Tratamento do Ceratocone: Lentes de Contato

tratamento-do-ceratocone-lentes-de-contato

Confortáveis e Seguras- Conheça as Lentes de Contato para Ceratocone

Por ser assintomático em seus estágios iniciais, identificar a doença do Ceratocone pode ser um pouco mais difícil. O oftalmologista em Belo Horizonte começa a suspeitar desta doença na córnea quando o paciente apresenta quadro de oscilação do vício refracional, principalmente astigmatismo e astigmatismo associado a miopia e de evolução rápida.

Para auxiliar no Tratamento do Ceratocone as lentes de contato de grau são indicadas ao paciente, contudo, somente após alguns exames serem realizados pelo oftalmologista do Hospital de Olhos em BH você receberá indicações de quais lentes mais recomendadas para o seu caso.

Tire suas dúvidas com nossos especialistas

duvidas-tratamento-do-ceratocone-neo

Ceratocone Lentes de Contato:

Após o especialista em córnea do Hospital de Olhos de Belo Horizonte diagnosticar o Ceratocone o tratamento não cirúrgico poderá ser recomendado, aqui o oftalmologista determina quais lentes o paciente poderá usar.

Em todos os estágios da doença do ceratocone, principalmente quando os óculos de grau já não apresentam resultados positivos, as lentes de contato são indicadas. Elas podem ser classificadas em gelatinosas ou rígidas, e são indicadas para proporcionar uma excelente qualidade visual ao paciente.

Lentes de Contato Gelatinosas:

São maleáveis, de grande diâmetro e se adaptam à morfologia da córnea do paciente. Tem menor custo de compra, mas, em contraponto, maior tendência aos depósitos orgânicos e inorgânicos e menor eficácia no tratamento do ceratocone, se comparadas às lentes rígidas.

Podem ser feitas de dois tipos de materiais:

Hidrogel de dupla face: feitas de 2-hidroxietil-metacrilato, têm uma transmissibilidade aceitável de oxigênio para a córnea, mas necessitam estar sempre hidratadas para funcionarem bem;

Silicone-Hidrogel: feita com a matriz do Hidrogel, mas com a incorporação de siloxane. Têm maior permeabilidade ao oxigênio e menor necessidade de hidratação.

As lentes de contato têm tempo de vida útil relativamente baixo, necessitando serem trocadas de tempos em tempos, dependendo da sua finalidade. Os tempos de troca variam de diário (troca contínua), mensal (mais comum) ou até mesmo anual (mais raras). O oftalmologista em Belo Horizonte poderá lhe dizer qual o período mais adequado para você realizar a troca da lente de contato.

Quando a lente tem tempo de troca maior do que o diário, ela precisa ser acomodada em estojo especial, com o auxílio de soluções específicas, que mantém a hidratação do material e previnem contra a contaminação microbiana, que poderia causar uma infecção corneana.

Entre em contato com o Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte- MG para saber mais sobre as lentes de contato gelatinosas, nossos especialistas em córnea irão lhe ajudar a escolher o melhor material para seus olhos.

Lentes de Contato Rígidas:

Também conhecidas como RGP (Rígidas de Gás Permeável), são lentes feitas de polímeros de polimetilmetacrilato com silicone e flúor.

Apesar do nome difícil, a combinação destes elementos permite que esta lente de contato de grau tenha alta transmissibilidade de oxigênio para a córnea, mantendo-a sempre saudável, e garantindo maior acuidade visual ao paciente.

As lentes RGP não são maleáveis e possuem forma constante. São feitas de acordo com a curvatura da córnea para melhor acomodação. Ficam “boiando” sobre o filme lacrimal da superfície da córnea, com apenas alguns pontos de apoio.

As lentes de contato rígidas são chamadas corneanas quando apresentam diâmetro pequeno e se apoiam sobre a córnea, e de esclerais quando apresentam maior diâmetro, e se apoiam na esclera (parte branca do olho).

