será que você já fez a relação entre o diabetes e a perda da visão? A retinopatia diabética é a principal doença causadora da cegueira. Por isso, os pacientes diabéticos são orientados a agendar consultas oftalmológicas uma vez por ano para acompanhar a condição da retina. Ela, inclusive, quando afetada pela retinopatia diabética, apresenta vasos anormais, causados por problemas vasculares, que podem levar a sangramentos no globo ocular e afetar, de forma extrema, a visão.

O OCT, diferente de outros procedimentos, como o exame de fundo de olho, o da lâmpada de fenda ou da biomicroscopia, obtém dados precisos sobre as condições do segmento posterior ocular, informações que irão orientar o médico a definir quais são os melhores tratamentos.

Edema Macular

O edema macular ocorre quando há um avanço no quadro de retinopatia diabética. Em ambas as enfermidades, há uma vascularização anormal no fundo do olho, como mencionado anteriormente; no edema macular, por sua vez, há o vazamento e acúmulo de líquido na região, comprometendo a visão. O exame OCT, mais uma vez, devido à sua tecnologia de ponta, é o suporte para que o oftalmologista possa diagnosticar e acompanhar a enfermidade.

Degeneração macular relacionada à idade

Essa é outra doença associada ao fundo do olho, que atinge, em sua maioria, pessoas a partir dos 60 anos e pode causar cegueira irreversível.

Foram identificados dois tipos de degeneração macular relacionada à idade: a úmida e seca. A primeira é menos agressiva e não leva a perda total da visão; a segunda, por causa do vazamento de fluido na mácula – região responsável pela visão das cores e de tudo o mais que enxergamos – causa grandes estragos na capacidade de enxergar.

O exame OCT, assim como nos dois casos apresentados anteriormente, com uma análise detalhada da retina e da mácula oferece um diagnóstico seguro para pacientes.

A hora de realizar o seu exame é agora

Se o seu oftalmologista solicitou o exame OCT ou se acredita estar em um desses grupos de risco (diagnóstico de diabetes ou mais de 60 anos), não deixe de agendar seu exame e evite/controle doenças que podem comprometer sua visão.

É garantia de qualidade realizar o exame OCT em Belo Horizonte, no Núcleo de Excelência em Oftalmologia. Com mais de 10 anos de tradição e profissionais qualificados, como o oftalmologista Dr. Rodrigo Versiani – formado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros –, sua saúde ocular estará sob o cuidados dos melhores médicos.

Qual o preço do exame OCT em Belo Horizonte?

O preço da tomografia ocular no Núcleo de Excelência em Oftalmologia é acessível e o atendimento também é feito por meio de planos de saúde, basta consultar nossos convênios! Clique aqui, deixe o seu telefone, que ligamos para você em seguida.

 

 

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG