Tratamento de Ceratocone

16a-tratamentos-ceratocone

O Ceratocone é uma doença progressiva que precisa ser tratada imediatamente após diagnóstico, visando parar a progressão da doença e evitando maiores danos à córnea.

O Ceratocone pode ser contido e tratado de várias formas, todas elas têm como objetivo principal refrear a perda da curvatura corneana. Os tratamentos não têm finalidades refrativas, e a acuidade visual do paciente deve ser recuperada com o uso de óculos ou lentes de contato.

O tratamento de Ceratocone depende do estágio de evolução em que a doença se encontra, e cada estágio usa uma técnica diferente:

Estágio I – Óculos e Lentes de Contato Gelatinosa + Crosslinking de córnea, quando é detectada a progressão da doença;

Estágio II – Crosslinking da córnea, quando é detectada progressão ostensiva da doença;

Estágio III – Implante de Anel de Ferrara, indicado apenas para casos específicos + Crosslinking da córnea;

Estágio IV – Transplante de Córnea.

Dúvidas sobre o tratamento do ceratocone? Fale com um especialista:

duvidas-ceratocone-neo

Óculos e Lentes de Contato

Em seus primeiros estágios, quando o Ceratocone ainda apresenta-se discreto, é feita apenas a contenção da perda de acuidade visual. Geralmente, é indicado o uso contínuo de óculos ou lentes de contato gelatinosas, para que o paciente mantenha sua rotina de atividades normalmente.

Crosslinking de Córnea

O Crosslinking é uma técnica para o fortalecimento de tecidos e juntas, através da criação de novas ligações entre as fibras do tecido. As ligações são criadas a partir da reação entre a luz ultravioleta, que é aplicada por um laser, e a riboflavina (vitamina B2), que é aplicada em forma de colírio.

Pode ser usado em quase todos os tecidos do corpo humano, mas quando falamos do olho, o crosslinking aumenta as fibras de colágeno, presentes no tecido corneano. As novas fibras se acoplam às fibras danificadas pelo Ceratocone, criando uma estrutura mais rígida.

O crosslinking de córnea consiste no endurecimento do tecido corneano. Por crosslinking, entende-se o processo de aumentar.

Estudos realizados indicam que o crosslinking é responsável pela estabilização da progressão do Ceratocone em 90% dos casos.

Anel de Ferrara

O Anel de Ferrara, também conhecido como Anel Corneano ou Anel Intraestromal, é uma pequena estrutura de acrílico biocompatível, em formato de meio-círculo, que é implantada na camada da córnea chamada de estroma.

O principal objetivo do Anel de Ferrara é fortalecer a estrutura da córnea, regularizando parcialmente as deformações provocadas pelo Ceratocone.

O procedimento é reversível e os implantes podem ser removidos ou trocados, de acordo com a necessidade, sem nenhum tipo de dano ao tecido da córnea.

Vale lembrar que o procedimento não tem finalidade refrativa. Ou seja, mesmo após o implante do Anel, o uso contínuo de óculos ou lentes de contato será mandatório para a correção da acuidade visual.

Transplante de Córnea

O Transplante de Córnea é a última forma de tratar o Ceratocone, e também o método mais complexo. O Transplante é indicado nos casos em que as outras técnicas não estejam apresentando o resultado desejado, e a córnea já está com danos irreversíveis em sua estrutura.

O Ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea no Brasil.

Indicações de Transplante de Córnea:

  • Ceratocone;
  • Astigmatismo Elevado e Irregular (Primário ou Secundário A Cirurgias Oculares, trauma, infecção);
  • Cicatriz de Córnea;
  • Distrofia de Córnea.
  • O procedimento é delicado e cirúrgico, e consiste na substituição da córnea danificada por uma córnea saudável.

Tipos de Transplante de Córnea:

Existem 2 tipos de transplantes de córnea, que poderão ser aplicados considerando-se cada caso.

Transplante Lamelar: neste procedimento, apenas algumas camadas do tecido corneano (chamadas de Lamelas), são substituídas, preservando-se assim o Endotélio, camada mais nobre. Sua maior vantagem é que apresenta menor risco de rejeição por parte do recebedor, além de permitir uma recuperação mais rápida da visão.

Transplante Penetrante: neste procedimento, a córnea é substituída integralmente (todas as camadas).

Entre em contato com os oftalmologistas em Belo Horizonte para realizar o Tratamento de Ceratocone no Núcleo de Excelência em Oftalmologia, receba um atendimento personalizado e profissional.

Baixe o Livro Digital que o NEO preparou para você, saiba da cirurgia de ceratocone e demais tratamentos de olhos em BH:

ebook-de-ceratocone-neo

Você tem dúvidas sobre os Tratamentos de Ceratocone? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445

RELACIONADOS

11a-exames-de-ceratocone
Exames de Ceratocone
O Ceratocone é uma doença considerada grave. Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de outras doenças oculares, como o Astigmatismo, o diagnóstico do Ceratocone…
ceratocone-neo
Ceratocone
Uma das doenças oculares mais graves é o ceratocone. O ceratocone é uma enfermidade da córnea, de caráter não inflamatório, caracterizada pela diminuição progressiva da…
cirurgia-de-ceratocone-em-belo-horizonte-neo
Cirurgia de Ceratocone em Belo Horizonte
O Ceratocone: O Ceratocone é a doença de caráter progressivo que provoca a degeneração do tecido da córnea. O tecido corneano vai perdendo sua espessura…