Notícias

05
Jun

Conheça as Lentes Intraoculares para Catarata – Cirurgia Premium

lentes-intraoculares-neo

Se você chegou até este artigo, isso quer dizer que você já recebeu alguns dos materiais especiais que o Núcleo de Excelência em Oftalmologia desenvolveu para você, que foi indicado para a Cirurgia de Catarata.

Sabemos o quanto receber a notícia de um diagnóstico de doença é preocupante, mas nós estamos aqui para te ajudar. Queremos que você esteja bem informado e confiante para seguir os próximos passos.

Fui diagnosticado com Catarata, e agora?

A Catarata é uma doença ocular progressiva, e que, na grande maioria dos casos, está associada ao processo natural de envelhecimento. A Catarata provoca a perda de transparência do Cristalino, uma lente natural do olho que responsável por levar a luz do ambiente exterior até a retina de forma correta.

Se você já recebeu o diagnóstico positivo, significa que você já passou por uma rotina completa de exames de Catarata que possibilitou ao médico oftalmologista identificar a doença e seu estágio de progressão. Agora é hora de pensar no tratamento da Catarata, que, como você já sabe, só pode ser feito através da Cirurgia de Catarata a Laser.

Por quê operar a Catarata?

Apesar de não ser uma doença de grande gravidade, a Catarata pode levar à perda total da visão quando não tratada. A catarata é a maior responsável pelos casos de cegueira em todo o mundo.

A boa notícia é que a visão pode ser recuperada através da Cirurgia de Catarata a Laser. Este é um procedimento médico seguro e que pode fornecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Leia aqui um artigo especial que preparamos com você com os Benefícios Da Cirurgia de Catarata a Laser.

Por quê fazer a Cirurgia de Catarata no Núcleo de Excelência em Oftalmologia?

A palavra cirurgia pode despertar medo quando não estamos preparados para ouvi-la. Entretanto, a Cirurgia de Catarata é um dos procedimentos oculares mais realizados em todo o mundo. Um levantamento recente indica que, por ano, sejam realizadas em média 400 mil cirurgias de Catarata somente no Brasil.

Atualmente apoiada nos maiores avanços tecnológicos, a Cirurgia de Catarata a Laser é um procedimento rápido, seguro e confortável para o paciente, que pode retomar a sua rotina normal em alguns dias. Leia aqui um artigo especial explicando Como é feita a Cirurgia de Catarata a Laser.

O Núcleo de Excelência em Oftalmologia realiza as Cirurgias de Catarata Personalizadas Premium em ambiente cirúrgico próprio, que conta com os mais modernos equipamentos disponíveis no mercado. Além disso, nossa equipe de oftalmologistas é especializada em saúde e tratamentos oculares, sempre antenada às novidades do mundo da Oftalmologia Moderna.

O diferencial da Cirurgia de catarata Premium

A Cirurgia de Catarata pode ser subdividida em 3 tipos, de acordo com a técnica usada e tipos de lente intraoculares disponíveis.

A Cirurgia de Catarata Comum usa bisturi e é feita manualmente pelo cirurgião, com uma variedade muito pequena de lentes intraoculares. A Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada é realizada totalmente a laser, com o auxílio de um equipamento de alta tecnologia e precisão, e que apresenta alguns tipos de lentes intraoculares disponíveis.

Já a Cirurgia de Catarata Personalizada Premium, realizada no Núcleo de Excelência em Oftalmologia, usa as mais recentes técnicas e maquinários disponíveis no mercado. O grande diferencial da Cirurgia de Catarata Premium é o uso de lentes intraoculares premium, que podem ser de vários tipos ou ter diversas funções, dependendo da necessidade do paciente.

Mas o que são lentes intraoculares?

As lentes intraoculares implantadas durante as Cirurgias de Catarata são lentes artificiais que substituem o cristalino que foi opacificado pela doença. São transparentes como o cristalino e, na sua maioria, flexíveis – depois de implantadas, farão a mesma função refrativa e restabelecerão uma visão de qualidade para o paciente.

