Notícias

09
Mai

Você já fez o seu check up ocular 2018?

checkup-ocular-2018-neo

Os olhos são alguns dos principais órgãos sensoriais do corpo humano: através dele, estabelecemos cerca de 80% do nosso relacionamento com o mundo. Quando os olhos apresentam problemas, nossa visão apresenta queda na qualidade, e a nossa rotina fica muito mais difícil.

O cuidado com a saúde ocular é importante para manter uma boa qualidade de vida – e este cuidado começa com a consulta oftalmológica de rotina.

A importância de passar pela consulta oftalmológica

Com muita frequência, as pessoas só buscam a ajuda de um médico quando estão com dores ou se sentindo mal – o mesmo acontece com as consultas oftalmológicas. Normalmente, o paciente só procura um oftalmologista  em Belo Horizonte especializado quando já apresenta incômodo ocular extremo ou apresentando queda acentuada da acuidade visual.

O grande problema de só se procurar um oftalmologista nesse estágio é que você pode estar desenvolvendo uma doença nos olhos que precisa de tratamento imediato, e que deveria ter começado antes.

Como funciona uma consulta oftalmológica no Núcleo de Excelência

O centro oftalmológico BH Núcleo de Excelência em Oftalmologia tem uma infraestrutura completa para a realização de consultas, exames, tratamentos e cirurgias oftalmológicas.

O atendimento começa quando o paciente liga para a clínica de olhos BH e agenda a sua consulta. O NEO possui vários canais de atendimento para o agendamento de consultas: por telefone, por WhatsApp, pelo formulário de atendimento do site, através do chat online ou mesmo pelo Messenger do Facebook.

No dia anterior à consulta, nossa equipe de atendimento liga para o paciente para confirmar a data e hora do agendamento e / ou é enviado uma mensagem de texto, e passar algumas instruções importantes.

Ao chegar ao centro oftalmológico BH, o paciente se apresenta na recepção e preenche o cadastro. Quando liberado para atendimento, o paciente é indicado para a sala de dilatação de pupilas, para facilitar os exames oftalmológicos, e levados ao consultório, quando terão contato com os médicos especialistas em saúde dos olhos.

No consultório, o oftalmologista realizará alguns exames específicos, de acordo com a especialidade, e a anamnese – uma conversa com o paciente para entender o histórico de saúde familiar e dos sinais e sintomas.

Por esta consulta, o oftalmologista BH pode indicar que o paciente realize exames complementares, que verificam a saúde das estruturas oculares, ou diagnosticar e iniciar o tratamento de algumas patologias.

Alguns exames de rotina – e o que podem ajudar a diagnosticar

Em uma consulta oftalmológica de rotina, o médico oftalmologista pode realizar alguns exames mais simples e que são primordiais para o início de diagnóstico de algumas doenças oculares. São eles:

  • Exame de acuidade visual: também conhecido como exame de vista ou exame das letras. É realizado em pacientes de todas as faixas etárias, e tem o objetivo de medir a quantidade e qualidade da visão. Pode indicar a presença de erros refrativos (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia), ou indicar a possibilidade de algumas doenças que pioram a acuidade visual como a catarata e o ceratocone.
  • Biomicroscopia : exame no qual utilizamos a lâmpada de fenda ( fonte de luz associado a lentes de aumento ) que possibilita ao oftalmologista examinar com aumento e detalhes as estruturas oculares. Importante no diagnóstico de conjuntivite, doenças da córnea, catarata, inflamações oculares dentre outras doenças.
  • Tonometria: exame que tem como objetivo medir a pressão intraocular do paciente. Deve ser realizado em todos pacientes, muito importante no rastreamento de pacientes para glaucoma ou no acompanhamento do tratamento do glaucoma.
  • Mapeamento de retina: exame no qual avaliamos a parte mais posterior do olho, avaliando assim o nervo óptico e a retina. Muito importante para diagnóstico da retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular, descolamento de retina e outras doenças.
  • Exames como Topografia Corneana, Paquimetria, Campo Visual, Retinografia, OCT, Pentacam, Gonioscopia, Ecobiometria, Ultrassom Ocular, Angiografia Fluorescente ou Angiotomografia poderão ser necessários, sendo avaliados caso a caso.

Agora é a hora: agende já a sua consulta oftalmológica no NEO

Como você pode ver por este artigo, manter a saúde dos olhos é importante para a qualidade de vida.

Os check ups oculares são essenciais para isso: algumas das doenças que podem acometer os olhos têm evolução lenta, e podem sofrer alterações nos períodos entre as consultas. Por isso, o acompanhamento oftalmológico regular é a chave para o diagnóstico precoce e início imediato dos tratamentos.

Agende já a sua consulta com os médicos especializados em saúde ocular do Núcleo de Excelência em Oftalmologia.

O NEO atende pacientes particulares e planos de saúde

Nossa equipe atende pacientes particulares e também de planos conveniados. Se você está procurando um oftalmologista unimed bh, o NEO está pronto para te atender.

Para saber todos os planos de saúde conveniados ao Núcleo de Excelência em Oftalmologia, clique aqui.

Como agendar a sua consulta no NEO?

O Núcleo de Excelência em Oftalmologia têm muitos canais abertos para que você possa entrar em contato com a nossa equipe de atendimento e agendar a sua consulta:

  • Agende sua consulta por telefone: através da nossa central de atendimento, pelo Número (31) 3235-0001;
  • Agende sua consulta pelo WhatsApp: temos também um canal aberto através do WhatsApp (31) 97109-044;
  • Agende sua consulta pelo chat online: em nosso site, você pode falar, em tempo real, com a nossa equipe de atendimento para agendar a sua consulta;

atendimento-neo-consultas

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo telefone (31) 3235-0001, pelo WhatsApp (31) 97109-0445 ou pela central de atendimento em nosso site.