Cirurgia Refrativa em BH: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia

cirurgia-refrativa-em-bh-neo

O que é Cirurgia Refrativa?

Cirurgia Refrativa é o nome dado ao procedimento cirúrgico que faz a correção da Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia, conhecidos como Erros Refrativos. O procedimento é geralmente indicado aos pacientes que apresentem dependência dos óculos ou lentes de contato para enxergar.

A visão nítida acontece quando os raios de luz encontram seu ponto de foco na retina. Quando a imagem não consegue achar o ponto certo de foco na retina, acontecem os Erros de Refração, que provocam queda na nitidez da visão.

A Cirurgia Refrativa em BH no centro oftalmológico da NEO são procedimentos feitos a Laser de forma não invasiva, sem necessidade de lâminas ou cortes. O procedimento é rápido, dispensando a necessidade de internação, e seguro – por não precisar de cortes, os riscos de infecções diminuem consideravelmente.

O cirurgião oftalmologista de Belo Horizonte é auxiliado por equipamentos da mais alta tecnologia de nosso centro oftalmológico, que garantem a precisão e segurança na aplicação do laser corretivo. Os equipamentos usados são o Excimer Laser e o Femtosegundo laser, que garantem que a aplicação do laser seja feita sob medida, considerando as dimensões dos olhos de cada paciente.

Dúvidas sobre erros refrativos? Entre em contato com nossos especialistas:

duvidas-erros-refrativos-neo

Laser de Correção

Como funciona a aplicação do laser?

Um computador de precisão recebe os dados das medidas dos olhos de cada paciente. Com isso, este computador aciona os pulsos de laser de baixa frequência, que removem pequenas camadas do tecido da córnea para rearranjar a sua curvatura.

Na correção da Miopia, a curvatura da córnea muito acentuada é mudada através da retirada de camadas microscópicas tornando-a mais plana, este tratamento de miopia em bh é altamente seguro. O astigmatismo é corrigido da mesma forma, com o tratamento da córnea no eixo mais curvo. Na hipermetropia o laser remove tecido da periférica, aumentando a curvatura central da córnea, o tratamento de hipermetropia em bh pode ser realizado com os especialistas do NEO.

Tipos de Cirurgias Refrativas

As Cirurgias Refrativas a Laser começaram a ser desenvolvidas no meio da década de 1980, mas só em 1995 a técnica foi aprovada para aplicação em consultórios pelo FDA (Food And Drug Administration) nos Estados Unidos, e pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil.

A Cirurgia Refrativa 100% a Laser pode ser realizada no Hospital de Olhos em Belo Horizonte por 2 técnicas diferentes: a LASIK e a PRK.

LASIK – Laser in situ Ceratomileusis

Esta técnica usada nas Cirurgias Refrativas consiste em 2 etapas.

Na primeira etapa, o cirurgião oftalmologista do Núcleo de Excelência em Oftalmologia utiliza um instrumento para retirar uma lamela (camada) do tecido da córnea, que é conhecido como flap. Este flap será levantado, permitindo a passagem do laser. Este flap é feito com o FemtoSegundo Laser.

Na segunda etapa, é feita a aplicação do laser de correção, que faz a remodelagem da curvatura da córnea, de acordo com a necessidade de cada paciente. Essa remodelagem é feita através da retirada de uma quantidade pré determinada de tecido corneano, que será usado na reestruturação da curvatura da córnea, fazendo a remoção do grau.

Após isso, o flap que foi levantado é reposicionado sobre a córnea, que reintegra o flap à sua estrutura.

O tempo de aplicação do laser corretivo leva apenas alguns segundos, e o procedimento leva, no total, pouco mais de 15 minutos. A Cirurgia Refrativa em BH 100% a Laser usa anestesia tópica, que é aplicada em forma de colírio, e o paciente pode ir para casa logo após o procedimento, necessitando apenas usar óculos escuros nos dias seguintes.

A grande vantagem desta técnica é que a recuperação visual é extremamente rápida, e o paciente fica confortável durante todo o procedimento.

PRK – Photorefractive Keratectomy

A PRK foi a primeira técnica a ser desenvolvida com Laser para a aplicação da Cirurgia Refrativa, e foi liberada para uso no começo da década de 1990.

