Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte

A Catarata:

Você já sabe que a Catarata é a doença ocular que provoca a perda gradual de transparência no cristalino, a lente natural do olho. Você já sabe também que é uma doença progressiva e, eventualmente, inevitável, já que ela faz parte do processo natural de envelhecimento do corpo.

Quais os Sintomas da Catarata?

Os primeiros sintomas da Catarata podem ser bem leves em seus estágios iniciais, o que pode passar despercebido pelo paciente em um primeiro momento, contudo, é importante iniciar os exames da catarata em nosso centro oftalmológico em Belo Horizonte.

Com a progressão, os sintomas mais comuns da Catarata são imagens embaçadas ou borradas, ofuscamento de luzes à noite, e perda de sensibilidade para identificar cores. É possível que haja uma leve melhora na visão para perto – e isto ocorre porque o cristalino sofre um pequeno aumento, deixando o paciente míope.

Dúvidas sobre a doença da Catarata? Entre em contato com nossos especialistas!

duvidas-de-catarata-neo-hospital

Qual o Tratamento Indicado?

O único tratamento para Catarata é a própria cirurgia.

Estudos recentes apontam que, todo ano, são relatados cerca de 2 milhões de novos casos de Catarata no Brasil. Aproximadamente 400 mil procedimentos de Cirurgia da Catarata são realizados anualmente.

O procedimento é bastante seguro, com taxa de sucesso acima de 95%. Agende um horário no Hospital de Olhos em BH para receber o tratamento de catarata correto para seus olhos.

Como é a Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte?

A Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte consiste na troca do cristalino opacificado por uma lente intraocular nova, que tem as mesmas funções do cristalino. Com isso, a visão do paciente é recuperada, aumentando significativamente a qualidade de vida.

Existem 2 tipos de Cirurgias de Catarata: a Comum e a Personalizada a Laser.

Cirurgia de Catarata Comum:

Para o procedimento da Cirurgia de Catarata Comum, o cirurgião oftalmologista em Belo Horizonte faz uma incisão de mais ou menos 3 milímetros na córnea, de forma manual e usando um bisturi.

Através desta incisão, o oftalmologista Dr. Rodrigo Versiani insere um instrumento, que emite vibrações ultrassônicas. Essas vibrações têm a função de dissolver as partes do tecido do cristalino que estejam opacificadas. A seguir, é feita a sucção do que foi dissolvido, com o uso de um aparelho chamado Facoemulsificador.

Depois da sucção da Catarata, a lente intraocular é implantada no lugar do cristalino, restabelecendo a visão do paciente.

Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada em Belo Horizonte

As Cirurgias de Catarata a Laser seguem os mesmos princípios da Cirurgia de Catarata Comum. A diferença é que todo o procedimento é feito com a utilização de raios de laser, sem a necessidade de bisturi. É um processo multi instrumental, que faz uso de maquinários da mais alta tecnologia para a reversão da Catarata nos olhos.

O processo da Cirurgia a Laser começa quando o paciente, ainda em fase pré-operatória, faz um mapeamento completo e detalhado do olho a ser operado, em um aparelho chamado Estação Verion. Este equipamento faz imagens em alta resolução do olho do paciente, como se estivesse tirando uma impressão digital deste olho. O Estudo detalhado faz uma análise completa, principalmente da córnea, identificando seus relevos e espessura em pontos diversos.

Com as informações obtidas por este mapa, o oftalmologista especialista em Catarata consegue determinar o melhor ponto de incisão na córnea, como será feita a quebra e retirada do cristalino danificado e qual será o melhor tipo e posicionamento de lente intraocular a ser implantada.

Por isso mesmo, o procedimento é conhecido como Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada – porque o estudo é feito de acordo com as características dos olhos de cada paciente, e sob medida para as necessidades de cada caso.

Quando o procedimento começa, é utilizado um equipamento chamado LenSx. Este aparelho será o responsável por fazer uma pequena incisão na cápsula do cristalino, através de raio laser. Depois é realizado a quebra do cristalino, as incisões e incisões relaxantes da córnea se forem necessário .

A facoemulsificação (sucção) é feita por outro equipamento, chamado Centurion, que aspira o cristalino dissolvido. O Centurion també será usado no implante da lente intraocular.

A Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada em nosso centro oftalmológico dura, em média, de 15 a 20 minutos. O paciente deve ficar em repouso em uma sala de pós-operatório por algumas horas, até ser liberado para ir para casa.

