cirurgia-de-catarata-a-laser-neo

    Por quê operar a Catarata? Esta é uma das maiores dúvidas de quem acabou de passar pelo oftalmologista e recebeu o diagnóstico da doença. A palavra cirurgia gera medo nos primeiros momentos, mas nós, do Núcleo de Excelência em Oftalmologia, queremos te ajudar a tomar esta importante decisão.

    O que é a Catarata?

    A Catarata é uma das doenças oculares mais comuns em todo mundo. Maior responsável pelos casos de perda de visão em todo o mundo, a Catarata é a doença que provoca a perda de transparência do cristalino, uma das lentes naturais dos olhos, afetando diretamente a qualidade e a capacidade de visão do paciente.

    A perda de transparência do Cristalino está, na grande maioria dos casos, associada ao processo natural de envelhecimento do corpo humano. O cristalino, que tem uma superfície de topografia irregular, acaba acumulando detritos – restos de células mortas, gordura, detritos de medicamentos, etc. – que são os responsáveis por esta perda de transparência.

    Para entender melhor o que é a doença, clique aqui.

    Quer saber o Valor da Cirurgia de Catarata a Laser? Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe:

    cirurgia de catarata a laser neo

    Como a catarata afeta a visão

    A principal função do Cristalino dentro dos olhos é levar os feixes de luz do ambiente exterior, e que foram previamente filtrados pela córnea e pela pupila, até a retina, membrana de fotorreceptores que fica localizada no fundo (segmento posterior) do olho. O cristalino é translúcido e maleável, fazendo o ajuste do ponto focal das imagens, para que a retina consiga processar as informações de forma correta.

    Quando o cristalino fica opacificado pelo acúmulo de detritos, os raios de luz não conseguem chegar à retina, e o processo da visão fica comprometido.

    O caráter progressivo da Catarata faz com que a perda de acuidade e campo visual não seja percebida de forma tão imediata. Os sintomas associados ao desenvolvimento da Catarata são visão embaçada ou desfocada, perda de capacidade de enxergar e distinguir cores, halos e queda significativa na visão noturna e em ambientes mais escuros.

    É importante ressaltar que o diagnóstico da Catarata só pode ser identificado por um oftalmologista especializado, e somente depois que o paciente realiza uma bateria de exames de Catarata para determinar a presença e evolução da doença.

    Tratamento cirúrgico da Catarata

    Apesar de poder levar à perda total da visão quando não tratada, a Catarata pode ser revertida e o paciente pode voltar a enxergar com qualidade. A única forma de tratamento da Catarata é a Cirurgia de Catarata a Laser – procedimento que realiza a substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial.

    O procedimento é totalmente feito com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia e precisão, em ambiente cirúrgico, e de forma pouco invasiva. Dessa forma, os riscos da Cirurgia de Catarata são praticamente eliminados. É um dos procedimentos médicos mais seguros.

    Benefícios da Cirurgia de Catarata

    Como dissemos anteriormente, a Catarata vai diminuindo gradativamente a acuidade e campo visual do paciente. Esta queda na visão tem impacto direto sobre a qualidade de vida de quem tem a doença. Por isso, vamos apresentar aqui alguns benefícios da Cirurgia de Catarata para quem foi indicado para o procedimento, mas ainda está em dúvida do quê fazer.

    • Aumento da qualidade de vida

    Uma boa visão é sinônimo de boa qualidade de vida – as tarefas diárias ficam prejudicadas quando o paciente tem Catarata. Muitas vezes os pacientes deixam de realizar algumas atividades à medida em que a visão vai sendo prejudicada. Após a Cirurgia de Catarata, o paciente volta a enxergar com qualidade e pode voltar à sua rotina diária normalmente, sem se preocupar com o esforço visual.

    • Independência

    A maioria dos pacientes de Catarata está na faixa etária acima dos 60 anos de idade, já que, na maioria dos casos, a doença está relacionada ao processo natural de envelhecimento do corpo. À medida em que a doença vai evoluindo, a qualidade da visão vai diminuindo significativamente e isso interfere com a rotina diária. É bastante comum que o paciente apresente alguma dependência de terceiros para conseguir realizar algumas atividades.

    Após a Cirurgia de Catarata, o paciente reganha a boa visão e pode levar uma vida mais independente, sem precisar do auxílio de outras pessoas de forma tão constante.

    • A Cirurgia é toda feita a Laser

    A Oftalmologia Moderna se apóia no avanço constante da tecnologia, que sempre buscando novas técnicas que sejam mais eficazes e seguras para os pacientes. A Cirurgia de Catarata é um dos procedimentos que mais se beneficia destes avanços tecnológicos. Hoje, o procedimento é feito totalmente a laser, sem a necessidade de uso de bisturis, cortes profundos ou métodos mais invasivos. A vantagem de ser todo a laser é que a Cirurgia de Catarata é mais segura e confortável para o paciente, além de ter diminuídos os riscos de complicações durante a cirurgia.

    • A cirurgia leva, em média, de 15 a 20 minutos – e você volta para casa no mesmo dia

    Eis outra vantagem do avanço tecnológico para a Cirurgia de Catarata. Como não há cortes ou suturas, o procedimento é super rápido – levando, em média, de 15 a 20 minutos. Além disso, no pós cirúrgico, o paciente precisa apenas ficar em observação em uma sala por algumas horas, e depois estará liberado para ir para casa, sem precisar ficar internado.

    • Tempo de recuperação menor

    O tempo de recuperação de uma cirurgia tem uma íntima relação com a técnica utilizada no procedimento: quanto mais invasiva for a técnica, maior será o tempo de recuperação. No caso da catarata, o tempo de recuperação da Cirurgia de Catarata a Laser é bem menor, já que é um procedimento que não requer cortes profundos. Seguindo as orientações médicas, o paciente retorna às suas atividades normais em alguns dias.

    • Dá pra ficar livre dos óculos ao mesmo tempo

    Além da visão prejudicada pela Catarata, é bastante comum que o paciente apresente também outro distúrbio da visão, como os Erros Refrativos – Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia. A Cirurgia de Catarata pode resolver isso também. Existem vários tipos de lentes intraoculares que podem ser implantadas durante o procedimento, e que podem corrigir a visão para perto ou para longe, diminuindo consideravelmente a necessidade do uso de óculos no pós cirúrgico. Fale com os nossos oftalmologistas especializados e veja qual é a lente intraocular mais indicada para o seu caso.

    Resumindo:

    A Cirurgia de Catarata a Laser é a melhor opção para quem está com a visão prejudicada pela doença. É um procedimento rápido, seguro, confortável para o paciente, e que pode devolver a boa visão e uma boa qualidade de vida para quem tem Catarata.

    Por isso, se você já foi indicado para a Cirurgia de Catarata, não perca mais tempo. Agende já seus exames pré-operatórios e seu procedimento com a equipe de especialistas em saúde ocular do Núcleo de Excelência em Oftalmologia.

    Quer saber o Valor da Cirurgia de Catarata a Laser? Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe:

    cirurgia de catarata a laser neo

    Share and Enjoy !

    0Shares
    0 0