Cirurgia de Ceratocone em Belo Horizonte

cirurgia-de-ceratocone-em-belo-horizonte-neo

O Ceratocone:

O Ceratocone é a doença de caráter progressivo que provoca a degeneração do tecido da córnea. O tecido corneano vai perdendo sua espessura e ficando mais fico com o passar do tempo, e isso leva à perda de curvatura da córnea e formação de cicatrizes.

Em seus estágios avançados a doença do Ceratocone deixa a córnea com aspecto pontudo e projetado para fora, além de levar à perda gradual da qualidade da visão.

No Brasil, o Ceratocone é a principal causa de transplantes de córnea. Você pode realizar a Cirurgia de Ceratocone em Belo Horizonte com o Dr. Rodrigo Versiani e a equipe do nosso centro oftalmológico.

Dúvidas sobre a doença do Ceratocone? Entre em contato com nossos especialistas!

duvidas-tratamento-do-ceratocone-neo

Quais os Tratamentos do Ceratocone?

O tratamento do Ceratocone em Belo Horizonte deve ser realizado de acordo com seu estágio de progressão. Cada estágio tem uma técnica específica para o tratamento da doença:

Estágio I – Óculos e Lentes de Contato Gelatinosa + Crosslinking de córnea, quando é detectada a progressão da doença;

Estágio II – Crosslinking da córnea, quando é detectada progressão ostensiva da doença;

Estágio III – Implante de Anel de Ferrara, indicado apenas para casos específicos + Crosslinking da córnea;

Estágio IV – Transplante de Córnea.

ESTÁGIOS INICIAIS DA DOENÇA NA CÓRNEA

Em seu estágio inicial, antes mesmo do diagnóstico, o paciente geralmente apresenta Astigmatismo (podendo o grau do Astigmatismo aumentar muito em intervalos de tempo cada vez menores).

Neste momento, o oftalmologista especialista em córnea faz o tratamento dos Erros Refrativos associados ao Ceratocone (Astigmatismo Irregular e Miopia), recuperando a acuidade visual do paciente com o uso contínuo de óculos de correção. Encontre este tratamento no Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte.

Quando os óculos já não conseguem mais corrigir a qualidade da visão, o paciente é indicado para as lentes de contato rígidas, que podem corrigir graus altos .

Com a progressão do Ceratocone, nem mesmo as lentes rígidas darão conta de corrigir a acuidade visual do paciente. A partir deste ponto, as formas de tratamento de Ceratocone serão cirúrgicas.

Intervenções Cirúrgicas para o Tratamento do Ceratocone

Existem 3 técnicas cirúrgicas em nosso centro oftalmológico para o tratamento do Ceratocone em Belo Horizonte, que devem ser aplicadas de acordo com o grau de progressão da doença, conforme mostramos acima:

  • Anel de Ferrara;
  • Crosslinking de Colágeno;
  • Transplante de Córnea.

Anel de Ferrara ou Anel Corneano

O Anel de Ferrara, também chamado de Anel Corneano ou Anel Intraestromal, é uma pequena estrutura artificial que será implantada cirurgicamente dentro da córnea.

O Anel de Ferrara é formado por duas estruturas em forma de meio círculo, feitas de acrílico biocompatível (polimetil metacrilato). O Anel Corneano é implantado no Estroma, a camada média da córnea, fora do eixo visual do paciente, com o objetivo de melhorar a curvatura corneana.

A função deste implante Intraestromal é reforçar a estrutura do tecido da córnea, deixando-o mais aplainado e mais estável. O Anel de Ferrara regulariza e controla possíveis deformações da córnea que são prejudiciais à visão do paciente.

O Anel de Ferrara é implantado através de uma micro incisão na córnea, e cada seguimento é aplicado de um lado da projeção pupilar.

A grande vantagem do Anel Corneano é que ele pode ser trocado ou removido, a qualquer momento, sem qualquer prejuízo ou dano à córnea.

Mas é importante dizer que o Anel de Ferrara é um procedimento que tem como o objetivo conter a progressão do Ceratocone, evitando ao máximo o Transplante de Córnea. Esta não é uma técnica de correção refrativa – ou seja, o paciente ainda precisará usar óculos ou lentes de contato para melhorar a acuidade visual.

Crosslinking de Colágeno

O Crosslinking de Colágeno, ou Crosslinking de Córnea, é um tratamento bastante comum na Europa, que tem como objetivo retardar a progressão do Ceratocone.

O procedimento é indolor e não invasivo, e tem como objetivo fortalecer a estrutura mecânica do tecido corneano, retardando a progressão da doença.

Como funciona o tratamento de Crosslinking na NEO?