É importante dizer que, para garantir o sucesso do procedimento, o oftalmologista especialista em cirurgias nos olhos, deve tratar cada olho de forma individual, considerando o estágio em que a doença se apresenta, histórico do paciente e as características especiais de cada caso.

O vídeo a seguir mostra claramente a comparação entre a cirurgia de catarata a laser com o LenSx e a cirurgia de catarata tradicional:

 “LEMBRANDO QUE A CIRURGIA DE CATARATA É REALIZADA EM UM OLHO DE CADA VEZ, INDEPENDENTE DE QUAL TÉCNICA SERÁ EMPREGADA EM CADA CASO.”

Cirurgia de Catarata Personalizada Premium

A Cirurgia de Catarata Personalizada Premium reúne a mais alta tecnologia disponível no mercado oftalmológico atualmente. Nós, do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, disponibilizamos esta inovação para os nossos pacientes.

A Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte com implante de lente intraocular promove não apenas a recuperação da visão prejudicada pela Catarata, mas também a correção de quaisquer Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, ou Presbiopia) presentes.

Conheça os tipos de lentes intraoculares premium disponíveis nos tratamentos oculares oferecidos pelo nosso Hospital de Olhos:

Lentes Intraoculares

As Lentes Intraoculares Premium são lentes multifocais de alta tecnologia, que foram desenvolvidas para corrigir Erros Refrativos, como Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia.

As Lentes Intraoculares Premium têm função dupla: servem como substitutas para o cristalino que foi prejudicado pela Catarata, recuperando a visão do paciente; e servem também como lentes corretivas para quaisquer Erros Refrativos presentes antes da Cirurgia de Catarata a Laser Personalizada.

O NEO Hospital de Olhos em Belo Horizonte tem grande experiência no Implante de Lentes Intraoculares Premium. Nos últimos anos, cerca de 70% dos procedimentos de Cirurgia de Catarata realizados em nosso hospital envolvem o implante destas Lentes Intraoculares Premium.

Lentes Intraoculares Esféricas

As Lentes Intraoculares Esféricas são lentes rígidas produzidas no Brasil.

Por serem rígidas, elas não podem ser dobradas, e o implante destas lentes deve ser feito através de uma incisão um pouco maior na córnea – cerca de 8 milímetros. Devido ao tamanho da incisão, a córnea deverá ser suturada com 4 a 5 pontos com isso aumentando os riscos .

A recuperação do implante das Lentes Intraoculares Esféricas é mais lenta.

Lentes Intraoculares Asféricas

As Lentes Intraoculares Asféricas são lentes flexíveis de produção internacional.

Por serem flexíveis, o implante dessas lentes pode ser feito através de uma incisão bem menor (cerca de 3 milímetros), dispensando a necessidade de pontos. Esta característica deixa o processo de recuperação deste implante bem mais rápido.

As Lentes Intraoculares Asféricas proporcionam uma melhora significativa na sensibilidade aos contrastes de cores e aumento da acuidade visual, aumentando a qualidade de vida do paciente.

Lentes Intraoculares Monofocais

As Lentes Intraoculares Monofocais são lentes que têm como função melhorar a acuidade visual de apenas uma distância ( para longe), através do direcionamento dos raios de luz para um ponto de foco único.

Por causa disso, para quem apresenta mais de um Erro Refrativo antes do procedimento da Cirurgia de Catarata, o uso de óculos ou lentes de contato ainda será necessário.

É importante ressaltar que o potencial de visão do paciente depois da Cirurgia de Catarata a Laser melhora bastante em comparação com a visão antes do procedimento. O paciente enxergará melhor, com ou sem óculos, desde que não existam outras anomalias oculares simultâneas.

Lente Intraocular Monofocal Tórica

As Lentes Intraoculares Monofocais Tóricas fazem a correção dos Erros Refrativos chamados de “esférico” (Miopia ou Hipermetropia), também corrigem graus de Astigmatismo.

As Lentes Intraoculares Monofocais Tóricas são geralmente indicadas para os pacientes que apresentem Astigmatismo na fase pré-operatória da cirurgia de catarata.

Estas lentes serão implantadas durante o procedimento, devolvendo a visão de qualidade para perto e para longe, que são afetadas pelo Astigmatismo reduzindo a necessidade de uso de óculos após a cirurgia.

Lentes Intraoculares Multifocais

As Lentes Intraoculares Multifocais, ao contrário do que acontece com as Lentes Monofocais, podem corrigir as visões para perto e para longe simultaneamente.

