Catarata

catarata-neo

A Catarata é a doença ocular que tem como, principal característica, deixar a visão embaçada .

É conhecida como “doença dos idosos”, porque seu maior índice de incidência está em pessoas em idade avançada – a partir dos 65 anos.

Esta doença ocular representa a opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que fica atras da pupila. O Cristalino tem a função de filtrar e direcionar as luzes e imagens do exterior, e encaminhá-las para a retina, onde serão interpretadas.

Dúvidas sobre a doença da catarata? Fale com um especialista:

duvidas-catarata-neo

A opacificação é provocada pelo processo degenerativo na sua grande maioria das vezes .

A Catarata tem caráter progressivo. Isso quer dizer que ela começa leve e vai evoluindo, até levar à cegueira. Mas não se preocupe, porque a cegueira é reversível e esta doença nos olhos pode ser tratada. Atualmente, não esperamos a cegueira para remoção da catarata , devido a segurança e previsibilidade da cirurgia .

Os sintomas iniciais desta doença nos olhos são perda de qualidade de visão, distorção de cores e sensibilidade à luz.

olho-com-catarata

Tipos de catarata:

Apesar de estar relacionada ao envelhecimento (quando é chamada de Catarata Senil), esta doença ocular pode também aparecer em outros estágios da vida, provocadas por outros fatores. Saiba quais são os tipos de Catarata:

Catarata Congênita: a doença é percebida entre o nascimento e os primeiros 6 meses da criança. A causa da catarata congênita está ligada muitas vezes à infecções ocorridas durante a gestação.

Catarata adquirida: pode ocorrer em qualquer estágio da vida, provocadas por vários fatores. As Cataratas podem ser subdivididas em Metabólica (provocada por diabetes), Medicamentosa (provocada por uso excessivo de remédios), Patológica (provocada por infecções, como uveítes), Traumática (provocada por pancadas, choque elétrico), entre outros.

É importante ressaltar que o diagnóstico de Catarata só pode ser identificado por um médico oftalmologista, depois de se fazer uma rotina de exames específicos. Se você está procurando por um médico oftalmologista especialista, ou uma clínica de olhos em Belo Horizonte, fale com o Atendimento do NEO e agende já uma consulta oftalmológica preventiva.

Baixe o Livro Digital que o NEO preparou para você, saiba da cirurgia de catarata e demais tratamentos de olhos em BH:

ebook-de-catarata

Você tem dúvidas sobre O que é Catarata? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 9 9984-0445

71588


RELACIONADOS

tratamento-da-catarata-belo-horizonte
Tratamento da Catarata Belo Horizonte
A Catarata é uma enfermidade ocular bastante comum entre pessoas em idade mais avançada. Provocada pelo processo natural do envelhecimento do corpo, a Catarata é…
cirurgia-de-catarata-em-belo-horizonte
Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte
A Catarata: Você já sabe que a Catarata é a doença ocular que provoca a perda gradual de transparência no cristalino, a lente natural do…
exames-de-catarata-em-bh
Exames de Catarata em BH
Diagnóstico O diagnóstico de Catarata só pode ser identificado por um médico oftalmologista especialista em cuidados nos olhos. Para chegar a este diagnóstico, o paciente…