Exame de Microscopia Especular da Córnea – Esclareça suas Dúvidas

A córnea é responsável por transmitir a imagem para a retina, garantindo a nossa visão, com uma função tão importante, na área da oftalmologia, existem diversos exames para averiguar e diagnosticar, se necessário, enfermidades que atingem essa parte do olho, o Exame de Microscopia Especular da Córnea, de paquimetria e tomografia de córnea são algumas das formas de detectar a saúde dessa partícula ocular.

As opções, obviamente, não se extinguem nessas três modalidades, para conhecer mais exames oftalmológicos ou agendar um exame no NEO, digite seu celular que Ligamos para Você

Voltando aos exames mencionados anteriormente, vale a pena diferenciar, de maneira breve, o papel de cada um deles na hora do diagnóstico:

  • Exame de paquimetria: identifica a espessura da córnea e é muito útil para avaliação de pré-disposição e diagnóstico de glaucoma e ceratocone.
  • Tomografia de córnea: realiza uma varredura no segmento anterior do olho, o que inclui a córnea; por ser mais abrangente, pode detectar mais enfermidades.

Agora, falta responder:

O que é microscopia especular corneana?

O exame de microscopia especular da córnea identifica o número de células presentes na região. Com a passagem do tempo, como em todo o restante do corpo, ocorrem mudanças celulares, e de outros níveis, que podem lesar estruturas, como a córnea. Desta forma, o exame, especificamente, avalia a degeneração ou a distrofia desse componente.

Atendimento Exame de microscopia especular da córnea

O nome da célula que é protagonista do exame de microscopia especular da  córnea é endotelial e é encarregada pela transparência e integridade da córnea. Vale a pena ressaltar que o resultado do diagnóstico não leva em consideração apenas a quantidade dos organismos celulares, mas a qualidade deles: fator importantíssimo para uma avaliação completa do quadro do paciente.

Principais motivos para solicitação do exame de microscopia especular da  córnea

A análise da condição da córnea é um pré-requisito para os pacientes que estão prestes a se submeter a uma cirurgia na região, isso porque é preciso prever o comportamento e os riscos aos quais a córnea será exposta durante um procedimento cirúrgico. Assim, são candidatos ao exame de microscopia especular da córnea quem vai realizar:

  • Cirurgia refrativa (correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia);
  • Cirurgia de catarata;
  • Transplante de córnea.

O que preciso saber sobre o exame?

Ele é completamente indolor e tem duração, em média, de 20 minutos. O paciente se coloca na região frontal do aparelho – incumbido de realizar o exame de microscopia especular da córnea e de registrar a imagem para análise digital.

Doenças da córnea

Ao analisar a córnea, com tamanho detalhamento, os diagnósticos ficam precisos, facilitando a definição do tratamento pelo oftalmologista. A confirmação de a degeneração das células endoteliais, contudo, pode indicar a necessidade de transplante de córnea, mas apenas a avaliação do seu médico é confiável e segura para determinar esse tratamento.

O transplante é necessário porque as células afetadas não se regeneram, paralisando, lentamente o funcionamento desse componente do olho. O ceratocone, por exemplo, é uma enfermidade ocular que causa afinamento da córnea e alteração do seu formato, aproximando-se da forma geométrica do cone. Existem outros quadros clínicos – referentes à córnea – que podem ser revertidos após o transplante. Confira:

  • Ceratoglobo;
  • Ceratopatia bolhosa;
  • Córnea guttata e Distrofia de Fuchs;
  • Degeneração marginal pelúcida;
  • Distrofias corneanas;
  • Leucomas.

Vale ressaltar que o transplante de córnea é realizado há mais de 80 anos. No início, a técnica substituía o globo ocular integralmente, com a evolução da medicina, tornou-se uma prática selecionar a parte da córnea, feita a laser, necessária ao futuro transplantado.

Onde e quando realizo o Exame de microscopia especular da  córnea?

Junto a essas dúvidas, com certeza há outra preocupação: o preço do exame de microscopia córnea. Então, está na hora de conhecer o Neo, o Núcleo de Excelência em Oftalmologia e todos os nossos diferenciais:

  1. qualidade do atendimento;
  2. estrutura completa em três unidades em Belo Horizonte;
  3. formação do Diretor dos centros oftalmológicos da rede, o oftalmologista Dr. Rodrigo Versiani;
  4. preço justo e acessível para a realização do exame de microscopia especular da córnea e muitos outros (aproveite também o convênio com os principais planos de saúde do país).

Com todas essas vantagens, você acaba de encontrar o lugar certo para cuidar da sua saúde ocular e também da sua família. Clique no botão abaixo e entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp, é rápido e sem custos.

Atendimento Exame de microscopia especular da córnea

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support