Diagnóstico
O diagnóstico de Catarata só pode ser identificado por um médico oftalmologista especialista em cuidados nos olhos. Para chegar a este diagnóstico, o paciente deve passar por uma rotina de exames específicos.
É comum que se realize uma série de exames oftalmológicos antes que o médico consiga fazer um diagnóstico acurado e antes de procedimentos cirúrgicos. Mas é também importante ressaltar que estes exames só podem ser solicitados através de uma consulta com o seu oftalmologista em Belo Horizonte.
Atualmente, a Catarata já pode ser identificada por um exame de rotina chamado Biomicroscopia, conhecido também como Lâmpada de Fenda. O exame é útil para reconhecer a doença em seus estágios iniciais. Porém, para dar-se início ao tratamento, será necessário fazer um mapeamento completo da situação ocular do paciente, que também servirá de guia para procedimentos cirúrgicos futuros.
Quer saber o Valor da Cirurgia de Catarata a Laser? Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe:
Veja abaixo qual é a rotina de exames preparatórios para a Cirurgia de Catarata a laser, que será utilizada para avaliar e definir a indicação e a programação para o melhor resultado cirúrgico são:
Mapeamento de retina: exame de análise clínica e detalhada da estrutura da retina;
Tonometria de Aplanação: é um exame que mede a pressão intra-ocular, fundamental também para o diagnóstico de Glaucoma;
OCT (Tomografia de Coerência Óptica) de Mácula: exame que faz análise minuciosa das estruturas de uma área específica da retina, chamada mácula. A mácula é a responsável pela distinção de detalhes, como leitura , cores , formas , nas imagens que são transmitidas ao nervo óptico;
Ultrassonografia ocular: exame oftalmológico utilizado para avaliar a anatomia do olho, especialmente quando o exame de fundo de olho é dificultado pela perda de transparência da córnea, do cristalino ou do vítreo;
Biometria por Interferometria Óptica com IOL Master: exame responsável por medir com precisão as estruturas dos olhos. É essencial para o médico identificar o melhor tipo de lente intraocular a ser aplicado, considerando as especificações dos olhos de cada paciente.
Topografia de córnea: exame que faz o estudo topográfico detalhado da superfície anterior do olho, permitindo a identificação de possíveis distorções da córnea, como aquelas que existem no Ceratocone e em cicatrizes corneanas, e a análise da regularidade e posição do Astigmatismo;
Tomografia de córnea com Pentacam®: O Pentacam® é um tomógrafo , que tem como principal função fazer o mapeamento completo da córnea, analisando sua curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara anterior e avaliação Paquimetrica.
Microscopia especular da córnea: exame que faz a análise da quantidade e morfologia das células do endotélio corneano, camada mais interna da córnea que ficará em contato direto com os instrumentos durante a cirurgia de catarata;
Paquimetria: mede a espessura do tecido corneano;
Teste de Sensibilidade ao Contraste: avaliação da sensibilidade ao contraste em diferentes frequências para avaliação funcional da visão .
Após a realização dos exames de vista, os resultados são confrontados entre si para para garantir o sucesso do procedimento. Somente com os resultados em mãos, o Médico Oftalmologista especializado em Catarata poderá definir a melhor estratégia de tratamento da doença, personalizando a Cirurgia de Catarata de acordo com as especificações dos olhos de cada paciente.
Nós do NEO Hospital de Olhos estamos ao seu lado neste momento, agende uma consulta com o oftalmologista em Belo Horizonte, e comece a tratar os problemas de visão de maneira adequada.
No Núcleo de Excelência em Oftalmologia você poderá realizar toda a rotina de Exames de Catarata em Belo Horizonte.
Agende já uma consulta preventiva com a equipe do nosso Hospital, especialistas em Catarata em Belo Horizonte, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata.
Quer saber o Valor da Cirurgia de Catarata a Laser? Clique no botão abaixo e fale com nossa equipe: