Notícias

23
Mar

Veja por que é importante levar as crianças ao oftalmologista

exames-oftalmologicos-para-criancas

O ano letivo está começando, e é preciso preparar as crianças para a realidade pós-férias. Para garantir um bom desempenho escolar, será necessário empenho nos estudos.

A preparação das crianças começa com o material escolar: suprir todas as necessidades e fornecer tudo o que eles usarão durante o ano é o pontapé inicial para isso. Restabelecer a rotina de ano letivo pode ser cansativo, mas é necessário.

Mas há algo que, muitas vezes, passa despercebido e que pode influenciar o resto: como anda a saúde ocular do seu filho?

A importância da boa visão

Nem sempre as crianças conseguem determinar se estão enxergando bem, e muitas vezes não sabem expressar aos adultos o que estão sentindo. Então como saber se seu filho faz mais força do que deveria para enxergar?

Uma visão prejudicada por distúrbios oculares, como os erros refrativos (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo), é prejudicial para um bom desempenho escolar. Enxergar com qualidade evita que a criança perca o interesse no que está sendo ensinado, e facilita a compreensão e fixação dos conteúdos.

Mesmo que elas não saibam se expressar, os pais podem notar alguns comportamentos e hábitos que podem ser indicativos de visão ruim – leia mais sobre isso aqui.

O que fazer?

Pequenos sinais, como a coceira incessante dos olhos, ou a necessidade colar o rosto nos materiais de estudo, são indícios de que a saúde ocular da criança pode estar precisando de uma ajuda especializada.

Apesar de os sinais serem perceptíveis, eles não são um diagnóstico das reais necessidades de visão da criança. Por isso, antes do início do ano letivo, é importante que seu filho passe por uma consulta oftalmológica com um médico especializado, para que ele possa identificar a existência ou evolução de qualquer distúrbio visual.

A consulta com o oftalmologista

A consulta oftalmológica não é nenhum bicho de sete cabeças.

O médico oftalmologista é especializado em saúde ocular, e sabe identificar quais são as necessidades específicas de visão de cada paciente, ajustando o melhor tratamento de acordo.

Em uma consulta oftalmológica de rotina, os pacientes – sejam eles crianças ou adultos – têm examinados: as condições da córnea, as estruturas de fundo de olho e, especialmente, a capacidade visual, em um exame chamado Exame de Acuidade Visual – popularmente conhecido como “exame das letras”.

Como funciona e para quê serve o exame de Acuidade Visual

Este é um exame rápido e indolor, sem contato, que tem como objetivo determinar o alcance da visão do paciente.

O exame é realizado da seguinte maneira:

O paciente é sentado em uma cadeira e deve olhar para um quadro que está na parede oposta. Neste quadro, de fundo branco, estão impressas diversas letras, em diversas linhas e em diferentes tamanhos.

Cada tamanho de letra simula distâncias de objetos: quanto maior a letra, menor a distância (visão de perto), e quanto menor a letra, maior a distância (visão de longe). Uma pessoa com Miopia enxergará melhor as letras maiores, enquanto um hipermétrope terá menos dificuldade com as letras menores.

O exame pode ser aplicado mesmo em crianças ainda não alfabetizadas. Nestes casos, o oftalmologista perguntará não sobre as letras, mas sobre características delas.

A importância destes exames antes do início ano letivo

Como já dissemos aqui, a boa visão será parte importante da rotina de estudo das crianças e do bom desempenho escolar. Identificar quaisquer distúrbios da visão deixará a criança menos estressada durante o restante do ano, e fará com que ela aprenda mais e melhor.

Por isso, agende já a consulta oftalmológica dos seus filhos com a equipe de oftalmologistas especializados do Núcleo de Excelência em Oftalmologia.

Quer mais dicas de como melhorar a saúde ocular e o rendimento das crianças durante o ano letivo? Baixe já o nosso Guia de Volta às Aulas. Basta clicar no link abaixo.

baixe-o-infografico

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco pelo telefone (31) 3235-0001, pelo WhatsApp (31) 9-7109-0445 ou pela Central de Atendimento em nosso site.