A Catarata Tem Cura

Catarata Tem Cura? Ao longo da vida, é natural ocorrer o desgaste de algumas estruturas corporais, inclusive das oculares. Uma enfermidade que está muito relacionada à idade, por exemplo, é a catarata: após os 60 anos, metade da população manifesta a doença. A boa notícia, entretanto, que vamos compartilhar com você neste artigo é a de que a catarata tem cura! Prepare-se, então, para recuperar a qualidade da sua visão com o melhor da tecnologia oftalmológica.

O que é catarata?

Existe uma lente ocular indispensável para a nossa capacidade de enxergar, o nome dela é cristalino. Durante a vida, especialmente por volta dos 40 anos, essa lente passa a ter alterações de espessura e diâmetro, dificultando sua principal função: focar imagens em distâncias variadas, portanto o  cristalino fica disfuncional.

Resumidamente, esse processo causa opacidade, inicialmente lenta, no cristalino. Gerando, se não tratada, cegueira no paciente. Aliás, vale ressaltar: a catarata é uma das principais causas da perda da visão no mundo.

Sinais da catarata nos olhos

Após detalhar quais são os motivos clínicos que levam ao desenvolvimento da doença, vamos a um dos itens mais importantes: os sintomas.

Ficar atento a possíveis mudanças na visão e nos olhos é uma forma de cuidado essencial para adiantar o diagnóstico e, consequentemente, para o tratamento da catarata ocular.

O paciente, devido à perda de transparência do cristalino, passará a demonstrar os seguintes sinais:

  •         Visão embaçada;
  •         Passa a ver brilhos nas imagens;
  •         Sensibilidade à luz;
  •         Perda de foco;
  •         Dificuldade para realizar tarefas como dirigir, ler e até andar.

Catarata tem Cura – Como se prevenir?

Com alguns cuidados simples no dia a dia, é possível prevenir o aparecimento da doença.

  •         Para começar, existe uma relação entre a exposição à luz solar e a catarata, assim, o uso de óculos de sol é um parceiro muito importante para proteger os olhos de futuros danos.
  •         Evitar o uso de colírios sem prescrição médica, é outro cuidado que ajuda a manter os olhos mais saudáveis. Ressaltamos que colírios a base de corticoides devem sempre ser utilizados com cautela e acompanhamento médico, pois em médio prazo pode gerar complicações oculares;
  •         O vício em tabaco é outro inimigo para quem deseja evitar a catarata, assim como outras patologias sérias;
  •         Por fim, manter na dieta alimentos ricos em vitamina A. De acordo com pesquisas, ela protege os olhos da catarata.

Exames de catarata

O oftalmologista em Belo Horizonte, de acordo com cada paciente, pedirá exames específicos. O exame da lâmpada de fenda, por exemplo, permite que o médico observe a parte interior do olho, inclusive o cristalino e avalie a região.

Para a confirmação do diagnóstico, ainda é possível solicitar: teste de acuidade visual, mapeamento da retina, oftalmoscopia, tomografia ocular entre outros.

Tratamento da catarata

A catarata tem tratamento graças à cirurgia de catarata. Só no Brasil são realizadas 500 mil operações por ano. O procedimento cirúrgico consiste em remover a lente opaca e substituir por uma lente artificial chamada LIO – lente intraocular.

Atualmente, com os primeiros sinais de catarata é possível realizar a cirurgia; isso impede que a doença evolua e deixe sequelas permanentes, além de contribuir para a qualidade de vida do paciente.

Cirurgia de Catarata a Laser

Neste procedimento, cada olho é medido e mapeado individualmente, utilizando um laser automatizado. O Laser é equipado com um sistema exclusivo de controle de software que analisa as imagens de OCT de alta resolução feitas do olho, ajudando o cirurgião a personalizar a cirurgia de catarata sem traumas para os olhos do paciente e sem deixar de atender suas necessidades.

Nós, do Núcleo de Excelência em Oftalmologia, temos orgulho de ser pioneiros referência e um dos 55 centros no Brasil a possuir essa tecnologia e certificados. 

Cuidados Pré-Operatórios

Muito importante a avaliação da saúde geral do paciente antes de ser submetido a cirurgia . Isso contribui para o sucesso do procedimento . 

Pós-Operatório da Catarata

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais modernos da oftalmologia. Antigamente, após a operação, o paciente precisava permanecer no escuro e trocar constantemente de curativos.

Atualmente, o procedimento ocorre em até 30 min, não tem ponto e a alta ocorre no mesmo dia da cirurgia e, além disso, em até 7 dias o paciente pode retomar à rotina.

Presente para você

Se você ainda está pensando “tenho catarata e agora?”, faça o download do nosso guia completo sobre cirurgia de catarata a laser e esclareça todas as suas dúvidas agora: 

Guia Catarata tem Cura

Hospital de Olhos em Belo Horizonte

Provavelmente, você começou a ler este artigo pensando: “Tenho catarata nos olhos, quando operar?”. Agora que já sabe a resposta, está na hora de saber onde encontrar um especialista em catarata.

No Núcleo de Excelência em Oftalmologia, o NEO, você encontra os mais bem preparados oftalmologistas em Belo Horizonte. Contamos com três unidades de atendimento, Belo Horizonte, Venda Nova e Ribeirão das Neves, aproveite para conhecer todos os planos de saúde que aceitamos em nossas clínicas.

Além dessas facilidades, temos mais uma: agende sua consulta via WhatsApp. Envie sua mensagem agora: 31 3235-0001!

Agendamento Catarata Tem Cura

 

Especialista em catarata: Dr. Rodrigo Versiani

Agora que você já sabe que o NEO é o seu hospital de olhos em Belo Horizonte e que a catarata tem cura, conheça melhor sobre o nosso diretor técnico, ele é quem garante a qualidade dos atendimentos e tratamentos que realizamos:

  •         Formado em Medicina na Universidade Estadual de Montes Claros;
  •         Residente em oftalmologia pela Santa Casa de Belo Horizonte – MG;
  •         Fellow em retina e vítreo na Santa Casa de Belo Horizonte – MG e Universidade Federal de Minas Gerais – Hospital São Geraldo;
  •         Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
  •         Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo;
  •         Membro da Academia Americana de Oftalmologia.
  •         Experiencia : mais de 10.000 procedimentos de catarata já realizados.

Agora que você já sabe que a Catarata tem Cura, agende já sua consulta via WhatsApp: 31 3235-0001 e aproveite tudo o que o NEO tem a oferecer!

Atendimento Catarata Tem Cura

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support