Degeneração Macular Relacionada à Idade

DMRI-neo

Degeneração Macular Relacionada à Idade ou DMRI é uma doença degenerativa que envolve a parte mais central da nossa retina, chamada de mácula.

A mácula é uma pequena área da retina , mas a principal, sendo responsável pela percepção dos detalhes da nossa visão. Quando ela se “envelhece” , aí temos a Degeneração Macular. Existem várias causas que podem provocar esta degeneração; um destes motivos é o avanço da idade. Pessoas com mais de 50 anos são mais susceptíveis a apresentar os sintomas da Degeneração Macular.

O “desgaste” natural da retina, provocado pelo envelhecimento natural das células é um dos sintomas mais aparentes, pacientes que apresentam visão embaçada, dificuldade para focalizar objetos, manchas no centro da visão, linhas onduladas e dificuldade para diferenciar as cores precisam consultar um oftalmologista especialista em retina no Hospital de Olhos em Belo Horizonte.

Dúvidas sobre a doença? Entre em contato com os nossos especialistas

duvidas-degeneracao-macular-relacionada-a-idade-neo

Outros Sintomas da DMRI

  •         Aumento na sensibilidade a luzes brilhantes;
  •         Dificuldade para enxergar de perto.

Esta doença degenerativa é a maior responsável pelos casos de cegueira irreversível entre pessoas acima dos 50 anos de idade. Ela acomete de 6 a 10% das pessoas entre 65 – 74 anos e de 19 a 30% das pessoas com idade acima de 75 anos. Estudos indicam que existam 2 milhões de novos casos por ano no Brasil.

Diagnóstico da Doença

Após o paciente relatar os sintomas é preciso realizar alguns exames de DMRI, somente o oftalmologista do Núcleo de Excelência em Oftalmologia poderá lhe dizer qual tipo de degeneração acomete sua retina.

Existem dois tipos de DMRI: a forma atrófica (chamada também de DMRI Seca) e a forma exsudativa (chamada também de DMRI Úmida).

DMRI Seca

É mais comum, sendo responsável por pelo menos 90% dos casos da doença degenerativa. Neste tipo, existe uma perda progressiva e lenta das células da retina e do epitélio que suporta essas células nervosas da retina, causando perda progressiva da visão central, por exemplo visão para leitura .

DMRI Úmida ou Exsudativa

Apesar de mais rara, é também mais severa. A causa da baixa visual pela DMRI Úmida está no crescimento de novos vasos sanguíneos ,ruins, por baixo da retina, que costumam vazar ,sangue e líquidos , danificando os fotorreceptores e consequentemente baixando a visão de forma rápida e severa .  A grande maioria das ocorrências de perda total de visão associadas à DMRI (cerca de 90%) são provocadas pela forma úmida da doença. Portanto comprometem somente 20 % dos pacientes com DMRI , mas é a causa da grande maioria dos casos de cegueira .

A importância das consultas regulares ao oftalmologista em Belo Horizonte poderá lhe ajudar no Tratamento de Degeneração Macular Relacionada à Idade, quanto antes o diagnóstico – melhores as chances de regeneração da mácula.

FATORES DE RISCO DA DMRI:

  •          Idade: especialmente acima dos 50 anos;
  •          Fatores Genéticos: cerca de 20% dos pacientes de DMRI apresentam histórico familiar positivo para a doença;
  •          Etnia: esta doença tem maiores índices de ocorrência entre pessoas de etnia caucasiana;
  •          Tabagismo: fumantes são até 3 vezes mais propensos a desenvolver a doença;
  •          Obesidade: pessoas com sobrepeso apresentam mais chances de desenvolver a doença mais cedo, e com maior rapidez na progressão;
  •          Hipertensão Arterial: pessoas com pressão sanguínea alta têm mais propensão a desenvolver a doença;
  •          Exposição a Raios UVA e UVB: exposição prolongada ao sol, sem a devida proteção aos olhos, também aumenta o risco de ter a doença;
  •          Mulheres: o número de casos entre homens e mulheres é bastante semelhante, mas há uma maior incidência da doença entre mulheres.

Sem o tratamento da DMRI Úmida os pacientes podem perder a visão em curto prazo!

A DMRI nos olhos é tratável. O tratamento de DMRI em Belo Horizonte já passou por várias fases, incluindo fotocoagulação a laser, remoção cirúrgica da neovascularização, translocação macular, terapia fotodinâmica (TFD) com verteporfina (Visudyne) e, atualmente, a terapia intravítrea de anti angiogênicos. Mas o tratamento mais adequado, sem dúvidas, é indicado pelo oftalmologista do Neo – Núcleo de Excelência em Oftalmologia especialista em retina.

Agende sua consulta no Hospital de Olhos em Belo Horizonte e saiba de todos os detalhes da Degeneração Macular Relacionada à Idade.

Você tem dúvidas sobre a Doença de DMRI? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. Ou Ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445