A técnica PRK usa o mesmo princípio da técnica LASIK, que é a remodelagem da curvatura da córnea através do uso de pulsos de laser. Porém, o procedimento é um pouco diferente.

Na técnica PRK é realizado a retirada da camada mais superficial da córnea ( epitélio ) e posteriormente o laser aplicado no estroma corneano .

O procedimento precisa apenas de anestesia tópica local, aplicada via colírio, o que libera o paciente de internações.

O procedimento é considerado seguro. A diferença da PRK é que a recuperação no pós-cirúrgico é um pouco mais lenta do que o da LASIK.

Cirurgia Refrativa 100% a Laser Personalizada em Belo Horizonte

A Cirurgia Refrativa Personalizada é uma forma de Cirurgia Refrativa 100% a Laser que faz uso da mais alta tecnologia.

Com o apoio da tecnologia, a cirurgia é baseada nas informações que a Tomografia de Segmento Anterior faz do olho, observando não só a córnea, mas também a câmara anterior, a íris e o cristalino.

A Tomografia de Segmento Anterior usa um aparelho de fotografia rotacional, que registra as imagens e analisa todas as estruturas do olho, gerando uma imagem tridimensional de alta precisão do olho do paciente.

Com a imagem gerada pela Tomografia, o oftalmologista especialista em erros refrativos pode terminar a melhor técnica a ser usada em cada caso, apoiado na análise detalhada da córnea de cada paciente.

A Tomografia de Segmento Anterior possui uma ferramenta extremamente eficiente e completa para diagnósticos de ectasias corneanas, chamado de Belin/Ambrosio Enhanced Display (BAD), o que aumenta muito a segurança da cirurgia.

A Cirurgia Refrativa Personalizada 100% a Laser da NEO tem como objetivo eliminar os Erros Refrativos, recuperando a visão prejudicada por Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia. O procedimento é considerado muito seguro, além de ser rápido e deixar o paciente confortável, tanto durante a cirurgia quanto no pós-operatório.

A segurança do procedimento deve-se ao uso de equipamentos modernos e de alta tecnologia, como o Excimer Laser Corretivo, que é capaz de fazer a correção de 1 grau a cada 1,4 segundo. O aparelho é o mais avançado dentro da Oftalmologia Moderna, e permite que o Oftalmologista em Belo Horizonte possa controlar a espessura da córnea durante a Cirurgia Refrativa Personalizada. O procedimento pode ser controlado minuciosamente pelo computador, e assim, os pulsos do laser removem tecido da córnea com precisão.

A principal característica da Cirurgia Refrativa Personalizada, e que também é seu maior diferencial, é que, neste procedimento, a aplicação do Laser é feita de acordo com as medidas específicas do olho de cada paciente, feita através do mapeamento ocular completo. Esta personalização é importante para garantir a aplicação de acordo com as especificações e necessidades de cada paciente.

A Cirurgia Refrativa em BH 100% A Laser usa anestesia tópica, aplicada em forma de gotas de colírio, não há necessidade de internação e o paciente pode ir para casa logo após o fim do procedimento.

Observações:

A decisão pela Cirurgia de Correção dos Erros Refrativos deve ser considerada para todos os casos, mas é importante que o paciente atinja alguns critérios importantes:

• No mínimo 18 anos de idade;

• Córneas saudáveis;

• Pouca ou nenhuma alteração de grau nos doze meses anteriores ao procedimento;

• Não pode fazer durante a gestação;

• Não possuir nenhuma das condições médicas que impeçam cirurgias – consulte a lista com o seu oftalmologista da Clínica de Olhos em Belo Horizonte.

Correção da Presbiopia a laser

A Presbiopia é o Erro Refrativo que precisa de um processo um pouco mais complexo para o tratamento da visão.

Uma das estratégias mais utilizadas na correção da Presbiopia é a monovisão. A técnica funciona da seguinte forma: o olho dominante é corrigido na visão para longe, enquanto o olho não dominante é induzido a uma Miopia leve, para que este olho passe a enxergar para perto.

