Exame Angio OCT É Tecnologia de Ponta para Você Cuidar da Sua Visão

Parabéns! Você está prestes a ter acesso a um dos diagnósticos mais modernos da oftalmologia. O exame angio OCT é uma recente revolução da área, que permite análises precisas para a sua saúde ocular. As unidades do Neo, o Núcleo de Excelência Oftalmológica, já dispõem do aparelho e também de um grupo de médicos especialistas para tratar da sua visão. Deixe seu celular que ligamos para você

O que o Angioplex OCT tem de inovador?

O exame angio OCT ou Angioplex OCT é um desdobramento, uma atualização da tomografia de coerência óptica. Este é um procedimento voltado, especialmente ao fundo do olho ou segmento posterior ocular, onde encontramos, por exemplo, a retina e a coroide.

Ambos os exames são capazes de detectar problemas nos vasos sanguíneos oculares, como a Retinopatia Diabética e o Edema Macular, entretanto o exame angio OCT proporciona a vantagem de capturar os movimentos da corrente sanguínea no olho e, portanto, identificar possíveis obstruções, ausência e excesso de sangue.

Além das doenças mencionadas acima, o exame é eficaz para avaliar:

  • Glaucoma;
  • Maculopatia diabética;
  • Deslocamento de vítreo, entre outras.

Mais vantagens

Os benefícios não se reduzem ao registro de imagens de alta resolução em alguns segundos, o exame angio OCT é ideal para qualquer paciente: não é invasivo, não pede dilatação da retina e também é indolor e, além disso, talvez o mais importante: o uso de contraste não é necessário.

Por que a Angio OCT é o melhor para você

A angiofluoresceinografia ou retinografia fluorescente – os nomes fazem referência ao mesmo exame – também fazem uma leitura visual dos vasos sanguíneos oculares, entretanto, são uma solução anterior ao angio OCT e, devido a alguns procedimentos obrigatórios, podem prejudicar, pontualmente, o paciente.

Para começar, o uso de contraste especial – um recurso bastante utilizado em tomografias, aplicado, frequentemente, nas mãos ou no antebraço –, cujo objetivo é permitir a visualização mais nítida de áreas vascularizadas, é obrigatório. Ao se submeter ao uso do contraste, sempre com permissão do paciente, fica-se passível aos seguintes efeitos colaterais: náuseas, tonturas e vômitos.

Outra diferença entre os dois exames é a necessidade da aplicação de colírio para a dilatação da pupila na angiofluoresceinografia, procedimento desnecessário durante o exame de angio OCT.

Diagnósticos do exame de Angio OCT

A oclusão venosa da retina é uma enfermidade ocular oriunda de diversos quadros clínicos como a retinopatia diabética e o edema macular (moléstias causadas pelo diabetes), por exemplo. De forma geral, a doença é caracterizada pela obstrução de veias no globo ocular, impedindo que a retina realize sua função de transmitir as imagens recebidas pelo segmento anterior do olho para o cérebro como estímulo nervoso, ou seja: de realizar a mágica que nos permite ver o mundo.

Geralmente, a oclusão venosa da retina atinge pessoas com mais de 65 anos e os principais sintomas são visão turva ou desfocada, podendo atingir até o nível grave de perda súbita da visão.

A oclusão venosa da retina ainda se desdobra em dois níveis:

Oclusão de ramo da veia da retina: neste caso, as veias atingidas são ramificações da veia central do globo ocular.

Oclusão da veia central da retina: dessa vez, a veia atingida trata-se, exatamente, da veia central do olho.

Dê prioridade à sua visão

O exame de angio OCT pode evitar prejuízos severos à sua visão, como vimos neste artigo, doenças vinculadas a problemas vasculares no globo ocular são responsáveis por uma taxa considerável de cegueira (a retinopatia diabética junto à oclusão venosa da retina são as duas principais causas de perda de visão). Por isso, realizar o exame é uma responsabilidade consigo mesmo e seu bem-estar.

Agende agora mesmo o seu exame!

Procurando o exame angio OCT em Belo Horizonte? Na Neo, o Núcleo de Excelência em Oftalmologia, tem!

Além do aparelho, você encontra também profissionais qualificados para diagnosticar a partir do exame angioplex OCT. Com três unidades em Belo Horizonte e mais de 10 anos de tradição, as unidades dos nossos centros oftalmológicos são administradas pelo oftalmologista Dr. Rodrigo Versiani, nosso Diretor Técnico: profissional formado em medicina na Universidade Estadual de Montes Claros.

Angio OCT Preço do Exame

Nossas clínicas oferecem um preço justo e acessível para pacientes que optem pelo atendimento particular. Tem plano de saúde? Consulte nosso convênio com as principais operadoras do país e agende já seu exame! Clique no botão abaixo e envie sua mensagem para nosso WhatsApp de atendimento.

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG