exames-de-ceratocone-neo

Exames de Ceratocone

O Ceratocone é uma doença considerada potencialmente grave. Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de outros achados oculares, como o Astigmatismo regular, o diagnóstico só pode ser definido depois de realizar alguns Exames de Ceratocone.

Um oftalmologista pode suspeitar do diagnóstico de Ceratocone quando o paciente começa a apresentar queixas de baixa visão, com uma frequência maior, mesmo com óculos. Geralmente, nestes casos, a doença já se apresenta em estágio evolutivo moderado. Nos estágios mais iniciais, o diagnóstico só é possível com avaliação especializada e exames adequados.

Com o avanço da tecnologia, a Oftalmologia Moderna pode contar com aparelhos que podem apresentar, com precisão, as reais condições da córnea, medindo curvatura, elevação, formato e espessura do tecido corneano. Estes dados são extremamente importantes para detectar e conduzir as formas iniciais do Ceratocone, também conhecidas como estágios subclínicos.

A Importância do Diagnóstico Precoce

O diagnóstico precoce de qualquer doença é sempre importante, e no caso do ceratocone não é diferente. Lembre-se que o Ceratocone é uma doença muitas vezes progressiva, que vai piorando a qualidade da visão gradativamente. Identificar e diagnosticar o Ceratocone em seus estágios iniciais possibilita retardar ou evitar a progressão da doença, evitando maiores perdas da acuidade visual.

ROTINA DE EXAMES DE CERATOCONE:

Veja abaixo quais são os exames de ceratocone que fazem parte da rotina e que ajudam no diagnóstico e tratamento da doença:

  • Exame de Refração: primeira análise de acuidade visual. Tem como objetivo avaliar se a visão pode ser melhorada com uso de lentes de correção (grau de óculos).
  • Tonometria: análise da Pressão Intra Ocular (PIO);
  • Biomicroscopia: análise das estruturas oculares com uso de magnificação em iluminação em lâmpada de fenda; Análise com detalhes de toda a córnea e outras partes do globo ocular.
  • Fundo de Olho/Mapeamento de Retina: análise das estruturas mais internas do globo ocular (Retina, Coróide, Vítreo, Vasos Sanguíneos e Nervo Óptico);
  • Acuidade Visual a Laser (PAM): exame que faz uma estimativa do potencial de visão que o paciente teria, excluindo as alterações dos meios oculares; Útil para planejamentos cirúrgicos.
  • Ceratometria: faz uma medição da curvatura da córnea, estabelecendo o astigmatismo e seu eixo. (diferença entre as curvaturas dos meridianos principais da córnea);
  • Paquimetria Ultrassônica da Córnea: exame que faz uma análise localizada da espessura do tecido corneano, através do contato de uma sonda ultrassônica com a córnea central. Exame indolor. Utiliza colírio anestésico.
  • Microscopia Especular da Córnea: análise das células endoteliais (células mais internas) da córnea responsáveis por parte importante do metabolismo e funcionamento corneano.
  • Topografia Computadorizada da Córnea: avaliação quantitativa (em números) e qualitativa (em gráficos de cores) da superfície e curvatura anterior da córnea;
  • Tomografia de córnea com Pentacam®: O Pentacam® é um tomógrafo baseado no método de imagens e fotografias de Scheimpflug, que tem como principal função fazer o mapeamento completo 360 graus da córnea, analisando sua elevação, curvatura e espessura, além de medir a profundidade da câmara anterior e densidade do cristalino. Tudo isso em inúmeros gráficos e índices comparativos. Hoje considerado fundamental para auxílio no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente portador de ceratocone.

Agora que você já sabe o quanto é importante fazer exames de Ceratocone, não descuide dos seus olhos, no NEO Hospital de Olhos em BH você terá o acompanhamento que precisa. Agende já uma consulta preventiva para iniciar a rotina de exames com a equipe especializada do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte.

Baixe o Livro Digital que o NEO preparou para você, saiba da cirurgia de ceratocone e demais tratamentos de olhos em BH:

Guia Digital de Ceratocone

Você tem dúvidas sobre os Exames de Ceratocone? Acesse a área de atendimento do site.

888

Diretor Técnico: Dr. Rodrigo Versiani - CRM/MG: 34376 - RQE 30648

Consultórios: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte/MG

Telefone e Whatsapp de Atendimento:

(31) 3235-0001

Centro Cirúrgico: Av. Bernardo Monteiro, nº 1299 – Bairro: Funcionários. Belo Horizonte - MG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support