tratamento-do-ceratocone-neo-bh

A Importância do Tratamento do Ceratocone

A Medicina é uma das áreas que têm maior tema de pesquisa dentro do ambiente de internet. O acesso rápido à informação deixou as pessoas mais perto de conhecerem a sua própria saúde. Normalmente isso é bom, mas este hábito pode ser bastante prejudicial especialmente no que se refere à saúde ocular. Doenças oculares que se desenvolvem de forma pouco sintomática, como o Ceratocone, por exemplo, não serão percebidas pelo paciente até que a qualidade da visão já tenha diminuído o suficiente para deixar a vida mais difícil.

Ceratocone – por quê é importante tratar

O Ceratocone é uma doença que afeta a estrutura da córnea, deixando-a mais instável, fina e mais curvada. O aumento da curvatura da córnea tem efeitos diretos sobre a qualidade da visão, já que a córnea é a principal lente natural do olho, responsável por fazer a luz chegar corretamente até a retina e completar o processo da visão. É uma doença que tem desenvolvimento silencioso, principalmente em seus estágios iniciais. O aumento de curvatura corneana apresenta seus efeitos principalmente na qualidade da visão, que vai ficando embaçada e distorcida.

Tratar o Ceratocone, assim como todas as outras doenças, é importante. Não apenas porque é uma patologia e que afeta os olhos diretamente, mas também porque os efeitos sobre a qualidade de vida são bastante significativos.

Curiosidade

Há um dado que é, ao mesmo tempo, curioso e preocupante.

Mesmo com o acesso fácil à informação, grande parte dos pacientes que recebem o diagnóstico de Ceratocone acabam não tratando a doença, e deixam que o Ceratocone evolua até o ponto em que a visão já está bastante comprometida.

O Ceratocone tem tratamento – e o tratamento é feito a longo prazo, até que a sua progressão possa ser controlada. E a qualidade da visão do paciente está associada à sua evolução. Em seus estágios mais avançados, o paciente chega a precisar corrigir mais de 20 dioptrias – conhecidos como graus – de visão. E esta baixa visão impacta diretamente a qualidade de vida.

Tratamento do Ceratocone

O Ceratocone é uma doença progressiva e o tratamento se baseia na oferta de uma visão de qualidade ao paciente, juntamente com a interrupção e estabilização de seu quadro evolutivo.

Existem algumas técnicas que podem ser aplicadas no controle do Ceratocone, e cada técnica é aplicada de acordo com o estágio de evolução da doença e qualidade visual do paciente.

O tratamento nos estágios mais iniciais, no que se refere à correção da acuidade visual, o uso de óculos pode ser muito eficaz. O próximo passo é a correção da visão com uso de uma infinidade de opções de lentes de contato especiais, como exemplo as lentes ESCLERAIS – lentes de contato rígidas de maior diâmetro e conforto e que podem, até em casos mais avançados, garantir excelente correção da acuidade visual.

Existem outras duas técnicas especiais que podem ser aplicadas: o crosslinking de córnea e Implante de Anel de Ferrara. O crosslinking é um procedimento que utiliza radiação UV + riboflavina para o reforço das fibras de colágeno da córnea nos casos de pacientes com progressão documentada. Já o implante de Anel de Ferrara é a aplicação de uma estrutura acrílica por dentro das camadas da córnea, para que ela fique menos pontuda e mais regular, na tentativa de melhorar a qualidade visual, naqueles pacientes que não respondem bem ao uso de óculos ou lentes de contato. Estudos mais recentes também sugerem que o implante dos segmentos de anel também podem auxiliar na estabilização da progressão da doença.

A última linha de defesa contra o Ceratocone, quando todas as outras técnicas não tiverem mais os efeitos desejados na interrupção de sua evolução, é o transplante de córnea, que também tem bom índice de recuperação visual na maioria dos casos.

Quer entender melhor o que é o Ceratocone e como é feito o tratamento?

O Núcleo de Excelência em Oftalmologia desenvolveu um guia exclusivo, com tudo o que você precisa saber sobre a doença. Clique no link abaixo e acesse já nosso Guia Completo sobre Ceratocone.

Não deixe para enxergar melhor amanhã quando você pode enxergar melhor hoje

Apesar de ser uma doença pouco inflamatória e que não está associada à perda completa da visão, o Ceratocone precisa ser tratado assim que se recebe o diagnóstico.

Os efeitos sobre a qualidade da visão podem ser devastadores – e impossibilitar que o paciente tenha uma vida normal. Interromper a doença em seus estágios iniciais é a melhor forma de manter uma boa qualidade de vida, e conviver bem com esta doença.

Ficou com alguma dúvida?

Fale conosco pelo telefone (31) 3235-0001 ou pela Central de Atendimento em nosso site.

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support