Estas lentes têm uma estrutura particular. Sua estrutura foi desenvolvida de tal forma que a lente apresenta 2 ou 3 pontos focais simultâneos: um que corrige a visão para perto, um que corrige a visão para longe e outro para visão intermediária (computador / tablet).

Ao formar imagens múltiplas na retina, o paciente consegue independência do uso de óculos de correção.

Lente Intraocular Multifocal Tórica

As Lentes Intraoculares Multifocais Tóricas fazem a correção dos Erros Refrativos chamados “esféricos” (Miopia ou Hipermetropia), além de fazerem a correção de qualquer grau de Astigmatismo.

A diferença da Lente Intraocular Multifocal Tórica para a Monofocal Tórica é que ela faz a correção simultânea das visões para longe e para perto, livrando o paciente da necessidade de uso de óculos de correção.

Assim como acontece com a Lente Monofocal Tórica, as Lentes Intraoculares Multifocais Tóricas são indicadas para os pacientes que apresentem Astigmatismo na fase pré-operatória da Cirurgia de Catarata.

Algumas Considerações Importantes sobre as Cirurgias de Catarata:

As Cirurgias de Catarata são procedimentos muito antigos. Alguns registros mais antigos datam do ano 600 a.C., quando as técnicas e instrumentos eram bastante rústicos, e com pouca taxa de sucesso.

A Oftalmologia Moderna atual tem o apoio dos avanços de estudos e tecnologias, que vêm sendo desenvolvidos para maximizar o sucesso dos procedimentos e minimizar qualquer desconforto para o paciente.

Mas é importante que o paciente tenha algumas informações em mente.

Apenas o Oftalmologista especialista em Catarata poderá analisar e determinar qual a melhor técnica e o melhor tipo de lentes intraoculares a serem implantadas. Para isso, o Diretor Técnico Dr. Rodrigo Versiani levará em consideração as características de cada caso e de cada paciente, garantindo a personalização do procedimento.

O paciente que é candidato à Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte deve estar a par de todos os aspectos do procedimento, e deve falar com o Oftalmologista se tiver dúvidas. Mas lembre-se de sempre respeitar as orientações de seu médico.

Qual o preço da Cirurgia de Catarata no Núcleo de Excelência em Oftalmologia?

Se você estiver tratando com um médico sério, como os oftalmologistas especialistas em Catarata do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, poderá ter certeza de que as indicações não têm objetivos comerciais, mas sim o bem estar do paciente.

O Código de Ética Médica também menciona a combinação de preço antes da cirurgia de Catarata. O médico precisa estimar o valor do procedimento e informá-lo ao paciente, assim como se o seu plano de saúde é aceitável para o centro oftalmológico. Não é possível, no entanto, fazer isso sem a consulta médica no consultório, uma vez que é vetada a consulta, diagnóstico ou prescrição por meios de comunicação de massa.

Além do preço da cirurgia de catarata, o paciente deve estar atento à boa reputação do médico e da clínica escolhida. Na hora de decidir onde cuidar da saúde dos olhos, fatores como a confiança no profissional são muito importantes.

Marque um horário com os oftalmologistas do Núcleo de Excelência em Oftalmologia em Belo Horizonte, e saiba mais sobre o preço da Cirurgia de Catarata a Laser.

Agende já uma consulta preventiva com o Dr. Rodrigo Versiani, médico especialista em Catarata em Belo Horizonte, e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento cirúrgico.

Conheça todas as técnicas da Cirurgia de Catarata Personalizada à Laser no Guia Digital que os oftalmologistas da NEO desenvolveram para você:

ebook-de-catarata-neo

Você tem dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata em Belo Horizonte? Acesse a área de atendimento do site, teremos o maior prazer em atendê-lo.

71588


RELACIONADOS

catarata-neo
Catarata
A Catarata é a doença ocular que tem como, principal característica, deixar a visão embaçada . É conhecida como “doença dos idosos”, porque seu maior…
tratamento-da-catarata-belo-horizonte
Tratamento da Catarata Belo Horizonte
A Catarata é uma enfermidade ocular bastante comum entre pessoas em idade mais avançada. Provocada pelo processo natural do envelhecimento do corpo, a Catarata é…
exames-de-catarata-em-bh
Exames de Catarata em BH
Diagnóstico O diagnóstico de Catarata só pode ser identificado por um médico oftalmologista especialista em cuidados nos olhos. Para chegar a este diagnóstico, o paciente…