O objetivo da Monovisão é fazer com que o paciente mantenha uma boa acuidade visual para ambas as distâncias, fazendo com que o cérebro se adapte a receber as imagens nítidas alternadamente, forçando apenas um olho de cada vez.

As diversas foto-ablações para a presbiopia podem ser realizadas tanto por meio da técnica LASIK com laser de femtosegundo, bem como ablação de superfície. Este tratamento da presbiopia em BH pode ser realizado no NEONúcleo de Excelência em Oftalmologia.

Quais Tecnologias São Usadas Nas Cirurgias Refrativas?

Laser:

O Laser é um dos mais modernos equipamentos, de tecnologia alemã, para realização das Cirurgias Refrativas para a correção da Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia.

O equipamento permite que o tratamento dos Erros Refrativos seja feito de forma personalizada, considerando as características de cada paciente: erro a ser corrigido, tamanho da córnea, anomalias particulares de cada caso e estudo customizado do flap a ser aplicado.

Além disso, o Laser atua rapidamente, fazendo a correção de uma dioptria (grau) a cada 1,4 segundos. O equipamento possui um rastreador ocular acoplado, que garante a precisão da aplicação do laser de correção, mesmo com os movimentos dos olhos durante o procedimento.

Laser System:

O Laser System é um aparelho de tecnologia avançada, usado na realização do flap corneano durante a cirurgia nos olhos.

O procedimento da Cirurgia de Erros Refrativos com o Laser System também é chamado de Femtosecond ou Femtosegundo (unidade de medida de tempo, correspondente a um quadrilionésimo de segundo).

O Femtosegundo é o laser mais avançado e seguro para a realização das Cirurgias Refrativas.

Máquina Fotográfica Rotacional:

A Máquina Fotográfica Rotacional é um equipamento oftalmológico capaz de fazer imagens bastante detalhadas, não apenas da córnea, mas também da câmara anterior do olho, da íris e do cristalino. Estas imagens são importantes para uma avaliação completa das estruturas dos olhos do paciente.

Este aparelho usa uma máquina fotográfica que faz imagens de 25.000 pontos dos olhos, através de um eixo de rotação, apontando todas as características das estruturas anteriores do olho, especialmente da córnea. Este nível de detalhamento permite ao cirurgião oftalmologista em Belo Horizonte uma maior segurança na indicação da Cirurgia de Erros Refrativos ao paciente, além de permitir identificar com antecedência a melhor técnica a ser empregada em cada caso.

Este aparelho também possui uma ferramenta completa para o diagnóstico de ectasias corneanas e da susceptibilidade do tecido corneano. A ferramenta é chamada de BAD – Belin/Ambrosio Enhanced Display -, e está acoplada à máquina como um computador. O computador tem um programa de análise e inteligência, que analisa cuidadosamente quaisquer anomalias que possam apresentar algum problema durante o procedimento..

Cuidados Especiais no Antes e Depois de uma Cirurgia nos Olhos:

As Cirurgias Refrativas são realizadas 100% a laser, de forma segura, precisa e eficiente. O paciente volta para casa no mesmo dia, já podendo retomar as suas atividades em pouco tempo, já que o processo de recuperação é também bastante rápido.

Mas, apesar de serem realizadas a laser, as Cirurgias Refrativas são procedimentos cirúrgicos. Por isso, é importante que o paciente tome alguns cuidados nos dias que antecedem o procedimento, e principalmente nos dias após a cirurgia nos olhos.

Alguns cuidados pré-operatórios envolvem fazer higiene da pele, especialmente da pele ao redor dos olhos, e do próprio olho, aplicar colírios de acordo com as recomendações médicas e deixar de usar lentes de contato, para que o olho esteja bem preparado para o procedimento.

É importante lembrar que, no dia da sua Cirurgia, você deverá ir até o nosso Hospital de Olhos em Belo Horizonte acompanhado de alguém que possa dirigir, pois a visão ainda estará sensível nesse período imediatamente após o procedimento.

Para o pós-operatório, o uso de óculos escuros será primordial para a sua recuperação. Sua visão estará bastante sensível, e a córnea não poderá ser exposta aos raios solares Você também deverá seguir à risca as orientações do especialista oftalmologista do NEO Dr. Rodrigo Versiani e sua equipe sobre o uso de medicação – oral ou colírios -, incluindo analgésicos, para que a sua recuperação seja mais rápida.

