Notícias

13
Jun

Opção de tratamento a Laser no controle do Glaucoma

controle-do-glaucoma-neo

O Glaucoma é a doença ocular que mais provoca cegueira irreversível em todo o mundo. Acredita-se que pelo menos 60 milhões de pessoas apresentem a doença em algum grau.

Por Glaucoma, entende-se um conjunto de patologias que provocam danos progressivos e irreversíveis no nervo óptico, levando à perda gradual de campo de visão. O Glaucoma está associado ao aumento da pressão intra ocular, devido a alguma obstrução no sistema de drenagem do humor aquoso, líquido gelatinoso que preenche o globo ocular.

O Glaucoma é extremamente perigoso, porque ele se apresenta assintomático na grande maioria dos casos. É uma doença para a qual (ainda) não há uma cura.

Mas não entre em pânico. A boa notícia é que o Glaucoma pode ser tratado e a pressão intra ocular pode ser controlada.

Existem duas formas de tratar esta doença: uma é clínica, com a aplicação de medicamentos específicos de controle de pressão intra ocular, em forma de colírios. A outra, é um procedimento cirúrgico a laser chamado Trabeculoplastia.

A cirurgia a laser de Trabeculoplastia Seletiva tem a função de facilitar a drenagem do humor aquoso com o objetivo de reduzir a pressão ocular.

A Trabeculoplastia pode ser feita com dois tipos de laser: o seletivo não térmico ou de argônio. A Trabeculoplastia com Laser de Argônio, conhecida, como ALT, usa um pulso de laser térmico (que gera calor), mas é pouco usado atualmente. Isso porque a ALT provoca queimaduras nas estruturas oculares, não podendo ser repetida, se necessário.

Já a Trabeculoplastia com Laser Seletivo, ou SLT, é um procedimento seguro, que usa um pulso de laser não térmico. Este laser atinge somente as células necessárias do canal de drenagem, estimulando sua cicatrização e reestruturação. Pode ser repetido se necessário, porque deixa pouca ou nenhuma sequela.

Se você foi diagnosticado com Glaucoma, fale com o Oftalmologista especializado em Glaucoma do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, e veja se você é um bom candidato para fazer a Trabeculoplastia.

Baixe o conteúdo gratuito sobre o Glaucoma, um livro digital completo para você tirar todas as suas dúvidas:

guia-glaucoma-neo

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (31) 3235-0000 ou pelo WhatsApp (31) 99984-0445. Se preferir, acesse o site ou clique aqui para falar com a Central de Atendimento.