Notícias

13
Jun

Conheça o OCT, principal exame no diagnóstico do Glaucoma

oct-diagnostico-do-glaucoma-neo

A Oftalmologia Moderna tem a seu alcance os maiores avanços tecnológicos, visando sempre cuidar da saúde visual de seus pacientes da melhor maneira possível.

Com o Glaucoma não é diferente.

O Glaucoma é uma conjunto de patologias que danificam o nervo óptico, de forma progressiva e irreversível, levando à perda da visão. Normalmente, o Glaucoma está associado ao aumento da pressão intra ocular.

Mas, ao contrário de outras doenças oculares, o Glaucoma não apresenta sintomas. Na maioria dos casos, o paciente não percebe este aumento na pressão do olho, e só procura um oftalmologista em Belo Horizonte especializado depois de perder cerca de ⅓ do campo visual.

Por ser assintomático, o Glaucoma é considerado uma patologia de alta gravidade, e o diagnóstico do Glaucoma precoce nem sempre é possível.

Assim como acontece com qualquer outra doença, o diagnóstico do Glaucoma só pode ser atingido por um médico oftalmologista especializado, e somente depois que o paciente passa por uma rotina de exames oftalmológicos que possam identificar a doença.

A maioria dos exames que precisa ser feito está relacionado à pressão intra ocular, e motivos que possam estar causando o aumento da pressão. Mas um exame em particular é de extrema importância, tanto na fase diagnóstica, como no acompanhamento da progressão do Glaucoma: é o exame OCT.

OCT significa Tomografia de Coerência Óptica, em inglês. Através de um maquinário altamente moderno e tecnológico, o médico oftalmologista do Neo Hospital de Olhos em Belo Horizonte especializado consegue imagens nítidas e detalhadas das estruturas do olho afetado, como o disco óptico, as fibras nervosas peri discais, e também o complexo de células ganglionares da região macular (centro da retina).

Através deste exame, o oftalmologista especialista em glaucoma consegue determinar se há dano no nervo óptico, bem como pode estabelecer o tamanho da área atingida. Estes dados são fundamentais para o diagnóstico e para o acompanhamento da evolução do Glaucoma.

Por isso, manter um acompanhamento oftalmológico regular é tão importante.

Não deixe para fazer depois o que você pode fazer agora. Agende já seus exames diagnósticos de Glaucoma no Núcleo de Excelência em Oftalmologia de Belo Horizonte, e mantenha a sua pressão intra ocular em dia.

Baixe o conteúdo gratuito sobre o Glaucoma, um livro digital completo para você tirar todas as suas dúvidas:

guia-glaucoma-neo

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (31) 3235-0000 ou pelo WhatsApp (31) 99984-0445. Se preferir, acesse o site ou clique aqui para falar com a Central de Atendimento.