O Glaucoma é uma doença ocular considerada perigosa, porque ataca silenciosamente.
O aumento da pressão intraocular nem sempre será percebido pelo paciente, e que apresenta-se assintomática na maior parte do tempo.
Por isso, o acompanhamento oftalmológico regular é extremamente importante. O controle da doença pode evitar sequelas severas, como a perda da visão em caráter permanente.
Em uma consulta de rotina de um paciente com Glaucoma, alguns exames precisam ser realizados. Estes exames devem incluir a aferição da pressão ocular, a acuidade visual com correção, avaliação do nervo óptico e espessura corneana.
Os exames realizados para diagnóstico e acompanhamento do paciente são:
Paquimetria Corneana: A Paquimetria faz a avaliação da espessura do tecido corneano, importante para correção da medida da pressão ocular ;
Tonometria: exame de aferição da pressão intra ocular. Existem vários aparelhos para fazer está medição o considerando padrão ouro é a Tonometria de Aplanação, podendo também ser aferida a pressão com Tonometro de Pascal, Tonometro de Sopro, entre outros aparelhos;
Gonioscopia (Avaliação do Ângulo da Câmara Anterior): exame que faz uma avaliação da área conhecida como Ângulo da Câmara Anterior, que é o ângulo formado entre a Íris e a Córnea. O exame usa lâmpada de fenda e lentes de aumento, para analisar e identificar anomalias.Local onde ocorre a drenagem do líquido intra ocular ;
Curva Diária de Pressão Ocular: medição da pressão intra ocular de forma consistente, sendo realizado em vários horários do dia. Importante para verificar a flutuação da pressão ocular ;
Campimetria Computadorizada ( Campo visual ou Perimetria ): exame que avalia o campo visual do paciente, estipulando a função das células nervosas da retina, danificadas pelo glaucoma.
OCT ( Tomografia de Coerência Óptica ) : considerado hoje o exame mais importante para o diagnóstico e também para o acompanhamento do glaucoma. Avalia de forma direta e com muito detalhe , o disco óptico e sua estrutura , a camada de fibras nervosas peri disco óptico e também o complexo de células ganglionares da região macular.
Lembre-se: o Glaucoma é assintomático na maior parte do tempo. Por isso, manter a pressão intra ocular sob controle é importante. E a medição da pressão intra ocular só pode ser feita por um médico oftalmologista especialista em glaucoma.
Por isso, agende já uma consulta com os especialistas do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte e já se programe para fazer a sua rotina de exames diagnósticos de Glaucoma.
Veja abaixo os vídeos sobre exames de Glaucoma e como são realizados:
Avaliação do ângulo da câmara anterior (pelo G6 pelo OCT);
Assista o vídeo da tecnologia ANGIOPLEX OCT