Logo-NEO-final

Guia Completo Sobre o Ceratocone

Para adquirir este Guia é necessário que preencha o formulário abaixo

ceratocone-guia-neo

Material Gratuito

arrow-down

Os especialistas em Ceratocone do Núcleo de Excelência em Oftalmologia desenvolveram um guia completo e exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre esta doença ocular: o que é, causas, sintomas, exames e tratamentos.

O que é Ceratocone?

Ceratocone é a doença dos olhos que afeta a córnea, provocando o afinamento do tecido corneano e aumentando sua curvatura. De aspecto multifatorial, a doença em uma parcela dos casos têm história familiar presente (em torno de 8%). Afeta sempre os dois olhos, raramente podendo acometer somente um deles. O que acontece na maioria dos casos é uma evolução de forma assimétrica.

Sintomas do Ceratocone

A progressão do Ceratocone é muitas vezes assintomática em seus estágios iniciais, dificultando um diagnóstico precoce. Costuma ter início na primeira e segunda década de vida e em outros casos já em adultos jovens; Crianças podem portanto já apresentar sinais clínicos presentes, principalmente naqueles casos relacionados com evolução desfavorável. Com o avanço da doença, o paciente pode apresentar aumento contínuo de Astigmatismo ou Miopia, com queda acentuada da qualidade da visão. (visão distorcida e com diversas aberrações de alta ordem) que muitas vezes não são compensadas somente com o uso de óculos. 

Como é o Diagnóstico?

O caráter progressivo e assintomático do Ceratocone dificulta a identificação da doença em seus estágios iniciais. Por isso, o diagnóstico preciso e o acompanhamento relacionado a progressão só pode ser realizado por um oftalmologista especializado, depois de uma avaliação minuciosa, exames avançados específicos, que são capazes de determinar precisamente tanto quantitativamente (em números), quanto qualitativamente (em uma série de gráficos e desenhos representativos da córnea) a estrutura e espessura corneana. À partir daí, os tratamentos podem ser corretamente indicados.

O Ceratocone pode ser controlado?
Por ser uma doença progressiva, o Ceratocone não tem uma cura pontual, mas a evolução da doença pode ser controlada ou interrompida. Os três pilares do tratamento são: 1) Promover uma visão de qualidade; 2) Acompanhamento periódico e controle da progressão; 3) Controle de fatores associados à pior evolução (como ex: alergia);
Portanto, existem diferentes formas de tratamento para o Ceratocone, que visam controlar a doença e recuperar ou manter a qualidade de vida do paciente.

Como é o Tratamento?

Além do uso de óculos para a correção da acuidade visual, o tratamento do Ceratocone pode utilizar técnicas diferentes para cada estágio de evolução da doença. Muitas vezes, somente o uso de óculos não oferece uma boa qualidade visual. Portanto, o uso de lentes de contato Rígidas Gás Permeáveis (RGP) especiais para ceratocone e/ou a técnica cirúrgica de implante de Anel intra-estromal podem oferecer melhores resultados na qualidade visual. Em casos muito avançados, principalmente aqueles já com cicatrizes corneanas densas, que são somente uma pequena parcela dos casos, o transplante de córnea é indicado.

arrow-down

Tire suas dúvidas!

Restou ainda alguma dúvida sobre Ceratocone? Preencha o formulário e envie para nós.

© Núcleo de Excelência em Oftalmologia 

Desenvolvido com WTA3