Uma curiosidade:

As lentes intraoculares começaram a ser desenvolvidas de forma precária durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, os soldados mais jovens começaram a desenvolver Catarata secundária a traumas faciais e oculares. Para restabelecer a visão destes soldados, um médico começou a implantar lentes precariamente feitas de vidro nos olhos dos pacientes, que voltavam a enxergar muito mal, e sofrendo particularmente com o processo de recuperação pós operatório.

Com o avanço dos estudos oftalmológicos, e das tecnologias aplicadas, as lentes de contato ganharam novos formatos, novas funções, novos desenhos, novos materiais de fabricação. As lentes intraoculares premium podem, além de reverter a visão prejudicada pela Catarata, corrigir outros distúrbios oculares, como os Erros Refrativos – Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e, especialmente, a Presbiopia (conhecido como “vista cansada”).

Abaixo vamos explicar quais são os diversos tipos e funções das lentes intraoculares.

Tipos e funções das lentes intraoculares premium

  • Lentes Intraoculares Esféricas:
    São lentes produzidas no Brasil e que são feitas de um material mais rígido. Por ser mais rígida, estas lentes não são flexíveis e precisam de um corte maior na córnea para serem implantadas – demandando um tempo maior de recuperação do paciente.
  • Lentes Intraoculares Asféricas:
    São lentes produzidas fora do Brasil e feitas com um material mais maleável. Por serem flexíveis, estas lentes requerem um corte muito menor na córnea, o que facilita a recuperação do paciente no pós operatório. É uma lente que retoma a acuidade visual do paciente e aumenta a sensibilidade para diferenciar cores, alguns dos sintomas que mais atrapalham a rotina de quem tem Catarata.
  • Lentes Intraoculares Monofocais:
    As lentes monofocais são desenhadas para corrigir a acuidade visual de apenas uma das distâncias: para perto ou para longe. Por isso, são indicadas especialmente para os pacientes que usavam óculos para a correção de Miopia (que compromete a visão para longe) ou Hipermetropia (que compromete primariamente a visão para perto). Com o implante destas lentes, há uma diminuição significativa na dependência dos óculos para enxergar com qualidade, dando liberdade e conforto ao paciente.
  • Lentes Intraoculares Monofocais Tóricas:
    As lentes tóricas são lentes desenhadas mais especificamente para quem apresenta Astigmatismo antes do procedimento. Estas lentes podem corrigir a visão astigmata no pós cirúrgico, diminuindo significativamente a necessidade de óculos de correção para enxergar bem.
  • Lentes Intraoculares Multifocais:
    As lentes multifocais são assim chamadas porque fazem a correção simultânea da acuidade visual das visões para perto e para longe. É uma lente que tem uma estrutura peculiar: diferente das lentes monofocais, ela apresenta 2 pontos de foco diferentes, que são os responsáveis pela correção das distâncias (perto e longe). Esta lente pode diminuir significativamente a dependência de óculos no pós cirúrgico.
  • Lentes Intraoculares Multifocais Tóricas:
    São lentes de correção de foco duplo (longe e perto), indicado para os pacientes que apresentem visão distorcida por Astigmatismo. Também fazem a correção simultânea da acuidade visual, diminuindo a necessidade de uso de óculos de correção no pós operatório.
  • Lentes Intraoculares Trifocais:
    São as mais novas lentes intraoculares desenvolvidas com o avanço da tecnologia. Funciona como uma lente multifocal, mas com um ponto de foco a mais – ou seja, esta lente pode corrigir simultaneamente a acuidade visual de três distâncias: perto, intermediária e longe.

Qual é a melhor lente para o meu caso?

A palavra final sobre qual o melhor tipo de lente intraocular deve ser usado para corrigir a sua acuidade visual após a Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada Premium deve ser do seu oftalmologista.

Para definir qual é a melhor lente, ele deve considerar alguns fatores, como espessura da córnea, presença ou não de erros refrativos nas etapas pré operatórias, e o estilo de vida de cada paciente.

Quer saber mais sobre as lentes intraoculares?

Entre em contato com a equipe do Núcleo de Excelência em Oftalmologia agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre as lentes intraoculares premium para a sua cirurgia de catarata a laser personalizada.

fale-conosco-neo

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco pelo telefone (31) 3235-0001, pelo WhatsApp (31) 9-7109-0445 ou pela Central de Atendimento em nosso site.