Acho que tenho Retinopatia Diabética, quais exames devo fazer?

exames de retinopatia diabética

    Para diagnosticar a retinopatia diabética, o oftalmologista precisa realizar os seguintes exames:

    Mapeamento de Retina: Oftalmoscopia binocular indireta, que permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo de olho como retina, disco óptico, vasos e o vítreo. O Mapeamento de Retina nos permite diagnosticar e avaliar a evolução de doenças sistêmicas como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, doenças reumatológicas entre outras.

    Retinografia Colorida: consiste em fotografar o fundo de olho para
    documentar alterações na retina ou disco óptico, fundamental no diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina ou glaucoma.Retinografia Colorida

     

     

     

     

     

    Retinografia Fluorescente (Angiofluoresceinografia): analisa a retina, coróide e vasos sanguíneos através de fotos obtidas com iluminação especial e uso de filtros. O exame utiliza um contraste chamado fluoresceina injetado em acesso venoso no braço. Quando este contraste circula pelos vasos do olho é feito fotografias em diferentes tempos, em que é possível diagnosticar e acompanhar doenças como retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.

    Retinografia Fluorescente

     

     

     

     

     

    OCT (Tomografia de Coerência Óptica): imagens da retina obtidas por esse equipamento de alta resolução são amplificadas, sendo possível avaliar com detalhes as camadas retinianas e alterações do diabetes, mesmo que iniciais. Muito importante para o diagnóstico do edema macular diabético e no acompanhamento do seu tratamento. A última tecnologia da tomografia são os tomógrafos denominados spectrais, com maior resolução.

    OCT (Tomografia de Coerência Óptica)

     

     

     

     

    OCT-A (Angio-OCT): um grande avanço na área para estudo da vascularização da retina, permite estudar os vasos profundos e superficiais
    da retina sem a necessidade de infusão de contraste.

    OCT-A (Angio-OCT)

    Quando os exames devemser feitos?

    As pessoas portadoras de diabetes devem realizar exame oftalmológico com dilatação da pupila pelo menos uma vez ao ano. Quando a retinopatia diabética é diagnosticada, exames mais freqüentes são necessários, conforme orientação do oftalmologista.

    Recomenda-se que mulheres grávidas e com diabetes façam exame oftalmológico assim que identificarem a gravidez, pois a retinopatia pode progredir rapidamente durante a gestação.

    Exame para usar óculos só deve ser realizado se o nível de glicose no sangue estiver sob controle. Mudanças súbitas no nível de açúcar no sangue podem provocar visão flutuante em ambos os olhos, mesmo na ausência de retinopatia.

    Um paciente portador de diabetes deve fazer exame oftalmológico imediatamente se perceber que desenvolveu alguma alteração na visão.

    Baixe o conteúdo gratuito sobre Retinopatia Diabética, um livro digital completo para você tirar todas as suas dúvidas:

    guia-retinopatia-neo

    Você tem dúvidas sobre os exames de retinopatia diabética? Fale conosco pelo telefone (31) 3235-0003 ou pela nossa Central de Atendimento.

    Share and Enjoy !

    0Shares
    0 0