Crosslinking corneano – como a tecnologia pode ajudar no tratamento do Ceratocone

crosslinking-corneano-neo-bh

A Oftalmologia Moderna tem uma grande aliada no cuidado com a saúde dos olhos, e essa aliada é a Tecnologia. Os constantes avanços dos estudos, tanto tecnológicos como oftalmológicos, vêm deixando as técnicas de exames e tratamentos cada vez mais precisos, além de confortáveis e seguros – o que beneficia tanto os oftalmologistas quanto os pacientes. E um dos empregos da tecnologia no cuidado com os olhos está na aplicação de radiação UV associada a vitamina B2 (riboflavina) no tratamento do Ceratocone.

Ceratocone e seus efeitos na córnea

O Ceratocone é uma doença ocular que pode ser progressiva e não inflamatória, que provoca a degeneração das fibras de colágeno existentes no tecido corneano. Estas fibras são importantes para manter a córnea estável e com a curvatura ideal para uma boa visão. A córnea que desenvolve Ceratocone passa a ficar mais fina e mais curva, o que afeta o processo da visão do paciente.

Este aumento gradual na curvatura da córnea tem efeitos diretos sobre a qualidade visual, que vai caindo à medida em que o Ceratocone progride. A visão fica embaçada, distorcida ou dupla, além de sensibilidade à luz e dificuldade muitas vezes extrema de enxergar em ambientes mais escuros. Estes são sintomas muito similares aos sintomas de Astigmatismo ou Miopia – por isso é comum que o Ceratocone, em seus estágios iniciais, seja difícil de identificar. Por isso, é importante manter uma rotina de acompanhamento oftalmológico regular, e realizar os exames de Ceratocone para facilitar o diagnóstico precoce.

Tratando o Ceratocone

Os principais objetivos do tratamento do Ceratocone são melhorar a acuidade visual do paciente e interromper a progressão da doença. E apesar de o Ceratocone não ser uma doença ocular de caráter inflamatório, é importante iniciar o tratamento logo após o diagnóstico, já que a doença afeta diretamente a qualidade da visão – e de vida – do paciente.

Uma fase importante do tratamento será a correção da acuidade visual, com óculos ou lentes de contato. E uma excelente opção, são as lentes esclerais – lentes de contato rígidas especiais e de alta permeabilidade, que tem altos índices de adaptação, pois se apoiam sobre a esclera (parte branca do olho) – leia mais sobre as lentes esclerais aqui. Mas as lentes só cuidarão da qualidade da visão, e não tem o objetivo de interromper a progressão do Ceratocone – e é aqui que a Tecnologia entra.

Crosslinking

O crosslinking de córnea é um procedimento que utiliza radiação UV e que tem papel importante na interrupção da progressão do Ceratocone. Esta técnica de tratamento do Ceratocone consiste em reforçar as fibras de colágeno presentes no tecido corneano, através de uma reação química.

O procedimento funciona da seguinte forma:

A córnea acometida e em progressão recebe a aplicação de algumas gotas de um colírio específico, à base de um composto vitamínico chamado de riboflavina, ou Vitamina B12, por um período determinado. A riboflavina é importante no processo de reação de ligação fortalecida entre as moléculas presentes na córnea. Após a aplicação do colírio, o paciente recebe também a aplicação de radiação ultravioleta com potência ideal totalmente controlada sobre a córnea.

A luz ultravioleta (LUZ AZUL), quando em contato com a riboflavina, gera uma reação química que provoca a contração e união das fibras de colágeno, gerando novas ligações covalentes e fortalecendo a estrutura de sustentação do tecido corneano.

Como o crosslinking ajuda no tratamento do Ceratocone

A formação de novas ligações de colágeno na córnea deixam o tecido mais estruturado e firme, evitando a piora do Ceratocone. Com o fortalecimento do tecido da córnea, há uma interrupção do aumento progressivo de sua curvatura.

O crosslinking corneano é um procedimento que pode ser refeito, se necessário. Mas é importante dizer que ele não tem caráter refrativo – ou seja, ele não corrige a visão. Portanto, o crosslinking não elimina a necessidade de óculos ou lentes de contato para melhorar a qualidade da visão do paciente.

Quer saber mais?

O Núcleo de Excelência em Oftalmologia desenvolveu um infográfico completo, com tudo o que você precisa saber sobre o Ceratocone. Para acessar este conteúdo, basta clicar no link abaixo.

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco pelo telefone (31) 3235-0001, pelo WhatsApp (31) 9-7109-0445 ou pela Central de Atendimento em nosso site.