Outros cuidados no pós-operatório devem envolver proteção dos olhos. Por exemplo: ao tomar banho, lavar o rosto é permitido, mas você deve tomar cuidado para que não entre nada, nem mesmo água no seu olho.

No primeiro mês após a sua cirurgia, é recomendado que você evite práticas esportivas, para não forçar ou gerar traumas nos olhos. A mesma regra se aplica a praias, piscinas, saunas ou lugares que tenham poeira ou ventos.

Algumas atividades, como dirigir, ler, assistir televisão, mexer em smartphones ou notebooks, só deverão ser realizadas após 48 horas de pós-operatório, e somente se você estiver se sentindo confortável para isso.

Considerações Finais sobre a Cirurgia Refrativa:

Como você pôde ver no texto acima, as cirurgias refrativas nos olhos são seguras e rápidas, e são extremamente eficazes na correção da visão que está prejudicada por Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia ou Presbiopia.

Apesar de ser um procedimento realizado a laser, é normal que o olho fique um pouco irritado nas primeiras horas após a Cirurgia. Os olhos poderão lacrimejar, a visão ficará um pouco embaçada, e você sentirá a sensação de areia. Estes efeitos são esperados, e são normais. Para aliviar essa sensação, use colírios.

A recuperação rápida no pós-cirúrgico depende bastante do próprio paciente. Mantenha a rotina de cuidados citados acima, e siga à risca as instruções do seu oftalmologista especialista em cirurgias nos olhos. Além de garantir a boa recuperação da sua visão, o período de recuperação ficará menor e mais confortável.

E contacte o seu oftalmologista imediatamente, se você perceber sintomas estranhos.

Qual o preço da Cirurgia de Erros Refrativos no Núcleo de Excelência em Oftalmologia?

Se você estiver tratando com um médico sério, como o Diretor Técnico Dr. Rodrigo Versiani do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, poderá ter certeza de que as indicações visam exclusivamente o seu bem estar.

O Código de Ética Médica também menciona a combinação de preço antes da cirurgia de erros refrativos. O médico precisa estimar o valor do procedimento e informá-lo ao paciente. Assim como se é possível planejar a cirurgia através dos planos de saúde. Não é possível, no entanto, fazer isso sem a consulta médica no consultório, uma vez que é vetada a consulta, diagnóstico ou prescrição por meios de comunicação de massa.

Agende já seus exames pré-operatórios no Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, e saiba o preço da Cirurgia de Erros Refrativos em nosso centro oftalmológico!

Conheça todas as técnicas da Cirurgia Refrativa em Bh no Guia Digital que os oftalmologistas da NEO desenvolveram para você:

ebook-erros-refrativos-neo

Você tem dúvidas sobre a Cirurgia Refrativa em BH? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445

71588


RELACIONADOS

14a-tratamentos-erros-refrativos
Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia
Os Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia) são pequenos erros do processo refrativo da visão, que provocam dificuldades ao enxergar. Felizmente, os Erros Refrativos…
09a-exames-refrativos
Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
A Cirurgia Refrativa é um procedimento cirúrgico feito 100% a Laser para a correção de Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia. Aplicada na Medicina Oftalmológica desde…
hipermetropia-neo
Hipermetropia – Erros Refrativos
A Hipermetropia é outra das doenças oculares não graves, conhecidas como Erros Refrativos. A Hipermetropia prejudica a visão em ambas as distâncias, mas é pior…
astigmatismo-erros-refrativos
Astigmatismo – Erros Refrativos
O Astigmatismo é uma alteração que acontece no processo da visão, e que prejudica a qualidade do que enxergamos. Essa distorção faz parte de um…
presbiopia-neo
Presbiopia – Erros Refrativos
A Presbiopia é a doença ocular conhecida como “Vista Cansada”, porque ela representa a perda da capacidade de focalizar as imagens de perto (40 centímetros).…
miopia-neo
Miopia - Erros Refrativos
A Miopia, junto com o Astigmatismo, a Hipermetropia e a Presbiopia, faz parte do conjunto de doenças oculares não graves, que são também conhecidas como…