Exames de Ceratocone

Exames de Ceratocone

O Ceratocone é uma doença considerada grave. Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de outras doenças oculares, como o Astigmatismo, o diagnóstico do Ceratocone só pode ser definido depois de exames.

Um oftalmologista começa a suspeitar do diagnóstico de Ceratocone quando o paciente começa a apresentar queixas de baixa visão com uma frequência maior, mesmo com óculos. Geralmente, nestes casos, a doença já se apresenta em estágio evolutivo moderado.

Com o avanço da tecnologia, a Oftalmologia Moderna hoje pode contar com aparelhos que podem apresentar, com precisão, as reais condições da córnea, medindo curvatura e espessura do tecido corneano. Estes dados são extremamente importantes para detectar as formas iniciais do Ceratocone, também conhecidas como estágios subclínicos.

A Importância do Diagnóstico Precoce

O diagnóstico precoce de qualquer doença é sempre importante, e no caso do ceratocone não é diferente. Lembre-se que o Ceratocone é uma doença progressiva, que vai piorando a qualidade da visão gradativamente. Identificar e diagnosticar o Ceratocone em seus estágios iniciais possibilita retardar a progressão da doença, evitando maiores perdas da acuidade visual.

Dúvidas sobre o ceratocone? Fale com um especialista:

duvidas-ceratocone-neo

ROTINA DE EXAMES:

Veja abaixo quais são os exames que ajudam no diagnóstico e tratamento do Ceratocone:

Exame de Refração: primeira análise de acuidade visual. Tem como objetivo avaliar se a visão pode ser melhorada com uso de lentes de correção (óculos ou lentes de contato);

Acuidade Visual a Laser: exame que faz uma estimativa do que é possível recuperar da acuidade visual através de cirurgia;

Ceratometria: faz uma medição da curvatura da córnea, estabelecendo o astigmatismo ;

Paquimetria: exame que faz uma análise completa do tecido corneano, medindo sua espessura;

Topografia Computadorizada da Córnea: avaliação da superfície anterior da córnea;

Tomografia de córnea com Pentacam®: O Pentacam® é um tomógrafo , que tem como principal função fazer o mapeamento completo da córnea, analisando sua curvatura, espessura e elevações, além de medir a profundidade da câmara interior e avaliação Paquimétrica. Fundamental para diagnóstico e acompanhamento do paciente portador de ceratocone .

Agora que você já sabe o quanto é importante fazer exames para ajudar a identificar e diagnosticar o Ceratocone, não descuide dos seus olhos, no NEO Hospital de Olhos em BH você terá o acompanhamento que precisa.

Agende já uma consulta preventiva para iniciar a rotina de exames com a equipe especializada do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte.

Baixe o Livro Digital que o NEO preparou para você, saiba da cirurgia de ceratocone e demais tratamentos de olhos em BH:

ebook-de-ceratocone-neo

Você tem dúvidas sobre os Exames de Ceratocone? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445

RELACIONADOS

16a-tratamentos-ceratocone
Tratamento de Ceratocone
O Ceratocone é uma doença progressiva que precisa ser tratada imediatamente após diagnóstico, visando parar a progressão da doença e evitando maiores danos à córnea.…
ceratocone-neo
Ceratocone
Uma das doenças oculares mais graves é o ceratocone. O ceratocone é uma enfermidade da córnea, de caráter não inflamatório, caracterizada pela diminuição progressiva da…
cirurgia-de-ceratocone-em-belo-horizonte-neo
Cirurgia de Ceratocone em Belo Horizonte
O Ceratocone: O Ceratocone é a doença de caráter progressivo que provoca a degeneração do tecido da córnea. O tecido corneano vai perdendo sua espessura…