A Importância do Tratamento do Ceratocone

tratamento-do-ceratocone-neo-bh

A Medicina é uma das áreas que têm maior tema de pesquisa dentro do ambiente de internet. O acesso rápido à informação deixou as pessoas mais perto de conhecerem a sua própria saúde. Normalmente isso é bom, mas este hábito pode ser bastante prejudicial especialmente no que se refere à saúde ocular. Doenças oculares que se desenvolvem de forma pouco sintomática, como o Ceratocone, por exemplo, não serão percebidas pelo paciente até que a qualidade da visão já tenha diminuído o suficiente para deixar a vida mais difícil.

Ceratocone – por quê é importante tratar

O Ceratocone é uma doença que afeta a estrutura da córnea, deixando-a mais instável, fina e mais curvada. O aumento da curvatura da córnea tem efeitos diretos sobre a qualidade da visão, já que a córnea é a principal lente natural do olho, responsável por fazer a luz chegar corretamente até a retina e completar o processo da visão. É uma doença que tem desenvolvimento silencioso, principalmente em seus estágios iniciais. O aumento de curvatura corneana apresenta seus efeitos principalmente na qualidade da visão, que vai ficando embaçada e distorcida.

Tratar o Ceratocone, assim como todas as outras doenças, é importante. Não apenas porque é uma patologia e que afeta os olhos diretamente, mas também porque os efeitos sobre a qualidade de vida são bastante significativos.

Curiosidade

Há um dado que é, ao mesmo tempo, curioso e preocupante.

Mesmo com o acesso fácil à informação, grande parte dos pacientes que recebem o diagnóstico de Ceratocone acabam não tratando a doença, e deixam que o Ceratocone evolua até o ponto em que a visão já está bastante comprometida.

O Ceratocone tem tratamento – e o tratamento é feito a longo prazo, até que a sua progressão possa ser controlada. E a qualidade da visão do paciente está associada à sua evolução. Em seus estágios mais avançados, o paciente chega a precisar corrigir mais de 20 dioptrias – conhecidos como graus – de visão. E esta baixa visão impacta diretamente a qualidade de vida.

Tratamento do Ceratocone

O Ceratocone é uma doença progressiva e o tratamento se baseia na oferta de uma visão de qualidade ao paciente, juntamente com a interrupção e estabilização de seu quadro evolutivo.

Existem algumas técnicas que podem ser aplicadas no controle do Ceratocone, e cada técnica é aplicada de acordo com o estágio de evolução da doença e qualidade visual do paciente.

O tratamento nos estágios mais iniciais, no que se refere à correção da acuidade visual, o uso de óculos pode ser muito eficaz. O próximo passo é a correção da visão com uso de uma infinidade de opções de lentes de contato especiais, como exemplo as lentes ESCLERAIS – lentes de contato rígidas de maior diâmetro e conforto e que podem, até em casos mais avançados, garantir excelente correção da acuidade visual.

Existem outras duas técnicas especiais que podem ser aplicadas: o crosslinking de córnea e Implante de Anel de Ferrara. O crosslinking é um procedimento que utiliza radiação UV + riboflavina para o reforço das fibras de colágeno da córnea nos casos de pacientes com progressão documentada. Já o implante de Anel de Ferrara é a aplicação de uma estrutura acrílica por dentro das camadas da córnea, para que ela fique menos pontuda e mais regular, na tentativa de melhorar a qualidade visual, naqueles pacientes que não respondem bem ao uso de óculos ou lentes de contato. Estudos mais recentes também sugerem que o implante dos segmentos de anel também podem auxiliar na estabilização da progressão da doença.

A última linha de defesa contra o Ceratocone, quando todas as outras técnicas não tiverem mais os efeitos desejados na interrupção de sua evolução, é o transplante de córnea, que também tem bom índice de recuperação visual na maioria dos casos.

Quer entender melhor o que é o Ceratocone e como é feito o tratamento?

O Núcleo de Excelência em Oftalmologia desenvolveu um guia exclusivo, com tudo o que você precisa saber sobre a doença. Clique no link abaixo e acesse já nosso Guia Completo sobre Ceratocone.

Não deixe para enxergar melhor amanhã quando você pode enxergar melhor hoje

Apesar de ser uma doença pouco inflamatória e que não está associada à perda completa da visão, o Ceratocone precisa ser tratado assim que se recebe o diagnóstico.

Os efeitos sobre a qualidade da visão podem ser devastadores – e impossibilitar que o paciente tenha uma vida normal. Interromper a doença em seus estágios iniciais é a melhor forma de manter uma boa qualidade de vida, e conviver bem com esta doença.

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco pelo telefone (31) 3235-0001, pelo WhatsApp (31) 9-7109-0445 ou pela Central de Atendimento em nosso site.