Exames de Retinopatia Diabética

13a-exames-de-retinopatia

Exames de Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é uma doença secundária do Diabetes. Por isso, é importante fazer um acompanhamento oftalmológico junto ao controle do Diabetes, visando evitar esta enfermidade.

O diagnóstico da Retinopatia Diabética depende da realização de alguns exames específicos.

Veja abaixo quais são os exames necessários:

Mapeamento de Retina: exame que permite a análise de todas as estruturas situadas no fundo de olho como retina, disco óptico, vasos e o vítreo, indicando anomalias e degenerações nesta área;

Retinografia Colorida: exame que fotografa o fundo de olho, visando identificar e documentar quaisquer alterações na retina ou no disco óptico;

Retinografia Fluorescente (Angiofluoresceinografia): O exame utiliza um contraste chamado fluoresceína, que é injetado pela veia do braço. Com o contraste circulando pelos vasos sanguíneos afluentes dos olhos, são feitas fotografias em tempos diferentes, possibilitando o diagnóstico de anomalias encontradas na retina e disco óptico .

Tomografia de Coerência Óptica ( OCT ) : exame fundamental para diagnóstico do edema macular diabético , maior causa de baixa visual em pacientes diabéticos . Importante para o diagnóstico como também acompanhamento do tratamento da doença ;

Assista o vídeo da tecnologia ZEISS ANGIOPLEX OCT

Dúvidas sobre retinopatia diabética? Fale com um especialista:

duvidas-retinopatia-diabetica-neo

Quando Fazer os Exames?

Exames oftalmológicos completos devem ser feitos regularmente, por todas as pessoas, como prevenção a doenças oculares.

Como dissemos acima, pessoas diagnosticadas com Diabetes devem iniciar o acompanhamento oftalmológico imediatamente.

Será necessário fazer o exame de dilatação de pupila pelo menos uma vez por ano, para conseguir identificar a Retinopatia Diabética em seu estágio inicial .

Às mulheres grávidas, é também recomendado que se inicie um acompanhamento oftalmológico, tendo em vista que a gravidez pode desencadear uma diabete temporária, conhecida como Diabete Gestacional, que também pode ser fator de gatilho para o desenvolvimento de Retinopatia Diabética.

Não descuide nunca da sua saúde. Nós do NEO Hospital de Olhos em Belo Horizonte estamos ao seu lado para lhe ajudar no tratamento Retinopatia Diabética .

Agende já uma consulta de rotina com os especialistas do Núcleo de Excelência em Oftalmologia e garanta uma visão saudável.

*Recomenda-se que mulheres grávidas e com diabetes façam exame oftalmológico assim que identificarem a gravidez, pois a retinopatia pode progredir rapidamente durante o período da gestação.

Exame para usar óculos só deve ser realizado se o nível de glicose no sangue estiver sob controle. Mudanças súbitas no nível de açúcar no sangue podem provocar visão flutuante em ambos os olhos, mesmo na ausência de retinopatia.

Um paciente portador de diabetes deve fazer exame de vista imediatamente se perceber que desenvolveu alguma alteração na visão.

Saiba tudo sobre Retinopatia Diabética no e-Book exclusivo que a equipe do Núcleo de Excelência em Oftalmologia desenvolveu para você:

ebook-de-retinopatia-diabetica

Você tem dúvidas sobre os Exames de Retinopatia Diabética? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445