Sua troca é feita anualmente pelo especialista em Ceratocone do NEO.

Lentes de contato RGP de alta tecnologia:

Com o avanço da tecnologia, especialmente a partir dos anos 2000, a correção visual de córneas irregulares ganhou novos aliados. Uma grande variedade de lentes vêm sendo desenvolvidas, ganhando novas possibilidades de parâmetros e curvaturas, para assegurar maior conforto e qualidade visual para os usuários.

Pacientes com Ceratocone hoje podem se beneficiar das novas lentes RGP, que garantem máximo conforto e saúde ocular no tratamento da doença.

Confira os diferenciais das lentes RGP mais relevantes para o tratamento do Ceratocone no Núcleo de Excelência em Oftalmologia:

lentes-de-contato-para-ceratocone

LENTE RÍGIDA DE MÚLTIPLAS CURVATURAS OPTIMIZADAS:

Feitas de material de qualidade, essas lentes foram importantes na revolução do tratamento de córneas irregulares. Baseando-se em uma infinidade de parâmetros, e mantendo múltiplas curvaturas, além de diversos tamanhos, estas lentes permitem diversos ajustes de bordas e curvaturas tóricas para melhor encaixa na córnea, respeitando a fisiologia corneana.

LENTES RÍGIDAS ASFÉRICAS:

As lentes asféricas têm este nome porque se tornam menos curvas do centro da córnea para a periferia, acompanhando o perfil normal deste órgão. As lentes Asféricas são feitas com os melhores materiais, garantindo alta transmissibilidade de oxigênio para a córnea e alta acuidade visual para o paciente.

LENTES ESCLERAIS PARA CÓRNEAS IRREGULARES:

Lentes esclerais rígidas são lentes que têm maior diâmetro, para acomodação de córneas extremamente irregulares, e que precisam se apoiar na esclera, a parte branca do olho. Por não ter contato direto com a córnea, proporciona maior conforto ao usuário, mantendo alta taxa de transmissibilidade de oxigênio. São indicadas para os casos de córneas extremamente irregulares, podendo ser usadas durante todo o dia, mas removidas no período noturno (para dormir).

LENTES ESCLERAIS PARA CÓRNEAS NORMAIS

São lentes RGP fabricadas com o formato personalizado de cada olho, respeitando a curvatura corneana de cada um. Se assemelham muito ao conforto das lentes gelatinosas, mas têm diâmetro maior, apoiando-se na esclera e proporcionando melhor qualidade visual. São indicadas para o tratamento de correção de erros refrativos em olhos normais e para os estágios iniciais de Ceratocone, quando a córnea ainda não apresenta deformações acentuadas em sua estrutura. Permitem alta taxa de transmissibilidade de oxigênio, melhor acomodação ao olho do usuário, sem contato direto com a córnea e excelente conforto.

Entre em contato com a Clínica de Olhos em Belo Horizonte -MG para saber mais sobre as lentes de contato rígidas, nossos especialistas em ceratocone irão lhe ajudar a escolher o melhor material para seus olhos.

Preço das Lentes de Contato?

Ao iniciar o tratamento de ceratocone no Neo Hospital de Olhos você poderá esclarecer todas as suas dúvidas com os oftalmologistas especialistas, inclusive saber o preço de lentes de contato gelatinosas ou rígidas.

O paciente deve estar atento à boa reputação do médico e da clínica escolhida antes de iniciar o tratamento. Na hora de decidir onde cuidar da saúde dos olhos, fatores como a confiança no profissional e no hospital são muito importantes.

Saiba mais dos Tratamentos do Ceratocone não cirúrgicos com nossa equipe de atendimento ou baixe o Guia Digital Exclusivo sobre a doença do Ceratocone:

ebook-ceracotone

Você tem dúvidas sobre os Tratamentos do Ceratocone? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445

71588