como-e-feita-a-cirurgia-de-catarata-neo

    Com o avanço da tecnologia, os procedimentos médicos vêm se beneficiando na busca por técnicas e práticas que sejam mais rápidos, seguros e confortáveis para os pacientes. Um dos procedimentos que mais evoluiu apoiado em novas tecnologias foi a Cirurgia de Catarata a Laser.

    Entendendo a Catarata

    A Catarata é uma doença ocular progressiva que provoca a perda de transparência do Cristalino e afeta a visão de forma gradativa. O cristalino é a lente natural do olho, transparente e maleável, que é responsável por enviar a luz que vem do ambiente exterior até a retina, dando sequência ao processo da visão.

    A perda de transparência do Cristalino acontece devido ao acúmulo de detritos em sua superfície. Estes detritos podem ser restos de células mortas, gordura ou resíduos de medicamentos.

    A maior parte dos casos de Catarata acontece na faixa etária acima dos 60 anos idade, associada ao processo natural de envelhecimento do corpo humano. Mas ela pode ocorrer de forma precoce em outras fases da vida, devido a traumas oculares ou doenças como a Diabetes.

    Exames de Catarata em Belo Horizonte

    A Catarata é uma doença progressiva, e os efeitos sobre a visão acontecem de forma gradativa. Em seus estágios mais avançados de desenvolvimento, o paciente apresenta os olhos esbranquiçados – geralmente já com perda significativa, se não total, da visão.

    O caráter progressivo pode dificultar o paciente de perceber a presença da Catarata. Mas, ao perceber que a visão está ficando embaçada, com halos de luz ou com as cores apagadas, é importante procurar um oftalmologista imediatamente. O diagnóstico só pode ser comprovado depois que o paciente realiza uma bateria completa de exames de Catarata, que podem determinar a presença e o estágio de evolução da catarata.

    Tratamento da Catarata = Cirurgia de Catarata a Laser

    A única forma de tratamento da doença é cirúrgica.

    A Cirurgia de Catarata a Laser é um procedimento cirúrgico rápido e seguro, que é totalmente realizado com apoio de equipamentos de alta tecnologia. Feito sem a necessidade de cortes ou suturas profundas, o paciente faz a cirurgia e volta para casa no mesmo dia.

    O procedimento faz a troca do cristalino opacificado por uma lente intraocular artificial, revertendo a catarata e devolvendo a visão do paciente.

    Como é feita a Cirurgia de Catarata a Laser – passo a passo

    A Cirurgia de catarata a Laser é, como dissemos anteriormente, um dos procedimentos médicos que mais se beneficiou do avanço da tecnologia. Hoje, o procedimento é todo feito a laser, sem a necessidade do uso de bisturis ou internação.

    Depois que o paciente realiza uma rotina de exames pré-operatórios, o cirurgião oftalmologista agenda a cirurgia. O paciente deve tomar alguns cuidados nos dias que precedem a cirurgia, como interromper o uso de lentes de contato, manter uma alimentação leve e descansar bem, especialmente na noite anterior.

    No dia da cirurgia, o paciente será encaminhado para a sala de pré-operatório, onde receberá algumas gotas de colírio anestésico, que minimizam qualquer desconforto para o paciente. Depois disso, o paciente é colocado em uma cadeira especial, quando passará por novas medições das estruturas oculares. A repetição dessas medidas garante a precisão do cirurgião durante o procedimento.

    Após as medidas, o cirurgião começa o procedimento da cirurgia de catarata a laser. Com a aplicação de um laser de precisão, o cirurgião faz um corte milimétrico no centro da córnea, máximo 2 milímetros, e passa por este corte um aparelho chamado facoemulsificador, um equipamento de emissão de pulsos vibratórios curtos, que tem a função de quebrar o cristalino opacificado em pedaços minúsculos, que depois serão aspirados.

    Após a retirada do cristalino, o cirurgião fará a implantação da lente intraocular indicada para cada caso. A inserção da lente é feita através da mesma abertura inicial, que se fechará sozinha em alguns dias.

    Finalizado o procedimento, o paciente ficará em observação por algumas horas, apenas para garantir que não haja nenhuma complicação pós operatória. Antes de ser liberado para ir para casa, o paciente receberá uma série de recomendações pós operatórias, que serão essenciais para uma boa e rápida recuperação.

    Os três tipos de cirurgia de catarata

    A cirurgia de catarata tem o objetivo único de substituir o cristalino opacificado. Mas ela pode ter diferentes nomes, de acordo com a técnica utilizada. São elas:

    • Cirurgia de Catarata Comum: não há o uso de laser, e o procedimento é todo feito manualmente. Há uso de bisturi e cortes mais profundos, requer um tempo maior de recuperação e apresenta poucos tipos de lentes intraoculares disponíveis;
    • Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada: é o procedimento que descrevemos acima. Faz uso de laser, apoiado em equipamentos de alta precisão, e que dão mais segurança ao paciente. Apresenta alguns tipos diferenciados de lentes intraoculares;
    • Cirurgia de Catarata Personalizada Premium: é uma modalidade mais diferenciada de cirurgia de catarata a Laser, que faz uso dos mais modernos equipamentos para este procedimento. Além disso, possui uma ampla variedade de tipos de lentes intraoculares disponíveis, que são capazes de reverter não apenas a Catarata, mas também quaisquer erros refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia), presentes antes do procedimento.

    Aproveite para saber mais sobre a Catarata com um infográfico completo que desenvolvemos para você. Para ter acesso a este material, basta clicar no link abaixo

    ebook-03-neo-email

    Ficou com alguma dúvida?

    Fale conosco pelo telefone (31) 3235-0003 ou pela Central de Atendimento em nosso site.

    Share and Enjoy !

    0Shares
    0 0