O paciente recebe aplicações de Riboflavina (vitamina B12), aplicada em colírios, no olho afetado pelo Ceratocone. Depois das aplicações da Riboflavina, o paciente recebe pulsos de laser ultravioleta sobre a córnea.

A combinação da Riboflavina com a luz ultravioleta provoca uma reação fototérmica, que gera novas ligações covalentes de colágeno. Essas novas ligações se associam às fibras de colágeno já existentes, reforçando suas estruturas.

Estudos indicam que mais de 90% dos pacientes que se submetem ao crosslinking de colágeno têm a progressão do Ceratocone estabilizada. O Crosslinking de Colágeno tem como objetivo retardar ou interromper a progressão do Ceratocone, buscando evitar o Transplante de Córnea. Esta não é uma técnica de correção refrativa – ou seja, o paciente ainda precisará usar óculos para melhorar a acuidade visual.

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é o procedimento cirúrgico que faz a troca de uma córnea danificada por uma córnea doadora saudável. É um procedimento delicado e complexo.

Esta é a técnica mais complexa de tratamento do Ceratocone, e só deve ser indicada em último caso, quando os outros tratamentos não conseguem mais conter a progressão do Ceratocone e a córnea fica extremamente danificada. Conte o com especialista Dr. Rodrigo Versiani e sua equipe para iniciar o seu tratamento na córnea em Belo Horizonte.

O Transplante de Córnea em bh deve ser indicado pelo oftalmologista especialista em doenças na córnea, quando a córnea do paciente já se encontra com alto grau de deformação irreversível.

Tipos de Transplante de Córnea em BH

Existem 2 tipos de Transplantes de Córnea: o Lamelar e o Penetrante.

Transplante Lamelar de Córnea: Neste tipo de transplante, apenas algumas lamelas (camadas internas) do tecido corneano são utilizadas, preservando-se as camadas que ainda não estão danificadas.

Transplante Penetrante de Córnea: Neste tipo de transplante, a córnea danificada é substituída por completo (todas as camadas ao mesmo tempo).

A recuperação no pós-operatório do Transplante de Córnea é bastante lenta, porém progressiva. A maior preocupação nos primeiros meses pós-cirúrgicos é com a córnea doadora, observando-se se há rejeição .

Indicações para Transplante de Córnea

  • Quando a córnea perde sua transparência (por trauma, infecções, cicatrizes, distrofias e outros) de forma irreversível;
  • Cicatrizes resultantes de úlceras de córnea;
  • Ceratocone avançado;
  • Astigmatismo elevado e irregular;
  • Cicatrizes excessivas na córnea;
  • Distrofias.

O NEO Hospital de Olhos em Belo Horizonte tem grande experiência no transplante de córneas, você receberá atendimento personalizado.

Qual o preço da Cirurgia de Ceratocone no Núcleo de Excelência em Oftalmologia?

Se você estiver tratando com um médico sério, como os oftalmologistas especialistas em ceratocone do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, tenha certeza que receberá o melhor atendimento do Brasil.

O Código de Ética Médica também menciona a combinação de preço antes da cirurgia de ceratocone. O médico precisa estimar o valor do procedimento e informá-lo ao paciente, assim como se o seu plano de saúde é aceito pelo centro oftalmológico. Não é possível, no entanto, fazer isso sem a consulta médica no consultório, uma vez que é vetada a consulta, diagnóstico ou prescrição por meios de comunicação de massa.

Além do preço da cirurgia de ceratocone, o paciente deve estar atento à boa reputação do médico e do hospital escolhido. Na hora de decidir onde cuidar da saúde dos olhos, fatores como a confiança no profissional são muito importantes.

Entre em contato com os oftalmologistas do Hospital de Olhos, para realizar a sua Cirurgia de Ceratocone em Belo Horizonte com uma equipe médica especializada e dedicada a fazer o melhor por você.

Conheça todas as técnicas da Cirurgia do Ceratocone no Guia Digital que os oftalmologistas da NEO desenvolveram para você:

ebook-ceracotone

Você tem dúvidas sobre a Cirurgia de Ceratocone em Belo Horizonte? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo. ou
Ligue para whatsapp (31) 9 7109-0445

71588


RELACIONADOS

16a-tratamentos-ceratocone
Tratamento de Ceratocone
O Ceratocone é uma doença progressiva que precisa ser tratada imediatamente após diagnóstico, visando parar a progressão da doença e evitando maiores danos à córnea.…
11a-exames-de-ceratocone
Exames de Ceratocone
O Ceratocone é uma doença considerada grave. Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de outras doenças oculares, como o Astigmatismo, o diagnóstico do Ceratocone…
ceratocone-neo
Ceratocone
Uma das doenças oculares mais graves é o ceratocone. O ceratocone é uma enfermidade da córnea, de caráter não inflamatório, caracterizada pela diminuição progressiva da…