Como se livrar dos Óculos de Grau

    Como se livrar dos óculos de grau, porque o acessório, uma solução tão importante para ajudar a manter a visão ajustada, não é uma preferência nacional.

    Há quem o utilize sempre, quem colecione vários modelos e aqueles que só esperam a oportunidade de deixá-los no passado.

    A libertação dos óculos de grau é realizada pela cirurgia refrativa a laser, tema especial deste artigo.

    Mas antes de abordá-lo, que tal entender um pouco melhor sobre um órgão tão importante e, ao mesmo tempo, tão subestimado: os olhos.

    Em seguida, você será informado sobre as questões mais significativas sobre miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia e o melhor: como curar-se delas.

    Curiosidades sobre os olhos humanos

    • Ver e comunicar: para executar cada uma dessas funções, o olho capricha em cada parte de seu funcionamento, por isso que tal descobrir as curiosidades sobre o olho humano?
    • O órgão tem cerca de 25 mm e pesa oito gramas e este peso acolhe aproximadamente 107 milhões de células, todos sensíveis à luz.
    • As características surpreendentes não terminam por aí: os músculos da região são os mais ativos do corpo; o que torna uma realidade piscar até cinco vezes em um único segundo. Aliás, o olho pisca mais de 5 milhões de vezes por ano.
    • Tudo para que você possa enxergar e, ao ver alguém que ama, as pupilas dilatam em até 45%.
    • Aproveitando o gancho, o próximo passo é compreender um pouco das doenças oculares que podem dificultar o reconhecimento de quem você ama. Vamos começar quando fica difícil reconhecê-lo de longe.

    Você pode entrar em contato com o Núcleo de Excelência em Oftalmologia e saber mais dos erros refrativos, basta enviar uma mensagem para nosso Whatsapp:

    agendamento de consulta pelo whatsapp

     

    O que é miopia?

    Resumidamente, o diagnosticado com miopia, sem partilhar de outras enfermidades oculares, vê objetos próximos com nitidez completa, enquanto que os objetos distantes parecem embaçados.

    A causa para o incômodo – uma deficiência capaz de atrapalhar, e muito, a vida –  pode ser um olho mais alongado que o necessário ou uma curvatura da córnea acima do normal. 

    Contudo, se você é míope, não se sinta só: de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, de 30 a 40% da população ocidental também sofre com dificuldades de enxergar de longe e existem vários exames de miopia para identificar a enfermidade. Como se livrar dos óculos de grau para voltar a enxergar de longe? Com a cirurgia refrativa.  

    Agora, chegou o momento de falar da hipermetropia, cujo sintoma principal é impedir a visualização de objetos próximos.

    O que é hipermetropia?

    Bom, acima nós já rompemos com o suspense: a doença se manifesta exatamente na dificuldade de enxergar de perto.

    É difícil conviver com ela, afinal, afeta diretamente o trabalho em frente ao monitor, a leitura da lousa durante a aula e até a interação via smartphone.

    Esse problema ocular também pode ser causado por alteração na curvatura da córnea ou um olho mais curto que o normal.

    Por fim, você já pode parar de questionar “hipermetropia tem tratamento?”. Existem três formas de cuidar da doença: com uso de óculos, de lentes de contato e também com a cirurgia refrativa, que pode colocar ponto final no uso de como se livrar dos óculos, você enxergar com qualidade.

    Para terminar, está na vez do astigmatismo.

    O que é astigmatismo?

    O astigmatismo é a união das doenças que abordamos até agora: é a dificuldade, concomitante, de ver bem de longe e de perto.

    Desta vez, a córnea possui curvaturas diferentes em meridianos ( raios ) com isso formando focos de imagens em diferentes pontos . 

    O tratamento para astigmatismo e outros detalhes dessa disfunção serão apresentados logo mais.

    O que é presbiopia?

    Menos conhecida, a presbiopia também gera problemas na visão, mas, normalmente, tem faixa etária certa.

    Também conhecida como vista cansada, a doença começa a agir a partir dos 40 anos e, até os 60, pode atingir o cume de amadurecimento, causando dificuldade de enxergar letras pequenas, de ver com nitidez objetos a uma distância normal e necessidade de mais luz para visualizar imagens.

    O motivo?

    Os músculos ciliares, com o passar do tempo, deixam de funcionar tão bem e dificultam que o cristalino, lente natural do olho, focalize as imagens da melhor maneira.

    Exames para diagnosticar miopia, astigmatismo e hipermetropia

    Para o médico oftalmologista, os sintomas apontados pelo paciente contribuirão significativamente para definir o diagnóstico, mas, além disso, alguns exames permitirão confirmar a suspeita médica. Entre eles, destacam-se:

    •         Acuidade visual (o famoso exame das letras pequenas);
    •         Pressão intraocular;
    •         De refração e de fundo de olho.

    Tratamento dos Erros Refrativos

    Depois de toda a nossa conversa, você já está preparado para conhecer mais um termo técnico e, para isso, nos antecipamos e respondemos sobre o que são erros refrativos nos olhos.

    Resumidamente, ocorre quando os feixes de luz são desviados e chegam com falhas de focalização na retina, gerando: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

    Quer saber todos os detalhes sobre os erros refrativos? Clique abaixo e faça o download do infográfico que preparamos!

    Como se livrar dos Óculos - Infográfico

    Como se livrar dos Óculos de Grau

    Para quem saber como se livrar dos óculos de grau, está na hora de saber como é possível enxergar bem e deixar o acessório no passado.

    A cirurgia refrativa pode ser realizada com duas técnicas, a LASIK E PRK. Ambas recorrem ao laser, suas diferenças estão na etapa anterior ao uso desse recurso.

    Na LASIK, a córnea é submetida a um primeiro corte, superfino, conhecido como flap; já na PRK, o tecido corneano recebe uma primeira raspagem em sua superfície.

    A boa notícia é: ambas as intervenções são rápidas, duram em média 15 minutos, são indolores e são consideradas extremamente seguras.

    Cuidados pré-operatórios

    Antes de realizar a cirurgia a laser para miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de uma consulta médica que esclareça todas as dúvidas dos pacientes, alguns exames para constatar a qualidade da córnea serão requeridos, entre eles: curva paquimétrica, topografia e tomografia da córnea e a pupilometria.

    Pós-Operatório

    Serão receitados colírios para complementar o período de recuperação que, vale a pena ressaltar, pode variar de paciente para paciente.

    Hospital de Olhos em Belo Horizonte

    No Núcleo de Excelência em Oftalmologia, o NEO, com três unidades em Minas Gerais, inclusive na capital, você encontra os mais bem preparados oftalmologistas de Belo Horizonte e ainda utiliza o seu convênio para ter um tratamento de qualidade!

    Especialistas em Erros Refrativos

    No NEO, você pode contar com especialista em miopia, astigmatismo e hipermetropia, adequando-se às suas particularidades.

    Agende já a sua consulta, via WhatsApp: 55 31 3235-0003. 

     

    agendamento de consulta pelo whatsapp

    Share and Enjoy !

    0Shares
    0 0